[versão beta]
  • Sobre o Blog Impacto
  • FGV EAESP
  • FGV EAESP Pesquisa
  • Acontece
    • Notícias
    • Eventos
  • Para alunos
    • Serviços para alunos
    • Comunidade FGV
  • Para candidatos
  • Para empresas
    • Soluções para empresas
    • Clube de parceiros FGV
  • Alumni
  • Contato
Blog Impacto - FGV EAESP Pesquisa
  • Adm. de empresas
  • Adm. pública
  • Análise
  • Colunas
  • Vídeos
  • Podcast
Nenhum resultado
Ver todos os recultados
Blog Impacto - FGV EAESP Pesquisa
Home Administração de empresas

Impactos e desafios da Covid-19 começam a ser estudados, mas ainda há ausência de pesquisas robustas na área de marketing

27 de fevereiro de 2021
Impactos e desafios da Covid-19 começam a ser estudados, mas ainda há ausência de pesquisas robustas na área de marketing

Imagem: Nick Fewings / Unsplash

Resumo da pesquisa

  • Edição especial da RAE buscou reunir pesquisas e análises que ajudem a compreender impacto da COVID-19
  • Alguns estudos conseguiram ser adaptados e já ajudam a jogar luz no cenário enfrentado por pessoas, organizações e sociedade
  • Principal ausência de pesquisas se concentra na área de marketing, que ainda não conseguiu apresentar pesquisas robustas

Pesquisador(es):

Ely Laureano Paiva

Link do artigo

A pandemia de Covid-19 trouxe inúmeros desafios e impactos para as pessoas, as organizações e toda a sociedade. Diante deste cenário, e com o objetivo de buscar na ciência indicativos das práticas mais seguras para as transformações necessárias ao nosso cotidiano, a RAE (Revista de Administração de Empresas) convidou pesquisadores, avaliadores e editores para construir uma edição especial da revista para apontar os caminhos possíveis na compreensão do cenário da pandemia em 2020 e para planejar o futuro das organizações.

A tarefa é árdua para algumas áreas do conhecimento, que precisam de mais tempo para a construção de modelos e/ou esquemas analíticos robustos para  compreensão dos fenômenos. Felizmente, outras conseguem contribuir mais de imediato com o avanço do conhecimento ao adaptar pesquisas já em andamento, de modo a jogar luz sobre os novos fenômenos.

Conteúdorelacionado

Tecnologia da Fiocruz garantiu o sucesso da produção de vacina contra a Covid-19 no Brasil

Pandemia acentuou resposta nacional descoordenada em políticas de assistência social e educação

Desigualdades sociais devem despontar em estudos sobre impacto da pandemia na gestão

Alguns trabalhos que se destacaram na edição tratam da epidemia de burnout entre médicos e a possibilidade de mitigar os seus impactos através de um melhor relacionamento entre líderes e liderados; discutem como as organizações responderam às necessidades trazidas pela pandemia com base  em inovações e adaptações de seus processos; e fazem questões relacionada ao meio ambiente, diferentes impactos nas desigualdades e minorias, bem como questões de ensino de Administração como resposta à necessidade de adaptar conteúdos, disciplinas e programas para um formato on-line.

Um ponto de atenção – e de oportunidade – está na ausência de artigos que apresentassem novas ou inovadoras perspectivas sobre como essa pandemia poderia  transformar, modificar ou gerar novas perspectivas teóricas para  fenômenos de marketing motivados pela atípica situação da Covid-19. Os artigos que chegaram a ser submetidos não foram aprovados por serem muito descritivos, sem maiores discussões de implicações teóricas para o marketing, com ausência de elaboração de hipóteses consistentes e de propostas de frameworks com uma forte sustentação de literatura e, em sua maioria, com problemas metodológicos de diversas ordens, especialmente amostragens pequenas, não representativos e coletadas usando o critério de conveniência para a seleção dos respondentes.

Com a pandemia prolongada, suas consequência seguirão sendo analisadas e discutidas, e há a expectativa de próximos artigos – não só na RAE, mas em outros periódicos – que vão refletir os impactos da Covid-19 sob os pontos de vista empresarial, social e ambiental, o que poderá ajudar a sociedade a enfrentar as desigualdades sociais e impactos ambientais que teremos pela frente.

Confira os artigos da edição completa.

Tags: ciênciacovid-19estudosimpactosmarketing
CompartilharTweetarCompartilharEnviar

Conteúdo relacionado

Tecnologia da Fiocruz garantiu o sucesso da produção de vacina contra a Covid-19 no Brasil
Gestão pública

Tecnologia da Fiocruz garantiu o sucesso da produção de vacina contra a Covid-19 no Brasil

16 de fevereiro de 2023
Pandemia acentuou resposta nacional descoordenada em políticas de assistência social e educação
Políticas públicas

Pandemia acentuou resposta nacional descoordenada em políticas de assistência social e educação

14 de fevereiro de 2023
homem estuda em frente a computador
Pesquisa e conhecimento

Desigualdades sociais devem despontar em estudos sobre impacto da pandemia na gestão

9 de fevereiro de 2023

Conteúdo recente

Em carta publicada na Science, professor da FGV e autoridades enumeram desafios das políticas de saúde no Brasil

Em carta publicada na Science, professor da FGV e autoridades enumeram desafios das políticas de saúde no Brasil

31 de maio de 2023
avicultura

Interações na cadeia de suprimentos da produção avícola geram aprendizados sobre sustentabilidade

26 de maio de 2023
Cultura de inclusão nas organizações contribui para acolhimento de profissionais com Transtorno do Espectro Autista

Cultura de inclusão nas organizações contribui para acolhimento de profissionais com Transtorno do Espectro Autista

9 de maio de 2023

Mais lidos

Cultura de inclusão nas organizações contribui para acolhimento de profissionais com Transtorno do Espectro Autista

Cultura de inclusão nas organizações contribui para acolhimento de profissionais com Transtorno do Espectro Autista

9 de maio de 2023
FGV EAESP sediará evento internacional sobre democracia e crise climática – SUBMISSÕES PRORROGADAS

FGV EAESP sediará evento internacional sobre democracia e crise climática – SUBMISSÕES PRORROGADAS

26 de abril de 2023
Pandemia e trabalho remoto aumentaram risco de fraudes corporativas, apontam profissionais de governança, risco e compliance

Pandemia e trabalho remoto aumentaram risco de fraudes corporativas, apontam profissionais de governança, risco e compliance

3 de abril de 2023
Posicionamento do Magalu durante a pandemia ensina sobre  estratégia empresarial em tempos de crise

Posicionamento do Magalu durante a pandemia ensina sobre estratégia empresarial em tempos de crise

25 de setembro de 2021
Sistemas de informação estratégicos contribuem para a inovação em empresas brasileiras

Sistemas de informação estratégicos contribuem para a inovação em empresas brasileiras

8 de março de 2022
Oficina do curso de Administração Pública da FGV EAESP acolhe novos estudantes com aprendizagem baseada na prática

Oficina do curso de Administração Pública da FGV EAESP acolhe novos estudantes com aprendizagem baseada na prática

2 de maio de 2023

Tags

administração de empresas administração pública auxílio emergencial bem estar consumo coronavírus covid-19 diversidade educação empresas ESG Estratégia FGVcemif FGV EAESP FGV EAESP Pesquisa financiamento finanças gestão gestão de saúde gestão pública gênero inovação liderança marketing mulheres municípios NEB Notícias internas ODS3 ODS10 organizações pandemia pesquisa política política pública políticas públicas saúde saúde de qualidade saúde pública supply chain SUS sustentabilidade tecnologia trabalho transparência

FGV EAESP PESQUISA

Institucional
Pesquisadores
Apoio Financeiro a Professores
Agências de fomento
Conexão Pesquisa

JOVENS PESQUISADORES

Programa de Iniciação à Pesquisa
Residência em Pesquisa
Conexão Local
PIBIC

PESQUISA CIENTÍFICA

Linhas de Pesquisa
Indicadores

PESQUISA APLICADA

Centros de Estudos
Indicadores

PUBLICAÇÕES

Relatórios de pesquisas
Sínteses de pesquisas
Relatórios - PIBIC
Relatórios – Conexão Local
Anuários de Pesquisas
Teses e Dissertações
Casos de Impacto Social

As manifestações expressas por integrantes dos quadros da Fundação Getulio Vargas, nas quais constem a sua identificação como tais, em artigos e entrevistas publicados nos meios de comunicação em geral, representam exclusivamente as opiniões dos seus autores e não, necessariamente, a posição institucional da FGV. Portaria FGV Nº19

Nenhum resultado
Ver todos os recultados
  • Adm. de empresas
  • Adm. pública
  • Análise
  • Colunas
  • Vídeos
  • Podcast

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

-
00:00
00:00

Queue

Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00