#podcast Impacto: Caminhos da política no Ministério Público Federal

Na entrevista para o Podcast Impacto, Rafael Rodrigues Viegas conta um pouco mais sobre a sua premiada tese que resultou em três artigos, os dois primeiros foram publicados na Revista Brasileira de Ciência Política e, em breve, ele publicará um livro com o terceiro artigo sobre sua investigação acerca dos principais caminhos da política no Ministério Público Federal e como eles interferem no funcionamento concreto dessa importante organização pública.

O pesquisador fala sobre os principais pontos da pesquisa, as dificuldades em levantar as informações em tempos de pandemia, a construção e análise de um inédito banco de dados sobre a carreira dos procuradores-gerais da República que ocuparam o cargo desde 1988. Rafael compartilha ainda a respeito do perfil dos procuradores que se dedicam a desempenharem um papel político dentro do Ministério Público e traz uma análise sobre a ação política das diretorias da ANPR – Associação Nacional dos Procuradores da República, sendo essa um dos principais caminhos da política que atravessa o MPF.

Rafael Viegas é cientista político, concluiu o doutorado em Administração Pública e Governo na FGV EAESP, é pesquisador no pós-doutorado na FGV EAESP e um dos responsáveis pelo blog Gestão, Política e Sociedade, do Estadão. Ele ganhou o prêmio de melhor tese no programa de doutorado em 2022 da FGV e também da SBAP, Sociedade Brasileira de Administração Pública. Acompanhe o Rafael no Twitter: @Rafael_RViegas

Confira no player abaixo esses e outros pontos de destaque da pesquisa:

Sair da versão mobile