[versão beta]
  • Sobre o Blog Impacto
  • FGV EAESP
  • FGV EAESP Pesquisa
  • Acontece
    • Notícias
    • Eventos
  • Para alunos
    • Serviços para alunos
    • Comunidade FGV
  • Para candidatos
  • Para empresas
    • Soluções para empresas
    • Clube de parceiros FGV
  • Alumni
  • Contato
Blog Impacto - FGV EAESP Pesquisa
  • Adm. de empresas
  • Adm. pública
  • Notícias
  • Colunas
    • Blog Impacto
    • Blog Gestão e Negócios
  • Vídeos
  • Podcast
Nenhum resultado
Ver todos os recultados
Blog Impacto - FGV EAESP Pesquisa
Home Administração de empresas Estratégias de marketing

Narrativas romantizadas do storytelling podem confundir o público em nome de interesses políticos e econômicos

19 de junho de 2023
Narrativas romantizadas do storytelling podem confundir o público em nome de interesses políticos e econômicos

Christin Hume / Unsplash

Resumo da pesquisa

  • O storytelling é uma estratégia de compartilhamento de informações através de histórias amplamente utilizada para a promoção de marcas e produtos
  • A estratégia guarda similaridades com as fake news, pois ambos constroem narrativas que envolvem interesses políticos ou econômicos
  • A romantização pode naturalizar falsidades e se consolidar como teorias da conspiração com o objetivo de interferir nas arenas sociais e políticas

Pesquisador(es):

Mel Girão

Hélio Arthur Reis Irigaray

Fabricio Stocker

O storytelling é uma estratégia de compartilhamento de informações através de histórias, bastante utilizada na construção de imagem corporativa e na promoção de marcas e produtos. Porém, apesar de amplamente adotada por empresas, governos e indivíduos, essa narrativa guarda similaridades com as fake news. Embora o conteúdo do storytelling seja com frequência baseado em informações verdadeiras apresentadas de forma plausível, a construção da narrativa é feita de maneira a seduzir o público para um argumento sem comprovação e que pode envolver interesses políticos ou econômicos.

O alerta está em artigo assinado pela pesquisadora FGV EAESP Mel Girão e colaboradores, publicado na revista “Cadernos EBAPE.BR”. Os autores realizaram análise de informações falsas e de narrativas de storytelling sobre a Amazônia que circulam nas redes sociais desde 2019 e identificaram motivação semelhante para o uso de ambos os recursos.

Conteúdorelacionado

Finanças sustentáveis e diagnóstico organizacional: dois pilares para competitividade e longevidade empresarial

Os riscos da nova era de conselhos ciborgues: devemos incorporar Inteligência Artificial na tomada de decisões estratégicas?

Estratégia ou necessidade? O impacto da Integração Vertical nas operações globais

As fake news são conteúdos comprovadamente falsos de vários tipos. Podem ser fabricadas, como o caso de adulteração de uma fotografia da ativista sueca Greta Thunberg por políticos da direita brasileira que criticam seu posicionamento de combate às mudanças climáticas. Podem ser vistas, ainda, no compartilhamento de informações descontextualizadas ou tendenciosas, como em postagens de personalidades alertando para as queimadas na Amazônia no ano de 2019, mas com uso de fotografias que retratam incêndios ocorridos em outros anos ou em outros locais do mundo.

A romantização presente no storytelling também pode naturalizar mentiras ou falsidades, ressalta o artigo. Os autores citam algumas grandes narrativas sobre a Amazônia e seu papel geopolítico que se consolidam como teorias da conspiração, como a ideia de que os países desenvolvidos somente demonstram preocupação em proteger a floresta porque não querem que o Brasil utilize seus recursos naturais e seja um poderoso concorrente. Trata-se de um argumento fundamentado em informações procedentes, como a grande biodiversidade e potencial econômico do bioma. Mas, assim como as fake news, essa narrativa é composta com o objetivo de interferir nas arenas sociais e políticas, frisam os pesquisadores.

Confira o artigo na íntegra

Tags: Estratégiafake newsinteressesnarrativastorytelling
CompartilharTweetarCompartilharEnviar

Conteúdo relacionado

Finanças sustentáveis e diagnóstico organizacional: dois pilares para competitividade e longevidade empresarial
Blog Gestão e Negócios

Finanças sustentáveis e diagnóstico organizacional: dois pilares para competitividade e longevidade empresarial

18 de março de 2025
Os riscos da nova era de conselhos ciborgues: devemos incorporar Inteligência Artificial na tomada de decisões estratégicas?
Blog Gestão e Negócios

Os riscos da nova era de conselhos ciborgues: devemos incorporar Inteligência Artificial na tomada de decisões estratégicas?

18 de março de 2025
Estratégia ou necessidade? O impacto da Integração Vertical nas operações globais
Administração de empresas

Estratégia ou necessidade? O impacto da Integração Vertical nas operações globais

13 de novembro de 2024

Conteúdo recente

Pesquisa de Impacto: Educação Financeira na aldeia Kamakã

Pesquisa de Impacto: Educação Financeira na aldeia Kamakã

7 de maio de 2025
Laboratórios Vivos de Agricultura: Inovação Aberta para um Futuro Sustentável

Laboratórios Vivos de Agricultura: Inovação Aberta para um Futuro Sustentável

5 de maio de 2025
Professora da FGV EAESP representa o Brasil no Comitê Executivo da BALAS

Professora da FGV EAESP representa o Brasil no Comitê Executivo da BALAS

3 de maio de 2025

Mais lidos

Redução da jornada de trabalho?

Redução da jornada de trabalho?

10 de abril de 2025
Ondas de calor: projeto aplicado propõe soluções para o Jardim Ibirapuera

Ondas de calor: projeto aplicado propõe soluções para o Jardim Ibirapuera

17 de abril de 2025
Empresas estatais devem ter lucro?

Empresas estatais devem ter lucro?

9 de fevereiro de 2023
Geografia do Pix: estudo revela padrões de uso e impacto do meio de pagamento no Brasil

Geografia do Pix: estudo revela padrões de uso e impacto do meio de pagamento no Brasil

21 de abril de 2025
Coopetição e Internacionalização de PMEs: Como Instituições Formais Apoiam a Expansão Global

Coopetição e Internacionalização de PMEs: Como Instituições Formais Apoiam a Expansão Global

9 de abril de 2025
#PodcastImpacto – Feminist Foreign Policy: liderança feminina e cultura política internacional

#PodcastImpacto – Feminist Foreign Policy: liderança feminina e cultura política internacional

10 de abril de 2025

Tags

administração de empresas administração pública bem estar coronavírus corrupção covid-19 diversidade educação empreendedorismo empresas ESG Estratégia FGVcemif FGV EAESP finanças gestão gestão de saúde gestão pública gênero inovação Inteligência Artificial liderança marketing mudanças climáticas mulheres negócios Notícias internas ODS3 ODS 3 ODS 8 ODS 9 ODS 16 organizações pandemia política pública políticas públicas saúde saúde de qualidade saúde pública supply chain SUS sustentabilidade tecnologia trabalho transparência
#podcast Impacto: A relação entre autonomia e desempenho de Defensorias Públicas na América Latina

Podcast Impacto

25 Episode
Subscribe
  • Add to Queue
  • Share
    Facebook Twitter Linked In WhatsApp

  • Add to Queue
  • Share
    Facebook Twitter Linked In WhatsApp

#PodcastImpacto – Feminist Foreign Policy: liderança feminina e cultura política internacional

10 de abril de 2025
  • Add to Queue
  • Share
    Facebook Twitter Linked In WhatsApp

#PodcastImpacto: Intraempreendedorismo no setor público: inovação e inclusão social

13 de março de 2025
  • Add to Queue
  • Share
    Facebook Twitter Linked In WhatsApp

#PodcastImpacto: O fenômeno do encolhimento de cidades no Brasil

10 de fevereiro de 2025
  • Add to Queue
  • Share
    Facebook Twitter Linked In WhatsApp

#PodcastImpacto – Relação da diversidade com os resultados financeiros das empresas

12 de dezembro de 2024
  • Add to Queue
  • Share
    Facebook Twitter Linked In WhatsApp

#PodcastImpacto – Como a imigração forçada impacta a violência?

22 de novembro de 2024
Disseminação do conhecimento
Catálogo dos Centros de Estudos

As manifestações expressas por integrantes dos quadros da Fundação Getulio Vargas, nas quais constem a sua identificação como tais, em artigos e entrevistas publicados nos meios de comunicação em geral, representam exclusivamente as opiniões dos seus autores e não, necessariamente, a posição institucional da FGV. Portaria FGV Nº19

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

Nenhum resultado
Ver todos os recultados
  • Adm. de empresas
  • Adm. pública
  • Notícias
  • Colunas
    • Blog Impacto
    • Blog Gestão e Negócios
  • Vídeos
  • Podcast

-
00:00
00:00

Queue

Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00