[versão beta]
  • Sobre o Blog Impacto
  • FGV EAESP
  • FGV EAESP Pesquisa
  • Acontece
    • Notícias
    • Eventos
  • Para alunos
    • Serviços para alunos
    • Comunidade FGV
  • Para candidatos
  • Para empresas
    • Soluções para empresas
    • Clube de parceiros FGV
  • Alumni
  • Contato
Blog Impacto - FGV EAESP Pesquisa
  • Adm. de empresas
  • Adm. pública
  • Análise
  • Colunas
  • Vídeos
  • Podcast
Nenhum resultado
Ver todos os recultados
Blog Impacto - FGV EAESP Pesquisa
Home Administração de empresas

Processo ágil de vendas permite lidar melhor com turbulências e minimiza efeitos negativos para fornecedores e consumidores

15 de outubro de 2021
Processo ágil de vendas permite lidar melhor com turbulências e minimiza efeitos negativos para fornecedores e consumidores

Imagem: Jopwell / Pexels

Resumo da pesquisa

  • Força de vendas funciona como linha de frente para eventos críticos que podem gerar turbulência para os negócios
  • A partir do modelo de vendas ágeis, a sugestão do artigo é colocar três principais habilidades em destaque: (1) prever turbulências advindas de eventos críticos; (2) responder às mudanças de maneira rápida e adequara e (3) explorar como as mudanças podem se transformar em oportunidades
  • Pesquisadores apontam que as equipes de vendas poderiam se beneficiar ao implementar treinamentos sobre as principais habilidades de vendas ágeis, já que a capacidade de resposta pode ser uma ferramenta valiosa em momentos de turbulência

Pesquisador(es):

Harold Boeck
Thomas Brashear Alejandro

Confira o artigo na íntegra

As equipes de vendas são a linha de frente dos negócios quando acontece algum evento mais crítico, e a forma como eles respondem às turbulências pode ser importante para as empresas das quais fazem parte. Observando esse comportamento, pesquisadores utilizaram um processo de autoetnografia organizacional e entrevistas em profundidade para descrever oito casos de estudo que mostram quatro papéis fundamentais das equipes de vendas que se apoiam em processos ágeis.

“Esses papéis são utilizados como resposta a turbulências nos negócios que têm origem em eventos críticos e tem como objetivo maximizar os efeitos positivos e minimizar os efeitos negativos”, explicam os autores no artigo, publicado no Journal of Business & Industrial Marketing.

Conteúdorelacionado

Comunicação em supermercados que mobiliza “sentimento de culpa” impulsiona vendas de produto

O  estudo é o primeiro a conseguir demonstrar empiricamente a existência dos processos de vendas ágeis como um comportamento de vendas característico. Segundo os autores, dentre os quais está Thomas Brashear Alejandro, da FGV EAESP, as equipes de vendas fazem uso de processos ágeis com quatro potenciais modelos de resposta: ampliando, inovando, cooperando ou mitigando a turbulência para aproveitar oportunidades subsequentes ou minimizar seus efeitos negativos, tanto do lado do fornecedor quanto na ponta do consumidor.

De acordo com o artigo, os modelos ágeis de vendas podem ser melhorados ao colocar três principais habilidades em evidência: (1) a previsão de turbulências advindas de eventos críticos, (2) a resposta rápida e adequada às mudanças e (3) a exploração das mudanças como oportunidades.

“Organizações de vendas podem se beneficiar bastante ao implementar treinamentos sobre as principais habilidades das vendas ágeis, porque a capacidade de resposta é uma ferramenta valiosa para os profissionais de vendas em momentos de turbulência”, aconselham os autores.

Confira o artigo na íntegra

Tags: capacidade de respostaequipe de vendasturbulênciavendasvendas ágeis
CompartilharTweetarCompartilharEnviar

Conteúdo relacionado

Comunicação em supermercados que mobiliza “sentimento de culpa” impulsiona vendas de produto
Administração de empresas

Comunicação em supermercados que mobiliza “sentimento de culpa” impulsiona vendas de produto

19 de agosto de 2020

Conteúdo recente

Em carta publicada na Science, professor da FGV e autoridades enumeram desafios das políticas de saúde no Brasil

Em carta publicada na Science, professor da FGV e autoridades enumeram desafios das políticas de saúde no Brasil

31 de maio de 2023
avicultura

Interações na cadeia de suprimentos da produção avícola geram aprendizados sobre sustentabilidade

26 de maio de 2023
Cultura de inclusão nas organizações contribui para acolhimento de profissionais com Transtorno do Espectro Autista

Cultura de inclusão nas organizações contribui para acolhimento de profissionais com Transtorno do Espectro Autista

9 de maio de 2023

Mais lidos

Cultura de inclusão nas organizações contribui para acolhimento de profissionais com Transtorno do Espectro Autista

Cultura de inclusão nas organizações contribui para acolhimento de profissionais com Transtorno do Espectro Autista

9 de maio de 2023
FGV EAESP sediará evento internacional sobre democracia e crise climática – SUBMISSÕES PRORROGADAS

FGV EAESP sediará evento internacional sobre democracia e crise climática – SUBMISSÕES PRORROGADAS

26 de abril de 2023
Pandemia e trabalho remoto aumentaram risco de fraudes corporativas, apontam profissionais de governança, risco e compliance

Pandemia e trabalho remoto aumentaram risco de fraudes corporativas, apontam profissionais de governança, risco e compliance

3 de abril de 2023
Posicionamento do Magalu durante a pandemia ensina sobre  estratégia empresarial em tempos de crise

Posicionamento do Magalu durante a pandemia ensina sobre estratégia empresarial em tempos de crise

25 de setembro de 2021
Sistemas de informação estratégicos contribuem para a inovação em empresas brasileiras

Sistemas de informação estratégicos contribuem para a inovação em empresas brasileiras

8 de março de 2022
Oficina do curso de Administração Pública da FGV EAESP acolhe novos estudantes com aprendizagem baseada na prática

Oficina do curso de Administração Pública da FGV EAESP acolhe novos estudantes com aprendizagem baseada na prática

2 de maio de 2023

Tags

administração de empresas administração pública auxílio emergencial bem estar consumo coronavírus covid-19 diversidade educação empresas ESG Estratégia FGVcemif FGV EAESP FGV EAESP Pesquisa financiamento finanças gestão gestão de saúde gestão pública gênero inovação liderança marketing mulheres municípios NEB Notícias internas ODS3 ODS10 organizações pandemia pesquisa política política pública políticas públicas saúde saúde de qualidade saúde pública supply chain SUS sustentabilidade tecnologia trabalho transparência

FGV EAESP PESQUISA

Institucional
Pesquisadores
Apoio Financeiro a Professores
Agências de fomento
Conexão Pesquisa

JOVENS PESQUISADORES

Programa de Iniciação à Pesquisa
Residência em Pesquisa
Conexão Local
PIBIC

PESQUISA CIENTÍFICA

Linhas de Pesquisa
Indicadores

PESQUISA APLICADA

Centros de Estudos
Indicadores

PUBLICAÇÕES

Relatórios de pesquisas
Sínteses de pesquisas
Relatórios - PIBIC
Relatórios – Conexão Local
Anuários de Pesquisas
Teses e Dissertações
Casos de Impacto Social

As manifestações expressas por integrantes dos quadros da Fundação Getulio Vargas, nas quais constem a sua identificação como tais, em artigos e entrevistas publicados nos meios de comunicação em geral, representam exclusivamente as opiniões dos seus autores e não, necessariamente, a posição institucional da FGV. Portaria FGV Nº19

Nenhum resultado
Ver todos os recultados
  • Adm. de empresas
  • Adm. pública
  • Análise
  • Colunas
  • Vídeos
  • Podcast

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

-
00:00
00:00

Queue

Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00