[versão beta]
  • Sobre o Blog Impacto
  • FGV EAESP
  • FGV EAESP Pesquisa
  • Acontece
    • Notícias
    • Eventos
  • Para alunos
    • Serviços para alunos
    • Comunidade FGV
  • Para candidatos
  • Para empresas
    • Soluções para empresas
    • Clube de parceiros FGV
  • Alumni
  • Contato
Blog Impacto - FGV EAESP Pesquisa
  • Adm. de empresas
  • Adm. pública
  • Análise
  • Colunas
  • Vídeos
  • Podcast
Nenhum resultado
Ver todos os recultados
Blog Impacto - FGV EAESP Pesquisa
Home Administração de empresas

Eficiência dos fornecedores é valorizada, mas há limite até onde compradores se dispõem a pagar por performance

28 de abril de 2021
Eficiência dos fornecedores é valorizada, mas há limite até onde compradores se dispõem a pagar por performance

Imagem: Sebastian Herrmann / Unsplash

Play9 min

Resumo da pesquisa

  • Pesquisa elenca dimensões e características do relacionamento entre compradores e fornecedores para geração de valor
  • Relacionamento é uma das características que se provou importante, mas que traz valores indiretos e não diretamente monetários
  • Eficiência operacional também é bastante valorizada, ainda que o estudo mostre que não há intenção dos compradores de pagar por uma performance muito acima da média de mercado

Pesquisador(es):

Claudio Minerbo

Confira a tese de doutorado na íntegra

Com a crescente adoção da terceirização (também conhecida pelo termo em inglês outsourcing), as relações entre compradores e fornecedores se tornou um foco de atenção para os estudos de administração de empresas. Percebendo essa oportunidade, o pesquisador Claudio Minerbo conta neste episódio do podcast Impacto FGV o processo utilizado na sua tese de doutorado, com o título “An Integrative Perspective on Value Creation and Capture in Buyer-supplier Relationships”, que recebeu menção honrosa entre as teses de administração de empresas de 2020.

O autor explica que o modelo de análise construído por ele baseia-se em quatro principais componentes (questões de poder, comunicação, maturidade e relacionamento) e demonstra que eles se desdobram em 14 diferentes formas de criar valor para a relação entre compradores e fornecedores, descrevendo de forma mais clara como os processos e interações acontecem e de que forma se materializam.

Conteúdorelacionado

Marketing macrossocial pode ser eficaz para lidar com questões sociais complexas

Poder expressar o seu “eu” no ambiente de trabalho traz resultados positivos para funcionário e empresa

Lojas físicas de livrarias têm relevância por conta da experiência dos consumidores, como o apreço pela leitura e apego aos livros

Ainda segundo o autor, essas dimensões de valor e características podem ser combinadas para conseguir capturar valor nessa relação entre fornecedores e compradores. Ao aplicar seu modelo a um caso específico, o pesquisador descobriu que, a depender da indústria, algumas dimensões podem gerar mais ou menos valor. “Todos sabem que há uma grande valorização da eficiência operacional, mas ninguém está disposto a pagar mais para ter uma performance muito melhor”, exemplifica Minerbo. Além disso, o pesquisador complementa que o relacionamento, destacado sempre como uma dimensão bastante relevante, tem grande importância ao trazer valores indiretos, como facilitar alguns procedimentos, mas raramente se converte em valores financeiros.

Confira mais detalhes sobre a pesquisa de doutorado de Claudio Minerbo no episódio abaixo.

Tags: administração de empresaseficiênciageração de valorperformancerelacionamento
CompartilharTweetarCompartilharEnviar

Conteúdo relacionado

Marcos Santos/USP Imagens
Administração de empresas

Marketing macrossocial pode ser eficaz para lidar com questões sociais complexas

7 de fevereiro de 2022
Poder expressar o seu “eu” no ambiente de trabalho traz resultados positivos para funcionário e empresa
Administração de empresas

Poder expressar o seu “eu” no ambiente de trabalho traz resultados positivos para funcionário e empresa

4 de fevereiro de 2022
Lojas físicas de livrarias têm relevância por conta da experiência dos consumidores, como o apreço pela leitura e apego aos livros
Administração de empresas

Lojas físicas de livrarias têm relevância por conta da experiência dos consumidores, como o apreço pela leitura e apego aos livros

14 de dezembro de 2021

Conteúdo recente

Telemedicina

Remuneração e qualificação de profissionais são entraves para a telemedicina no Brasil

27 de janeiro de 2023
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável contribuem para produção de conhecimento sobre negócios

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável contribuem para produção de conhecimento sobre negócios

26 de janeiro de 2023
pessoa digita notebook

Idioma e custos estão entre os desafios de pesquisadores para publicar em revistas internacionais sobre administração

23 de janeiro de 2023

Mais lidos

escola pública

Queda de arrecadação poderia abrir caminhos para Brasil financiar educação através de dívida pública

29 de dezembro de 2022
FGV EAESP sediará workshop de desenvolvimento de artigos em parceria com a Academy of Management

FGV EAESP sediará workshop de desenvolvimento de artigos em parceria com a Academy of Management

20 de dezembro de 2022
Auditorias que fornecem selo de credibilidade e estratégias de ESG trazem impacto social para negócios

Auditorias que fornecem selo de credibilidade e estratégias de ESG trazem impacto social para negócios

9 de janeiro de 2023
Apenas 6% dos artigos brasileiros sobre gestão escolar têm foco em diretores

Apenas 6% dos artigos brasileiros sobre gestão escolar têm foco em diretores

27 de dezembro de 2022
PM São Paulo operação rodoanel

Em São Paulo, câmeras corporais contribuem para redução de mortes em intervenções da PM

22 de dezembro de 2022
#podcast Impacto: Como as empresas e suas cadeias de suprimentos interagem com o meio ambiente sob a incerteza?

#podcast Impacto: Como as empresas e suas cadeias de suprimentos interagem com o meio ambiente sob a incerteza?

13 de janeiro de 2023

Tags

administração de empresas auxílio emergencial bem estar cidades e comunidades sustentáveis consumo coronavírus covid-19 covil-19 diversidade economia educação ESG Estratégia FGVcemif FGV EAESP FGV EAESP Pesquisa finanças gestão gestão de saúde gestão pública gênero inovação liderança marketing mulheres NEB Notícias internas ODS3 ODS10 organizações pandemia pesquisa política política pública políticas públicas saúde saúde de qualidade saúde pública Sistema Único de Saúde supply chain SUS sustentabilidade tecnologia trabalho transparência

FGV EAESP PESQUISA

Institucional
Pesquisadores
Apoio Financeiro a Professores
Agências de fomento
Conexão Pesquisa

JOVENS PESQUISADORES

Programa de Iniciação à Pesquisa
Residência em Pesquisa
Conexão Local
PIBIC

PESQUISA CIENTÍFICA

Linhas de Pesquisa
Indicadores

PESQUISA APLICADA

Centros de Estudos
Indicadores

PUBLICAÇÕES

Relatórios de pesquisas
Sínteses de pesquisas
Relatórios - PIBIC
Relatórios – Conexão Local
Anuários de Pesquisas
Teses e Dissertações
Casos de Impacto Social

As manifestações expressas por integrantes dos quadros da Fundação Getulio Vargas, nas quais constem a sua identificação como tais, em artigos e entrevistas publicados nos meios de comunicação em geral, representam exclusivamente as opiniões dos seus autores e não, necessariamente, a posição institucional da FGV. Portaria FGV Nº19

Nenhum resultado
Ver todos os recultados
  • Adm. de empresas
  • Adm. pública
  • Análise
  • Colunas
  • Vídeos
  • Podcast

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

-
00:00
00:00

Queue

Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00