[versão beta]
  • Sobre o Blog Impacto
  • FGV EAESP
  • FGV EAESP Pesquisa
  • Acontece
    • Notícias
    • Eventos
  • Para alunos
    • Serviços para alunos
    • Comunidade FGV
  • Para candidatos
  • Para empresas
    • Soluções para empresas
    • Clube de parceiros FGV
  • Alumni
  • Contato
Blog Impacto - FGV EAESP Pesquisa
  • Adm. de empresas
  • Adm. pública
  • Notícias
  • Colunas
    • Blog Impacto
    • Blog Gestão e Negócios
  • Vídeos
  • Podcast
Nenhum resultado
Ver todos os recultados
Blog Impacto - FGV EAESP Pesquisa
Home Administração de empresas

Lideranças comprometidas com agenda ESG podem estimular transformação em escolas de negócios

23 de novembro de 2022
vista aérea de auditório lotado

Mikael Kristenson / Unsplash

Resumo da pesquisa

– Estudo de caso avalia a implementação de iniciativas de sustentabilidade em escola de negócios francesa ocorrida durante mais de uma década

– Ao reconhecerem a responsabilidade social e ambiental das instituições de ensino superior, lideranças podem aderir aos ODS da ONU

– Estratégias de implementação de mudanças institucionais devem considerar o contexto da instituição


Pesquisador(es):

Umesh Mukhi

Adotar uma agenda de sustentabilidade em instituições de ensino superior exige uma mudança institucional gradual. No caso das escolas de negócios, esse processo pode ser catalisado por lideranças comprometidas com a responsabilidade social dessas organizações. O desenvolvimento de estratégias de integração dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) nas dimensões de ensino, pesquisa e gestão depende de reconhecer as especificidades da instituição e os desafios do contexto geográfico, ambiental e legal em que ela opera.

Em artigo publicado na revista “International Journal of Sustainability in Higher Education”, o pesquisador da FGV EAESP Umesh Mukhi realiza estudo de caso sobre as iniciativas de sustentabilidade de uma escola de negócios na França. Com coleta de dados realizada entre 2014 e 2017, o estudo identifica três fases na implementação dos ODS na instituição, que correspondem a um período de mais de uma década. O engajamento dos reitores no período foi uma constante.

Conteúdorelacionado

Os riscos da nova era de conselhos ciborgues: devemos incorporar Inteligência Artificial na tomada de decisões estratégicas?

#PodcastImpacto – Sustentabilidade: como fornecedores estão (ou não) mitigando emissões de GEE

Como a gestão de recursos humanos pode transformar a liderança

O comprometimento com pesquisas na área de direito e responsabilidade social levou ao investimento em corpo docente alinhado a tais questões e culminou na criação do Instituto de Responsabilidade Global, em 2002, repartição que assumiu as ações de sustentabilidade da escola. Entre 2004 e 2010, tornou-se a primeira instituição de ensino superior na França a assinar o Pacto Global da ONU e a primeira escola de negócios do país a firmar parceria estratégica com ONG da área ambiental. Também se tornou signatária dos Princípios para Educação Responsável da ONU.

Posteriormente, os valores vinculados à responsabilidade social e ambiental assumida pela instituição passaram a ser comunicados aos stakeholders internos e externos. Nesse período, a escola consolidou o compromisso com a agenda dos ODS através de certificações e parcerias com atores regionais. Por outro lado, aponta o autor, a organização ainda deve lidar com barreiras identificadas pelo estudo, como a dificuldade de comunicar o objetivo das pesquisas em responsabilidade global para o público interno e o longo tempo para a implementação de mudanças estruturais.

Umesh Mukhi comenta a importância de uma agenda ousada de sustentabilidade que parta da liderança acadêmica para que as instituições sejam atores sociais de transformação: “A liderança da universidade deve se envolver no processo de aprendizagem com os stakeholders dos setores público, privado e governamental para implementar iniciativas de sustentabilidade para transformar o ensino, a pesquisa e a atividade institucional”, frisa o pesquisador.

Confira o artigo na íntegra

Tags: Educação de qualidadeensino superiorescolas de negóciosliderançaODS4ONUsustentabilidade
CompartilharTweetarCompartilharEnviar

Conteúdo relacionado

Os riscos da nova era de conselhos ciborgues: devemos incorporar Inteligência Artificial na tomada de decisões estratégicas?
Blog Gestão e Negócios

Os riscos da nova era de conselhos ciborgues: devemos incorporar Inteligência Artificial na tomada de decisões estratégicas?

18 de março de 2025
#PodcastImpacto – Sustentabilidade: como fornecedores estão (ou não) mitigando emissões de GEE
Podcast

#PodcastImpacto – Sustentabilidade: como fornecedores estão (ou não) mitigando emissões de GEE

19 de outubro de 2024
Como a gestão de recursos humanos pode transformar a liderança
Administração de empresas

Como a gestão de recursos humanos pode transformar a liderança

30 de agosto de 2024

Conteúdo recente

A Psicologia da Fidelização Dos Clientes

A Psicologia da Fidelização Dos Clientes

9 de maio de 2025
Pesquisa de Impacto: Educação Financeira na aldeia Kamakã

Pesquisa de Impacto: Educação Financeira na aldeia Kamakã

7 de maio de 2025
Laboratórios Vivos de Agricultura: Inovação Aberta para um Futuro Sustentável

Laboratórios Vivos de Agricultura: Inovação Aberta para um Futuro Sustentável

5 de maio de 2025

Mais lidos

Redução da jornada de trabalho?

Redução da jornada de trabalho?

10 de abril de 2025
Ondas de calor: projeto aplicado propõe soluções para o Jardim Ibirapuera

Ondas de calor: projeto aplicado propõe soluções para o Jardim Ibirapuera

17 de abril de 2025
Empresas estatais devem ter lucro?

Empresas estatais devem ter lucro?

9 de fevereiro de 2023
Geografia do Pix: estudo revela padrões de uso e impacto do meio de pagamento no Brasil

Geografia do Pix: estudo revela padrões de uso e impacto do meio de pagamento no Brasil

21 de abril de 2025
Corrupção: Entenda as Abordagens Teóricas e Estratégias de Controle

Corrupção: Entenda as Abordagens Teóricas e Estratégias de Controle

24 de abril de 2025
#PodcastImpacto – Feminist Foreign Policy: liderança feminina e cultura política internacional

#PodcastImpacto – Feminist Foreign Policy: liderança feminina e cultura política internacional

10 de abril de 2025

Tags

administração de empresas administração pública bem estar coronavírus corrupção covid-19 diversidade educação empreendedorismo empresas ESG Estratégia FGVcemif FGV EAESP finanças gestão gestão de saúde gestão pública gênero inovação Inteligência Artificial liderança marketing mudanças climáticas mulheres negócios Notícias internas ODS3 ODS 3 ODS 8 ODS 9 ODS 16 organizações pandemia política pública políticas públicas saúde saúde de qualidade saúde pública supply chain SUS sustentabilidade tecnologia trabalho transparência
#podcast Impacto: A relação entre autonomia e desempenho de Defensorias Públicas na América Latina

Podcast Impacto

25 Episode
Subscribe
  • Add to Queue
  • Share
    Facebook Twitter Linked In WhatsApp

  • Add to Queue
  • Share
    Facebook Twitter Linked In WhatsApp

#PodcastImpacto – Feminist Foreign Policy: liderança feminina e cultura política internacional

10 de abril de 2025
  • Add to Queue
  • Share
    Facebook Twitter Linked In WhatsApp

#PodcastImpacto: Intraempreendedorismo no setor público: inovação e inclusão social

13 de março de 2025
  • Add to Queue
  • Share
    Facebook Twitter Linked In WhatsApp

#PodcastImpacto: O fenômeno do encolhimento de cidades no Brasil

10 de fevereiro de 2025
  • Add to Queue
  • Share
    Facebook Twitter Linked In WhatsApp

#PodcastImpacto – Relação da diversidade com os resultados financeiros das empresas

12 de dezembro de 2024
  • Add to Queue
  • Share
    Facebook Twitter Linked In WhatsApp

#PodcastImpacto – Como a imigração forçada impacta a violência?

22 de novembro de 2024
Disseminação do conhecimento
Catálogo dos Centros de Estudos

As manifestações expressas por integrantes dos quadros da Fundação Getulio Vargas, nas quais constem a sua identificação como tais, em artigos e entrevistas publicados nos meios de comunicação em geral, representam exclusivamente as opiniões dos seus autores e não, necessariamente, a posição institucional da FGV. Portaria FGV Nº19

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

Nenhum resultado
Ver todos os recultados
  • Adm. de empresas
  • Adm. pública
  • Notícias
  • Colunas
    • Blog Impacto
    • Blog Gestão e Negócios
  • Vídeos
  • Podcast

-
00:00
00:00

Queue

Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00