[versão beta]
  • Sobre o Blog Impacto
  • FGV EAESP
  • FGV EAESP Pesquisa
  • Acontece
    • Notícias
    • Eventos
  • Para alunos
    • Serviços para alunos
    • Comunidade FGV
  • Para candidatos
  • Para empresas
    • Soluções para empresas
    • Clube de parceiros FGV
  • Alumni
  • Contato
Blog Impacto - FGV EAESP Pesquisa
  • Adm. de empresas
  • Adm. pública
  • Notícias
  • Colunas
    • Blog Impacto
    • Blog Gestão e Negócios
  • Vídeos
  • Podcast
Nenhum resultado
Ver todos os recultados
Blog Impacto - FGV EAESP Pesquisa
Home Administração de empresas Pesquisa e conhecimento

Qualidade da interação entre professores e alunos é fundamental para ensino remoto transformador

8 de março de 2023
Qualidade da interação entre professores e alunos é fundamental para ensino remoto transformador

Katerina Holmes / Pexels

Resumo da pesquisa

  • A aprendizagem pela descoberta e pela colaboração são elementos importantes para um ensino remoto transformador a partir da pandemia
  • Instituições de ensino também devem repensar papel do professor e das tecnologias para a aprendizagem em ambiente virtual
  • O engajamento dos estudantes e a qualidade das interações são fatores-chave para o sucesso do ensino remoto

Pesquisador(es):

Fernanda Cassab Carreira

Ricardo Barretto

Isabella Cruvinel Santiago

Janette Brunstein

A aprendizagem pela descoberta e pela colaboração, com processos centrados no aluno, são alguns dos elementos que contribuem para um ensino remoto transformador. Além de explorar essas janelas de conhecimento, as instituições de ensino podem repensar o papel do professor e das tecnologias, segundo artigo com a participação da pesquisadora da FGV EAESP Fernanda Carreira publicado na “Revista de Administração de Empresas”.

A pesquisa é um estudo de caso sobre a disciplina Formação Integrada para a Sustentabilidade, da graduação em Administração da FGV EAESP, no período de fevereiro a junho de 2020. No mês de março, ocorreu a migração das atividades para o ensino remoto devido à pandemia de Covid-19. Portanto, a maioria das aulas ocorreu de forma virtual. Os autores realizaram grupos focais e entrevistas com estudantes matriculados, além da análise de formulários de avaliação da disciplina preenchidos pelos discentes.

Conteúdorelacionado

Enfrentando o futuro incerto: aprendizado e colaboração em tempos de crise

O que a pandemia ensinou sobre Trabalho Remoto

Ferramenta prática auxilia em momentos de indecisão profissional

O artigo ressalta que as ferramentas tecnológicas precisam estar a serviço da qualidade das interações para que, mesmo com a distância física, os estudantes se sintam parte de uma construção coletiva e mobilizem-se para os debates e práticas. O engajamento da turma no ensino remoto está relacionado a possibilidades como conversas com pessoas de fora, reuniões em grupos menores e acesso a cenas cotidianas do ambiente doméstico, experiência que propicia momentos de descontração. Neste sentido, o dispositivo tecnológico escolhido para as aulas é a parte menos relevante para a aprendizagem em ambiente virtual, frisam os pesquisadores.

Segundo os depoimentos dos estudantes, o professor deve estar disposto a ouvir e mobilizar afetos para a boa qualidade do ensino remoto. O tempo dedicado à aproximação pessoal entre estudantes e alunos contribuiu para o desenvolvimento de uma relação de confiança e respeito.

Confira o artigo na íntegra

Tags: ambiente virtualaprendizagemensinoensino remotoestudantesfgv alunosODS4pandemiaprofessor
CompartilharTweetarCompartilharEnviar

Conteúdo relacionado

Enfrentando o futuro incerto: aprendizado e colaboração em tempos de crise
Administração de empresas

Enfrentando o futuro incerto: aprendizado e colaboração em tempos de crise

10 de julho de 2024
O que a pandemia ensinou sobre Trabalho Remoto
Administração de empresas

O que a pandemia ensinou sobre Trabalho Remoto

3 de abril de 2024
Ferramenta prática auxilia em momentos de indecisão profissional
Administração de empresas

Ferramenta prática auxilia em momentos de indecisão profissional

27 de março de 2024

Conteúdo recente

Pesquisa de Impacto: Educação Financeira na aldeia Kamakã

Pesquisa de Impacto: Educação Financeira na aldeia Kamakã

7 de maio de 2025
Laboratórios Vivos de Agricultura: Inovação Aberta para um Futuro Sustentável

Laboratórios Vivos de Agricultura: Inovação Aberta para um Futuro Sustentável

5 de maio de 2025
Professora da FGV EAESP representa o Brasil no Comitê Executivo da BALAS

Professora da FGV EAESP representa o Brasil no Comitê Executivo da BALAS

3 de maio de 2025

Mais lidos

Redução da jornada de trabalho?

Redução da jornada de trabalho?

10 de abril de 2025
Ondas de calor: projeto aplicado propõe soluções para o Jardim Ibirapuera

Ondas de calor: projeto aplicado propõe soluções para o Jardim Ibirapuera

17 de abril de 2025
Empresas estatais devem ter lucro?

Empresas estatais devem ter lucro?

9 de fevereiro de 2023
Geografia do Pix: estudo revela padrões de uso e impacto do meio de pagamento no Brasil

Geografia do Pix: estudo revela padrões de uso e impacto do meio de pagamento no Brasil

21 de abril de 2025
Coopetição e Internacionalização de PMEs: Como Instituições Formais Apoiam a Expansão Global

Coopetição e Internacionalização de PMEs: Como Instituições Formais Apoiam a Expansão Global

9 de abril de 2025
#PodcastImpacto – Feminist Foreign Policy: liderança feminina e cultura política internacional

#PodcastImpacto – Feminist Foreign Policy: liderança feminina e cultura política internacional

10 de abril de 2025

Tags

administração de empresas administração pública bem estar coronavírus corrupção covid-19 diversidade educação empreendedorismo empresas ESG Estratégia FGVcemif FGV EAESP finanças gestão gestão de saúde gestão pública gênero inovação Inteligência Artificial liderança marketing mudanças climáticas mulheres negócios Notícias internas ODS3 ODS 3 ODS 8 ODS 9 ODS 16 organizações pandemia política pública políticas públicas saúde saúde de qualidade saúde pública supply chain SUS sustentabilidade tecnologia trabalho transparência
#podcast Impacto: A relação entre autonomia e desempenho de Defensorias Públicas na América Latina

Podcast Impacto

25 Episode
Subscribe
  • Add to Queue
  • Share
    Facebook Twitter Linked In WhatsApp

  • Add to Queue
  • Share
    Facebook Twitter Linked In WhatsApp

#PodcastImpacto – Feminist Foreign Policy: liderança feminina e cultura política internacional

10 de abril de 2025
  • Add to Queue
  • Share
    Facebook Twitter Linked In WhatsApp

#PodcastImpacto: Intraempreendedorismo no setor público: inovação e inclusão social

13 de março de 2025
  • Add to Queue
  • Share
    Facebook Twitter Linked In WhatsApp

#PodcastImpacto: O fenômeno do encolhimento de cidades no Brasil

10 de fevereiro de 2025
  • Add to Queue
  • Share
    Facebook Twitter Linked In WhatsApp

#PodcastImpacto – Relação da diversidade com os resultados financeiros das empresas

12 de dezembro de 2024
  • Add to Queue
  • Share
    Facebook Twitter Linked In WhatsApp

#PodcastImpacto – Como a imigração forçada impacta a violência?

22 de novembro de 2024
Disseminação do conhecimento
Catálogo dos Centros de Estudos

As manifestações expressas por integrantes dos quadros da Fundação Getulio Vargas, nas quais constem a sua identificação como tais, em artigos e entrevistas publicados nos meios de comunicação em geral, representam exclusivamente as opiniões dos seus autores e não, necessariamente, a posição institucional da FGV. Portaria FGV Nº19

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

Nenhum resultado
Ver todos os recultados
  • Adm. de empresas
  • Adm. pública
  • Notícias
  • Colunas
    • Blog Impacto
    • Blog Gestão e Negócios
  • Vídeos
  • Podcast

-
00:00
00:00

Queue

Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00