[versão beta]
  • Sobre o Blog Impacto
  • FGV EAESP
  • FGV EAESP Pesquisa
  • Acontece
    • Notícias
    • Eventos
  • Para alunos
    • Serviços para alunos
    • Comunidade FGV
  • Para candidatos
  • Para empresas
    • Soluções para empresas
    • Clube de parceiros FGV
  • Alumni
  • Contato
Blog Impacto - FGV EAESP Pesquisa
  • Adm. de empresas
  • Adm. pública
  • Análise
  • Colunas
  • Vídeos
  • Podcast
Nenhum resultado
Ver todos os recultados
Blog Impacto - FGV EAESP Pesquisa
Home Administração de empresas

Sentindo-se saudável ou bonita? Estudo analisa papel da imagem corporal na percepção do que é uma vida saudável

8 de março de 2021
Sentindo-se saudável ou bonita? Estudo analisa papel da imagem corporal na percepção do que é uma vida saudável

Imagem: Andrea Piacquadio / Pexels

Resumo da pesquisa

  • Estudo mostra que a percepção pessoal sobre o próprio corpo pode influenciar o conceito do que seria uma vida saudável
  • O reconhecimento de formas corporais socialmente entendidas como inapropriadas leva a uma consciência sobre o desalinhamento do corpo com as preferências “da moda”
  • O corpo passa a ser utilizado como um investimento, que reflete um status e incentiva os indivíduos a buscarem gerenciar seus corpos de forma a seguir as práticas normativas do momento

Pesquisador(es):

Marina Henriques Viotto
Maria Carolina Zanette
Eliane Pereira Zamith Brito

Link do estudo

Quando influenciadores digitais postam fotos ao final dos exercícios na academia, acompanhados de expressões como “tá pago”, estariam eles se sentindo mais saudáveis ou mais bonitos? Esse é um dos questionamentos que o trio de pesquisadoras da FGV EAESP se propõe a discutir em um estudo recém-publicado no periódico “Consumption Markets & Culture”. Ao explorar o contexto de vida saudável entre influenciadores digitais e seus seguidores, as pesquisadoras descrevem algumas das principais motivações para a adoção de modos de vida mais saudáveis.

Segundo as autoras, a adoção de certas práticas saudáveis acontece pela busca dos indivíduos de distinguirem-se do que seriam formas corporais socialmente entendidas como inapropriadas, que são percebidos por um descolamento da própria imagem corporal na comparação com o que é socialmente destacado pelos influenciadores. O corpo passa então a ser uma espécie de “moeda” na disputa por status (status games, no inglês), levando os indivíduos a buscarem práticas de gestão do próprio corpo que tentam fazer com que a imagem corporal esteja alinhada às sugestões “da moda” do momento (taste regime, no inglês), o que envolve não só o corpo, mas também questões de beleza e saúde. “Conforme os consumidores adquirem maestria no seguimento de regimes de vida saudável, eles se sentem alinhados aos sistemas normativos que promovem uma saúde holística, na qual o formato corporal é apenas um resultado e um símbolo de distinção”, concluem as autoras.

Conteúdorelacionado

Uso de plataformas pode aumentar acesso a serviços profissionais, como assessoria jurídica e aconselhamento médico

Falta de coordenação no Ministério da Saúde foi fator determinante para colapso do SUS durante a pandemia

Cooperação entre Brasil e Moçambique levou país africano a repensar decisões de saúde pública sobre fabricação de medicamentos

Dessa forma, o primeiro ímpeto dos indivíduos de controlar seus corpos como uma forma de demarcar seus status cria um conflito na forma pela qual os gostos ou preferências são manifestados e em como as práticas de vida saudável são representadas. Por isso, as pesquisadoras sugerem que o corpo tem uma função muito mais central na definição das preferências e gostos relacionados à uma vida mais saudável.

Segundo o mapeamento feito pelas autoras no estudo, o corpo é o elemento central de intersecção nas disputas por status e os sistemas normativos de gostos ou preferências e suas práticas. Assim que o consumidor alcança um formato corporal que oferece uma distinção vertical, passam a se reconectar com uma experiência holística e se envolvem em práticas mais relacionadas à uma vivência mais saudável de forma geral. No entanto, como a gestão do corpo tem interseções com discursos históricos de saúde, beleza e controle do corpo feminino, a gestão corporal ainda aparece como uma função do corpo em diversas disputas por status.

As pesquisadoras concluem que a ideia de vida saudável passa a se transformar para também incluir a ideia de ânimo e energia — que são sentidos pelo corpo enquanto os consumidores se envolvem com práticas de vida saudável, como exercícios físicos. A gestão do corpo passa a ganhar novas dimensões, com os indivíduos monitorando, discutindo e tornando públicos seus processos de transformação, enquanto buscam atingir um estilo de vida saudável ao encontrar saídas que também os incluam dentro das narrativas de beleza e saúde vigentes. “Depois de transformar seus gostos ou preferências, os consumidores não conseguem abandonar completamente esse desejo de se “distinguirem acima de”, já que os regimes de vida saudável que adotaram estão em intersecção com os sistemas normativos de beleza e saúde”, explicam as autoras.

Confira o estudo na íntegra.

Tags: belezadisputas por statusimagem corporalsaúdevida saudável
CompartilharTweetarCompartilharEnviar

Conteúdo relacionado

Uso de plataformas pode aumentar acesso a serviços profissionais, como assessoria jurídica e aconselhamento médico
Administração de empresas

Uso de plataformas pode aumentar acesso a serviços profissionais, como assessoria jurídica e aconselhamento médico

23 de novembro de 2021
Falta de coordenação no Ministério da Saúde foi fator determinante para colapso do SUS durante a pandemia
Administração pública

Falta de coordenação no Ministério da Saúde foi fator determinante para colapso do SUS durante a pandemia

28 de outubro de 2021
Cooperação entre Brasil e Moçambique levou país africano a repensar decisões de saúde pública sobre fabricação de medicamentos
Administração pública

Cooperação entre Brasil e Moçambique levou país africano a repensar decisões de saúde pública sobre fabricação de medicamentos

21 de outubro de 2021

Conteúdo recente

Moeda Real

Reformas neoliberais contribuíram para a quase estagnação da economia brasileira

26 de julho de 2022
mão masculina segura cartão bancário enquanto utiliza o computador

Índice que avalia qualidade do atendimento de bancos e plataformas apresenta redução em junho

25 de julho de 2022
“Cadernos de Gestão Pública e Cidadania”: pesquisadores podem submeter textos para nova seção da revista

“Cadernos de Gestão Pública e Cidadania”: pesquisadores podem submeter textos para nova seção da revista

18 de julho de 2022

Mais lidos

No combate à pandemia, municípios brasileiros driblaram limitações de recursos com gestão compartilhada

No combate à pandemia, municípios brasileiros driblaram limitações de recursos com gestão compartilhada

24 de junho de 2022
Executivos devem apostar no regime híbrido para engajar colaboradores no pós-pandemia

Executivos devem apostar no regime híbrido para engajar colaboradores no pós-pandemia

27 de junho de 2022
planta, tablet branco e xícara de café sobre superfície branca

ESG na prática: para real impacto, estratégias empresariais devem respeitar os limites do planeta

6 de julho de 2022
Relatório lançado pela FGV EAESP apresenta o impacto acadêmico, prático e educacional da escola para a comunidade

Relatório lançado pela FGV EAESP apresenta o impacto acadêmico, prático e educacional da escola para a comunidade

13 de julho de 2022
Mãos femininas seguram muda de planta

Agenda de sustentabilidade nas organizações é tema de webinar com pesquisadores da FGV EAESP

12 de julho de 2022
43% dos trabalhadores brasileiros alegam que estão com sobrecarga de trabalho, revela pesquisa

43% dos trabalhadores brasileiros alegam que estão com sobrecarga de trabalho, revela pesquisa

13 de junho de 2022

Tags

administração de empresas auxílio emergencial blockchain consumo coronavírus covid-19 covil-19 economia educação ESG Estratégia FGVcef FGVcemif FGV EAESP FGV EAESP Pesquisa FGVsaúde finanças gestão gestão de saúde gestão pública gv-executivo gênero inovação investimentos liderança marketing mulheres NEB Notícias internas ODS3 ODS10 pandemia participação PIX política pública políticas públicas saúde saúde de qualidade saúde pública supply chain SUS sustentabilidade tecnologia trabalho transparência

FGV EAESP PESQUISA

Institucional
Pesquisadores
Apoio Financeiro a Professores
Agências de fomento
Conexão Pesquisa

JOVENS PESQUISADORES

Programa de Iniciação à Pesquisa
Residência em Pesquisa
Conexão Local
PIBIC

PESQUISA CIENTÍFICA

Linhas de Pesquisa
Indicadores

PESQUISA APLICADA

Centros de Estudos
Indicadores

PUBLICAÇÕES

Relatórios de pesquisas
Sínteses de pesquisas
Relatórios - PIBIC
Relatórios – Conexão Local
Anuários de Pesquisas
Teses e Dissertações
Casos de Impacto Social

As manifestações expressas por integrantes dos quadros da Fundação Getulio Vargas, nas quais constem a sua identificação como tais, em artigos e entrevistas publicados nos meios de comunicação em geral, representam exclusivamente as opiniões dos seus autores e não, necessariamente, a posição institucional da FGV. Portaria FGV Nº19

Nenhum resultado
Ver todos os recultados
  • Adm. de empresas
  • Adm. pública
  • Análise
  • Colunas
  • Vídeos
  • Podcast

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

-
00:00
00:00

Queue

Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00