• Sobre o Blog Impacto
  • FGV EAESP
  • FGV EAESP Pesquisa
  • Acontece
    • Notícias
    • Eventos
  • Para alunos
    • Serviços para alunos
    • Comunidade FGV
  • Para candidatos
  • Para empresas
    • Soluções para empresas
    • Clube de parceiros FGV
  • Alumni
  • Contato
Blog Impacto - FGV EAESP Pesquisa
  • Adm. de empresas
  • Adm. pública
  • Notícias
  • Colunas
    • Blog Impacto
    • Blog Gestão e Negócios
  • Vídeos
  • Podcast
Nenhum resultado
Ver todos os recultados
Blog Impacto - FGV EAESP Pesquisa
Home Blog Impacto

O Dilema Verde: o que descobri sobre carros elétricos após um ano pesquisando sua produção

8 de julho de 2025
O que não te contaram sobre o carro elétrico: um olhar sobre a produção

Por: Luis Henrique Vasconcellos

                                                                                                    

Conteúdorelacionado

O Canvas Não Basta: o Verdadeiro Desafio da Estratégia

A Escola do Futuro Começa Com a Liderança do Presente

Como a Indústria 4.0 Está Revolucionando a Rastreabilidade de Alimentos

O convite para participar do projeto de cálculo da pegada de carbono veio há pouco mais de um ano pelo nosso Centro de Sustentabilidade – FGVces. Sempre gostei do tema de automóveis. Foi um daqueles casos em que temos a sorte de receber por um assunto que gostamos de estudar! Além disso, a ideia de ter um carro elétrico sempre me encantou. O silêncio ao dirigir, a aceleração instantânea e a promessa de um ar mais limpo pareciam o caminho óbvio para um futuro sustentável. Mas, ao investigar mais a fundo, descobri uma verdade incômoda: fabricar um carro elétrico pode gerar mais emissões de CO2 do que produzir um carro a gasolina, antes mesmo de ele rodar o primeiro quilômetro.

Este artigo não é um ataque aos carros elétricos – eles são cruciais para a transição energética. É, sim, um convite para entender o quadro mais amplo, especialmente a fase de produção, conhecida como “do berço ao portão”.

Desvendando o “Berço ao Portão”

A Análise de Ciclo de Vida (ACV) avalia o impacto ambiental de um produto desde a extração de matérias-primas até seu descarte. A fase “do berço ao portão” foca na produção: mineração, processamento e montagem até o veículo sair da fábrica. É aqui que o carro elétrico enfrenta desafios. Enquanto um carro a combustão emite mais durante o uso, o elétrico concentra grande parte de seu impacto ambiental na fabricação.

O principal responsável por essa “dívida” de carbono é a bateria. Fabricar baterias de íon-lítio é um processo intensivo em energia e materiais. Lítio, cobalto, níquel e grafite, extraídos de lugares como América do Sul, Congo e Austrália, exigem mineração, transporte e refino, processos que consomem muita energia e geram emissões significativas. A montagem das células e do “pack” da bateria também é complexa. A pegada de carbono varia conforme a matriz energética do local de produção: uma bateria feita na China, onde o carvão predomina, emite muito mais do que uma produzida na Europa, com mais energia renovável.

Os Números na Mesa: Estudos, como os do International Council on Clean Transportation (ICCT) e publicados em revistas como Journal of Cleaner Production, mostram que as emissões na produção de um veículo elétrico a bateria (BEV) podem ser 30% a 70% maiores do que as de um veículo a combustão (ICEV) de tamanho similar. A bateria sozinha responde por 30% a 50% dessas emissões.

A possível redenção no Ciclo de Vida

Apesar do impacto inicial, o carro elétrico compensa essa “dívida” ao longo do uso. Sem emissões no escapamento, ele começa a superar o carro a combustão no chamado “ponto de equilíbrio”. Esse ponto depende da matriz energética local. Em países com energia limpa, como Noruega ou Brasil, pode ser alcançado em 20.000 a 30.000 km rodados. Em locais com energia mais poluente, pode chegar a 80.000 km ou mais. Estudos do ICCT indicam que, ao longo de sua vida, um carro elétrico na Europa ou EUA emite 60% a 70% menos CO2 do que um a gasolina. No Brasil, com uma matriz mais limpa, a vantagem é ainda maior.

Essa realidade mudou minha percepção. Não desisti dos elétricos, mas me tornei mais consciente e exigente. A transição para a mobilidade elétrica exige melhorias em toda a cadeia, começando com dados claros sobre a pegada de carbono da produção, produção limpa nas fábricas, novos tipos de baterias para reduzir impactos e sistemas eficientes para reciclar baterias.

Além disso, devemos questionar nossos hábitos. Eletrificar a frota é importante, mas será suficiente sem priorizar transporte público, micromobilidade e um uso mais racional do carro? Será que realmente faz sentido ter uma SUV (elétrica ou não) para um deslocamento individual num raio de 2 km no entorno de sua residência?

Gostaria de concluir apontando que a jornada para a mobilidade sustentável é complexa. Os carros elétricos são parte da solução para reduzir a poluição e combater as mudanças climáticas, mas sua produção, especialmente das baterias, ainda gera um impacto ambiental significativo. Ignorar isso não ajuda. Entender a realidade nos permite cobrar mais inovação, transparência e responsabilidade da indústria. A transição para o elétrico é necessária, mas deve ser feita com olhos abertos, garantindo que a solução de hoje não vire o problema de amanhã.

* Os artigos publicados na seção Coluna do Blog Impacto refletem exclusivamente a opinião de seus autores, não representando, necessariamente, a visão da instituição.

CompartilharTweetarCompartilharEnviar

Conteúdo relacionado

O Canvas Não Basta: o Verdadeiro Desafio da Estratégia
Blog Gestão e Negócios

O Canvas Não Basta: o Verdadeiro Desafio da Estratégia

5 de julho de 2025
A Escola do Futuro Começa Com a Liderança do Presente
Blog Gestão e Negócios

A Escola do Futuro Começa Com a Liderança do Presente

2 de julho de 2025
Como a Indústria 4.0 Está Revolucionando a Rastreabilidade de Alimentos
Administração de empresas

Como a Indústria 4.0 Está Revolucionando a Rastreabilidade de Alimentos

1 de julho de 2025

Conteúdo recente

O que não te contaram sobre o carro elétrico: um olhar sobre a produção

O Dilema Verde: o que descobri sobre carros elétricos após um ano pesquisando sua produção

8 de julho de 2025
O Canvas Não Basta: o Verdadeiro Desafio da Estratégia

O Canvas Não Basta: o Verdadeiro Desafio da Estratégia

5 de julho de 2025
A Escola do Futuro Começa Com a Liderança do Presente

A Escola do Futuro Começa Com a Liderança do Presente

2 de julho de 2025

Mais lidos

Moedas Verdes e Solares no Brasil: Inovações Financeiras para Justiça Ambiental e Inclusão Energética

Moedas Verdes e Solares no Brasil: Inovações Financeiras para Justiça Ambiental e Inclusão Energética

24 de junho de 2025
Redução da jornada de trabalho?

Redução da jornada de trabalho?

10 de abril de 2025
FGV EAESP lança Relatório de Pesquisa 2025

FGV EAESP lança Relatório de Pesquisa 2025

3 de junho de 2025
#PodcastImpacto: Como a gestão municipal pode reduzir desigualdades educacionais?

#PodcastImpacto: Como a gestão municipal pode reduzir desigualdades educacionais?

12 de junho de 2025
Da ordem ao caos: como consumidores perdem o controle

Da ordem ao caos: como consumidores perdem o controle

26 de maio de 2025
Telhados que Trabalham: como superfícies urbanas podem melhorar a sustentabilidade das cidades

Telhados que Trabalham: como superfícies urbanas podem melhorar a sustentabilidade das cidades

19 de maio de 2025

Tags

administração de empresas administração pública bem estar coronavírus corrupção covid-19 diversidade educação empreendedorismo empresas ESG Estratégia FGVcemif FGV EAESP finanças gestão gestão de saúde gestão pública gênero inovação Inteligência Artificial liderança marketing mudanças climáticas mulheres negócios Notícias internas ODS3 ODS 3 ODS 8 ODS 9 ODS 16 organizações pandemia política pública políticas públicas saúde saúde de qualidade saúde pública supply chain SUS sustentabilidade tecnologia trabalho transparência
#podcast Impacto: A relação entre autonomia e desempenho de Defensorias Públicas na América Latina

Podcast Impacto

26 Episode
Subscribe
  • Add to Queue
  • Share
    Facebook Twitter Linked In WhatsApp

  • Add to Queue
  • Share
    Facebook Twitter Linked In WhatsApp

#PodcastImpacto: Como a gestão municipal pode reduzir desigualdades educacionais?

12 de junho de 2025
  • Add to Queue
  • Share
    Facebook Twitter Linked In WhatsApp

#PodcastImpacto – Feminist Foreign Policy: liderança feminina e cultura política internacional

10 de abril de 2025
  • Add to Queue
  • Share
    Facebook Twitter Linked In WhatsApp

#PodcastImpacto: Intraempreendedorismo no setor público: inovação e inclusão social

13 de março de 2025
  • Add to Queue
  • Share
    Facebook Twitter Linked In WhatsApp

#PodcastImpacto: O fenômeno do encolhimento de cidades no Brasil

10 de fevereiro de 2025
  • Add to Queue
  • Share
    Facebook Twitter Linked In WhatsApp

#PodcastImpacto – Relação da diversidade com os resultados financeiros das empresas

12 de dezembro de 2024
Disseminação do conhecimento
Catálogo dos Centros de Estudos

As manifestações expressas por integrantes dos quadros da Fundação Getulio Vargas, nas quais constem a sua identificação como tais, em artigos e entrevistas publicados nos meios de comunicação em geral, representam exclusivamente as opiniões dos seus autores e não, necessariamente, a posição institucional da FGV. Portaria FGV Nº19

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

Nenhum resultado
Ver todos os recultados
  • Adm. de empresas
  • Adm. pública
  • Notícias
  • Colunas
    • Blog Impacto
    • Blog Gestão e Negócios
  • Vídeos
  • Podcast

-
00:00
00:00

Queue

Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00