[versão beta]
  • Sobre o Blog Impacto
  • FGV EAESP
  • FGV EAESP Pesquisa
  • Acontece
    • Notícias
    • Eventos
  • Para alunos
    • Serviços para alunos
    • Comunidade FGV
  • Para candidatos
  • Para empresas
    • Soluções para empresas
    • Clube de parceiros FGV
  • Alumni
  • Contato
Blog Impacto - FGV EAESP Pesquisa
  • Adm. de empresas
  • Adm. pública
  • Notícias
  • Colunas
    • Blog Impacto
    • Blog Gestão e Negócios
  • Vídeos
  • Podcast
Nenhum resultado
Ver todos os recultados
Blog Impacto - FGV EAESP Pesquisa
Home Administração de empresas

Estudante da FGV EAESP ganha prêmio de melhor artigo da Academy of Management Annual Meeting

9 de julho de 2020
Estudante da FGV EAESP ganha prêmio de melhor artigo da Academy of Management Annual Meeting

FONTE: REPRODUÇÃO

Jussara Pereira, estudante do Programa de Doutorado em Administração de Empresas (CDAE) da FGV EAESP, será agraciada com o Prêmio Ronald B. Shuman de melhor artigo de estudante da edição de 2020 do Academy of Management Annual Meeting. O evento, que acontecerá de forma virtual neste ano, entre os dias 7 e 11 de agosto, contará com uma cerimônia para a premiação. Esta é a primeira vez que um estudante de doutorado brasileiro recebe o prêmio.

O trabalho premiado, “Rhetorical Typology in Organizational Disasters”, é derivado da pesquisa de doutorado que Jussara desenvolve sob orientação de Amon Barros, professor da FGV EAESP e da Universidade de Essex, Inglaterra. “Na tese, discuto como o rompimento da barragem da Samarco possibilitou uma ampla discussão sobre responsabilidade empresarial e má conduta organizacional”, conta Jussara. “No artigo, analisamos como as empresas podem atribuir ou até mesmo impor um significado específico sobre o seu passado, mobilizando a controvérsia nos discursos das partes interessadas”, diz. O trabalho foi escrito em co-autoria com Amon Barros e Ana Flávia Rezende, estudante de doutorado da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Conteúdorelacionado

#Podcast Impacto: Como projetar serviços que promovam o bem-estar

#Podcast Impacto: Gestão da reputação nas plataformas digitais

#Podcast Impacto – Como gestores influenciam a transformação digital nas empresas

Fundada em 1936, a Academy of Management (AOM) é uma associação de destaque global para acadêmicos das áreas de administração e organizações. O encontro anual promovido pela instituição, que está na sua 80ª edição, é o maior congresso internacional na área de Administração. “O congresso é importante para a área porque além reunir acadêmicos de administração do mundo inteiro, nele acontecem alguns dos principais debates para a área de gestão”, comemora.

 

Confira o resumo do artigo:

“Rhetorical Typology in Organizational Disasters”

Traditionally, rhetorical history has been studied as a strategic and competitive advantage for organizations. However, the source of competitive advantage conferred by rhetorical history has neutralized tensions in the everyday practices of the organization. In contrast, we argue that in an organizational disaster the individuals can use three different rhetorical typologies to explain the event preventing sanctions, criticism as well as demobilizing and discrediting other histories. In this qualitative study, we explore the forms of discourse production in the (re)construction of histories related to the Samarco disaster. We analyze how companies can assign or even impose a specific meaning on their past, mobilizing controversy in the stakeholders’ discourses. The theoretical and analytical framework includes literature from the fields of rhetorical history, memory and forgetting and critical discourse analysis. As result, we show how the context of economic development in the region contributed to Samarco occupying a privileged social and discursive position. The company, thus, has the opportunity to strategically mobilize discourses within and outside the organizational context and to influence how the histories of the Samarco disaster are being created, reinterpreting the “Tale of Mud” and investing in discourses and language that can reinforce positions and reproduce the dominant structures.

Keywords: Rhetorical history; Memory and forgetting; Disputes; Critical discourse analysis.

 

 

Tags: Academy of ManagementadministraçãoalumniCDAEdoutoradoestudantesprêmio
CompartilharTweetarCompartilharEnviar

Conteúdo relacionado

#Podcast Impacto: Como projetar serviços que promovam o bem-estar
Podcast

#Podcast Impacto: Como projetar serviços que promovam o bem-estar

27 de setembro de 2024
#Podcast Impacto: Gestão da reputação nas plataformas digitais
Podcast

#Podcast Impacto: Gestão da reputação nas plataformas digitais

20 de maio de 2024
#Podcast Impacto – Como gestores influenciam a transformação digital nas empresas
Podcast

#Podcast Impacto – Como gestores influenciam a transformação digital nas empresas

22 de setembro de 2023

Conteúdo recente

Tempo, discurso e estratégia: como as organizações constroem narrativas para influenciar decisões?

Tempo, discurso e estratégia: como as organizações constroem narrativas para influenciar decisões?

16 de maio de 2025
IA, Estratégia e Inovação: Caminhos Para o Futuro Organizacional

IA, Estratégia e Inovação: Caminhos Para o Futuro Organizacional

14 de maio de 2025
Como a Tecnologia Social está transformando as periferias em Centros de Inovação

Como a Tecnologia Social está transformando as periferias em Centros de Inovação

12 de maio de 2025

Mais lidos

Redução da jornada de trabalho?

Redução da jornada de trabalho?

10 de abril de 2025
Corrupção: Entenda as Abordagens Teóricas e Estratégias de Controle

Corrupção: Entenda as Abordagens Teóricas e Estratégias de Controle

24 de abril de 2025
Empresas estatais devem ter lucro?

Empresas estatais devem ter lucro?

9 de fevereiro de 2023
Geografia do Pix: estudo revela padrões de uso e impacto do meio de pagamento no Brasil

Geografia do Pix: estudo revela padrões de uso e impacto do meio de pagamento no Brasil

21 de abril de 2025
Indisciplina no Ensino Superior em Tempos de IA: Para Onde Correremos?

Indisciplina no Ensino Superior em Tempos de IA: Para Onde Correremos?

29 de abril de 2025
Coopetição e Indicação Geográfica: como a união entre vinícolas brasileiras criou valor para o setor

Coopetição e Indicação Geográfica: como a união entre vinícolas brasileiras criou valor para o setor

10 de março de 2025

Tags

administração de empresas administração pública bem estar coronavírus corrupção covid-19 diversidade educação empreendedorismo empresas ESG Estratégia FGVcemif FGV EAESP FGV EAESP Pesquisa finanças gestão gestão de saúde gestão pública gênero inovação Inteligência Artificial liderança marketing mulheres negócios Notícias internas ODS3 ODS 3 ODS 8 ODS 9 ODS 16 organizações pandemia política pública políticas públicas saúde saúde de qualidade saúde pública supply chain SUS sustentabilidade tecnologia trabalho transparência
#podcast Impacto: A relação entre autonomia e desempenho de Defensorias Públicas na América Latina

Podcast Impacto

25 Episode
Subscribe
  • Add to Queue
  • Share
    Facebook Twitter Linked In WhatsApp

  • Add to Queue
  • Share
    Facebook Twitter Linked In WhatsApp

#PodcastImpacto – Feminist Foreign Policy: liderança feminina e cultura política internacional

10 de abril de 2025
  • Add to Queue
  • Share
    Facebook Twitter Linked In WhatsApp

#PodcastImpacto: Intraempreendedorismo no setor público: inovação e inclusão social

13 de março de 2025
  • Add to Queue
  • Share
    Facebook Twitter Linked In WhatsApp

#PodcastImpacto: O fenômeno do encolhimento de cidades no Brasil

10 de fevereiro de 2025
  • Add to Queue
  • Share
    Facebook Twitter Linked In WhatsApp

#PodcastImpacto – Relação da diversidade com os resultados financeiros das empresas

12 de dezembro de 2024
  • Add to Queue
  • Share
    Facebook Twitter Linked In WhatsApp

#PodcastImpacto – Como a imigração forçada impacta a violência?

22 de novembro de 2024
Disseminação do conhecimento
Catálogo dos Centros de Estudos

As manifestações expressas por integrantes dos quadros da Fundação Getulio Vargas, nas quais constem a sua identificação como tais, em artigos e entrevistas publicados nos meios de comunicação em geral, representam exclusivamente as opiniões dos seus autores e não, necessariamente, a posição institucional da FGV. Portaria FGV Nº19

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

Nenhum resultado
Ver todos os recultados
  • Adm. de empresas
  • Adm. pública
  • Notícias
  • Colunas
    • Blog Impacto
    • Blog Gestão e Negócios
  • Vídeos
  • Podcast

-
00:00
00:00

Queue

Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00