• Sobre o Blog Impacto
  • FGV EAESP
  • FGV EAESP Pesquisa
  • Acontece
    • Notícias
    • Eventos
  • Para alunos
    • Serviços para alunos
    • Comunidade FGV
  • Para candidatos
  • Para empresas
    • Soluções para empresas
    • Clube de parceiros FGV
  • Alumni
  • Contato
Blog Impacto - FGV EAESP Pesquisa
  • Adm. de empresas
  • Adm. pública
  • Notícias
  • Colunas
    • Blog Impacto
    • Blog Gestão e Negócios
  • Vídeos
  • Podcast
Nenhum resultado
Ver todos os recultados
Blog Impacto - FGV EAESP Pesquisa
Home Blog Gestão e Negócios

A Escola do Futuro Começa Com a Liderança do Presente

2 de julho de 2025
A Escola do Futuro Começa Com a Liderança do Presente

Vivemos um momento em que crianças chegam à escola dominando celulares, tablets e navegando com fluidez no universo digital. Ao mesmo tempo, o mercado de trabalho que as espera é completamente diferente daquele enfrentado por seus pais – e até mesmo por seus professores. O mundo mudou. E a escola?

Infelizmente, muitas instituições ainda insistem em um modelo pedagógico desatualizado, com foco em conteúdo, repetição e padrões. Enquanto isso, o século XXI exige muito mais: pensamento crítico, colaboração, habilidades socioemocionais, domínio das tecnologias. A pergunta inevitável é: quem vai liderar essa transformação?

Conteúdorelacionado

Como a Indústria 4.0 Está Revolucionando a Rastreabilidade de Alimentos

Renegociar contratos com foco na sustentabilidade pode gerar mais que benefícios ambientais

Criptomoeda solidária desafia a hegemonia digital em favela brasileira

O desafio é grande e a responsabilidade recai sobre os ombros dos líderes educacionais. Eles não podem mais se contentar em apenas “gerir” escolas. Precisam liderar com propósito, visão de futuro e coragem para romper com o tradicionalismo que não é suficiente para preparar nossos estudantes de hoje para o que vem por aí.

Organizações internacionais como o Banco Mundial e a OCDE vêm apontando há anos a necessidade de um novo paradigma educacional, baseado em múltiplas competências e não apenas no cognitivo. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) já apresenta esse caminho no Brasil, propondo dez competências que devem nortear a formação dos alunos. Entre elas, estão a cultura digital, o pensamento crítico, a empatia e a responsabilidade cidadã — temas que vem sendo explorados recentemente, porém ainda de forma tímida nas discussões curriculares.

Mas, como todo processo de mudança, essa transformação encontra resistências. Muitos pais ainda avaliam as escolas com base em critérios ultrapassados. Outros sentem-se inseguros diante de propostas pedagógicas inovadoras, por não encontrarem nelas os mesmos marcos de sua própria formação escolar. Há um descompasso entre o que a escola precisa oferecer e o que as famílias esperam — e cabe à liderança educacional fazer essa ponte.

O futuro da educação não se resume a salas com lousas digitais ou plataformas interativas. A verdadeira inovação está na forma como ensinamos, no protagonismo dado aos alunos, na capacidade da escola de ser flexível e de se adaptar às necessidades de cada estudante. Tecnologias como realidade virtual, inteligência artificial e aprendizagem adaptativa são ferramentas poderosas, mas de nada servirão se usadas para repetir modelos antigos com cara de novo.

A pandemia escancarou esse dilema. Em poucos dias, escolas do mundo todo migraram para o digital, expondo desigualdades e fragilidades do sistema educacional. Mas também revelou o potencial transformador da tecnologia e, principalmente, a importância de líderes preparados para agir diante do inesperado. Mais do que nunca, ficou claro que a liderança educacional é estratégica — e não operacional.

É preciso deixar claro: inovar em educação não significa apenas adotar novas ferramentas, mas repensar o próprio papel da escola. Instituições educacionais devem ser centros dinâmicos, capazes de organizar e dar sentido à vida em sociedade. A escola é um espaço que estrutura comportamentos, linguagens e valores — e isso exige um projeto pedagógico coerente com a realidade atual.

O caminho é desafiador, mas possível. Já existem escolas que estão liderando esse movimento, adotando metodologias ativas, promovendo o protagonismo estudantil e desenvolvendo projetos pedagógicos conectados com o mundo real. No entanto, elas ainda são minoria.

A missão do líder educacional, portanto, vai além da gestão de orçamento ou da contratação de professores. Ele deve ser o principal agente de mudança, capaz de engajar sua equipe, dialogar com as famílias e inspirar uma nova cultura organizacional. Como nos lembra a OCDE, liderar é exercer agência — é ser capaz de influenciar positivamente o mundo ao seu redor.

Se queremos uma educação verdadeiramente transformadora, precisamos de líderes que assumam essa responsabilidade com ousadia e sensibilidade. Líderes que compreendam as mudanças globais, mas que saibam traduzir essas tendências para o contexto local. Líderes que vejam seus alunos como cidadãos do mundo e não apenas como números em rankings educacionais.

A escola do futuro começa com a liderança do presente. E ela precisa, urgentemente, abandonar o papel de gestora da rotina para assumir o protagonismo na construção de uma nova educação — mais humana, mais conectada e, sobretudo, mais significativa.

Alessandra Chemello, COO do Bernoulli Educação e Doutoranda em Administração de Empresas FGV EAESP

Texto originalmente publicado no blog Gestão e Negócios do Estadão, uma parceria entre a FGV EAESP e o Estadão, reproduzido na íntegra com autorização.

Os artigos publicados na coluna Blog Gestão e Negócios refletem exclusivamente a opinião de seus autores, não representando, necessariamente, a visão da Fundação Getulio Vargas ou do jornal Estadão

CompartilharTweetarCompartilharEnviar

Conteúdo relacionado

Como a Indústria 4.0 Está Revolucionando a Rastreabilidade de Alimentos
Administração de empresas

Como a Indústria 4.0 Está Revolucionando a Rastreabilidade de Alimentos

1 de julho de 2025
Renegociar contratos com foco na sustentabilidade pode gerar mais que benefícios ambientais
Administração pública

Renegociar contratos com foco na sustentabilidade pode gerar mais que benefícios ambientais

30 de junho de 2025
Criptomoeda solidária desafia a hegemonia digital em favela brasileira
Administração pública

Criptomoeda solidária desafia a hegemonia digital em favela brasileira

26 de junho de 2025

Conteúdo recente

A Escola do Futuro Começa Com a Liderança do Presente

A Escola do Futuro Começa Com a Liderança do Presente

2 de julho de 2025
Como a Indústria 4.0 Está Revolucionando a Rastreabilidade de Alimentos

Como a Indústria 4.0 Está Revolucionando a Rastreabilidade de Alimentos

1 de julho de 2025
Renegociar contratos com foco na sustentabilidade pode gerar mais que benefícios ambientais

Renegociar contratos com foco na sustentabilidade pode gerar mais que benefícios ambientais

30 de junho de 2025

Mais lidos

Moedas Verdes e Solares no Brasil: Inovações Financeiras para Justiça Ambiental e Inclusão Energética

Moedas Verdes e Solares no Brasil: Inovações Financeiras para Justiça Ambiental e Inclusão Energética

24 de junho de 2025
FGV EAESP lança Relatório de Pesquisa 2025

FGV EAESP lança Relatório de Pesquisa 2025

3 de junho de 2025
Redução da jornada de trabalho?

Redução da jornada de trabalho?

10 de abril de 2025
Da ordem ao caos: como consumidores perdem o controle

Da ordem ao caos: como consumidores perdem o controle

26 de maio de 2025
Empresas estatais devem ter lucro?

Empresas estatais devem ter lucro?

9 de fevereiro de 2023
#PodcastImpacto: Como a gestão municipal pode reduzir desigualdades educacionais?

#PodcastImpacto: Como a gestão municipal pode reduzir desigualdades educacionais?

12 de junho de 2025

Tags

administração de empresas administração pública bem estar coronavírus corrupção covid-19 diversidade educação empreendedorismo empresas ESG Estratégia FGVcemif FGV EAESP finanças gestão gestão de saúde gestão pública gênero inovação Inteligência Artificial liderança marketing mudanças climáticas mulheres negócios Notícias internas ODS3 ODS 3 ODS 8 ODS 9 ODS 16 organizações pandemia política pública políticas públicas saúde saúde de qualidade saúde pública supply chain SUS sustentabilidade tecnologia trabalho transparência
#podcast Impacto: A relação entre autonomia e desempenho de Defensorias Públicas na América Latina

Podcast Impacto

26 Episode
Subscribe
  • Add to Queue
  • Share
    Facebook Twitter Linked In WhatsApp

  • Add to Queue
  • Share
    Facebook Twitter Linked In WhatsApp

#PodcastImpacto: Como a gestão municipal pode reduzir desigualdades educacionais?

12 de junho de 2025
  • Add to Queue
  • Share
    Facebook Twitter Linked In WhatsApp

#PodcastImpacto – Feminist Foreign Policy: liderança feminina e cultura política internacional

10 de abril de 2025
  • Add to Queue
  • Share
    Facebook Twitter Linked In WhatsApp

#PodcastImpacto: Intraempreendedorismo no setor público: inovação e inclusão social

13 de março de 2025
  • Add to Queue
  • Share
    Facebook Twitter Linked In WhatsApp

#PodcastImpacto: O fenômeno do encolhimento de cidades no Brasil

10 de fevereiro de 2025
  • Add to Queue
  • Share
    Facebook Twitter Linked In WhatsApp

#PodcastImpacto – Relação da diversidade com os resultados financeiros das empresas

12 de dezembro de 2024
Disseminação do conhecimento
Catálogo dos Centros de Estudos

As manifestações expressas por integrantes dos quadros da Fundação Getulio Vargas, nas quais constem a sua identificação como tais, em artigos e entrevistas publicados nos meios de comunicação em geral, representam exclusivamente as opiniões dos seus autores e não, necessariamente, a posição institucional da FGV. Portaria FGV Nº19

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

Nenhum resultado
Ver todos os recultados
  • Adm. de empresas
  • Adm. pública
  • Notícias
  • Colunas
    • Blog Impacto
    • Blog Gestão e Negócios
  • Vídeos
  • Podcast

-
00:00
00:00

Queue

Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00