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Blog Impacto - FGV EAESP Pesquisa
Home Administração de empresas

Ao assumir novas responsabilidades, soft skills serão principais competências requerida dos profissionais de Supply Chain Management

24 de agosto de 2021
Ao assumir novas responsabilidades, soft skills serão principais competências requerida dos profissionais de Supply Chain Management

Imagem: fauxels / Pexels

Resumo da pesquisa

  • Profissionais de Supply Chain Management ainda não compreendem a relevância de ter contato e familiaridade com outras áreas internas da organização, uma lacuna que precisa ser endereçada
  • Do ponto de vista técnico, os gestores precisam ser proficientes nas habilidades logísticas básicas, ter foco no consumidor e habilidades analíticas, além de se manterem atualizados com tecnologias da transformação digital
  • Pesquisadores apontam no estudo alguns caminhos sobre quais competências cada profissional de Supply Chain irá precisar, conforme o seu foco de atuação e setor

Pesquisador(es):

Manoel Andrade da Silva Reis
Claudio Minerbo
Priscila Laczynski de Souza Miguel

Confira o estudo na íntegra

 

A partir de uma pesquisa que entrevistou 239 profissionais de Supply Chain, explorando 44 diferentes competências importantes para o setor, pesquisadores da FGV EAESP chegaram à conclusão que dentre as muitas novas habilidades que serão requeridas dos profissionais de Supply Chain Management (SCM), as habilidades interpessoais, também conhecidas como soft skills, serão as mais requeridas pelo mercado.

Isso acontece porque os profissionais de SCM estão cada vez mais assumindo novos papéis e responsabilidades dentro das corporações, com maior envolvimento na tomada de decisões.

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Os pesquisadores também destacaram que a maior parte dos profissionais de SCM ainda não parecem compreender por completo a relevância de terem contato e familiaridade com outras áreas internas das suas organizações, o que ainda se configura como uma lacuna de conhecimento que tais profissionais precisarão preencher.

Em uma perspectiva técnica, as habilidades requeridas serão amplas: além dos gestores precisarem ser proficientes nas habilidades técnicas logísticas básicas, também deverão dar atenção à questões de negócio com foco no consumidor (customer centric), reforçar as habilidades analíticas e, sobretudo, estarem atentos às novas tecnologias que vão apoiar a transformação digital das companhias.

“Nosso estudo pode servir como um guia no momento de buscar novos talentos e treinar profissionais de SCM, pois enfatizamos as competências que são comuns a todas as funções de SCM e também destacamos aquelas que são específicas, a depender do escopo de atuação”, sugerem os autores.

Confira o estudo na íntegra em publicação no Brazilian Journal of Operations & Production Management.

Tags: competênciashabilidadesSCMsupply chainsupply chain managementtreinamentos
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