A transformação digital (TD) vem revolucionando o ambiente empresarial, com a tecnologia da informação (TI) desempenhando um papel central no aumento da competitividade das organizações. Para empresas que desejam liderar no mercado, não basta adotar novas tecnologias; é necessário integrá-las para impulsionar a inovação, agilidade e a experiência do cliente. Um estudo publicado pelo professor da FGV EAESP, Alberto Albertin, e Marco Souza Filho, na Revista de Administração Mackenzie explora como as alianças estratégicas entre empresas ajudam a desenvolver capacidades dinâmicas (CD). Assim, ao fortalecer o uso estratégico da TI e gerar benefícios que vão além do desempenho financeiro, é possível transformar processos e culturas organizacionais.
A pesquisa foi conduzida por meio de um estudo de casos múltiplos, envolvendo seguradoras e insurtechs no Brasil. A abordagem qualitativa explorou como essas empresas utilizaram alianças estratégicas para aprender, desenvolver capacidades dinâmicas e otimizar o uso da TI.
Os resultados demonstram que as alianças estratégicas são uma ferramenta eficaz para gerar aprendizado organizacional.
Portanto, esse aprendizado é assimilado e aplicado em capacidades dinâmicas. Essas capacidades ampliam os benefícios do uso estratégico da TI, como maior flexibilidade, inovação e uma melhor experiência para o cliente. No caso das seguradoras estudadas, a implementação de tecnologias como DevOps e Analytics através de parcerias resultou em uma automação de processos, agilidade na resposta a oportunidades e melhorias significativas na operação e no atendimento.
Ademais, este estudo ressalta a importância das alianças estratégicas para o sucesso da transformação digital nas empresas. Ao colaborarem com startups e outras empresas inovadoras, grandes organizações conseguem desenvolver uma cultura digital mais robusta. Isso torna possível acelerar sua capacidade de inovar e responder às mudanças do mercado. Além disso, as capacidades dinâmicas emergentes dessas parcerias oferecem uma vantagem competitiva sustentável, gerando valor contínuo por meio de melhorias operacionais e inovações tecnológicas. Como resultado, empresas que investem em alianças estratégicas estão mais bem posicionadas para enfrentar desafios da transformação digital e se manterem à frente no mercado.
Leia o artigo na integra.