• Sobre o Blog Impacto
  • FGV EAESP
  • FGV EAESP Pesquisa
  • Acontece
    • Notícias
    • Eventos
  • Para alunos
    • Serviços para alunos
    • Comunidade FGV
  • Para candidatos
  • Para empresas
    • Soluções para empresas
    • Clube de parceiros FGV
  • Alumni
  • Contato
Blog Impacto - FGV EAESP Pesquisa
  • Adm. de empresas
  • Adm. pública
  • Notícias
  • Colunas
    • Blog Impacto
    • Blog Gestão e Negócios
  • Vídeos
  • Podcast
Nenhum resultado
Ver todos os recultados
Blog Impacto - FGV EAESP Pesquisa
Home Administração de empresas

Ativismo de CEOs em mídias sociais pode influenciar a opinião pública e o debate sociopolítico

25 de março de 2024
Ativismo de CEOs em mídias sociais pode influenciar a opinião pública e o debate sociopolítico

Resumo da pesquisa

Resumo da pesquisa:

  1. Explora os processos em que CEOs ativistas constroem e projetam suas identidades online engajando grandes públicos em vários temas sociopolíticos.
  2. Identifica 6 facetas que o CEO Luciano Hang usa em seu Instagram: CEO empreendedor ativista, defensor do livre mercado, ser humano, líder humilde, politicamente conectado e anti-esquerdista.
  3. As seis facetas transformaram Hang em um poderoso ativista sociopolítico.

Pesquisador(es):

Pesquisador(es):

Amon Barros

Benjamin Rosenthal

Bruno Leandro

Caio Coelho

Executivos-chefes (CEOs) estão assumindo um papel cada vez mais proeminente na esfera pública, expressando suas opiniões sobre questões controversas, especialmente em um contexto de divisões políticas. Embora o envolvimento desses líderes em causas sociais tenha sido muito estudado, ainda há uma lacuna no entendimento de como os CEOs participam do ativismo, principalmente por meio das mídias sociais. Os CEOs ativistas atuam como agentes políticos ao tentarem influenciar publicamente questões sociais ou políticas que não estão diretamente relacionadas aos seus negócios. O ativismo empresarial representa a manifestação pública da posição de um CEO sobre uma questão polêmica e se distingue de outras formas de engajamento político por ser público, discursivo e simbólico.

Com o objetivo de estudar o processo de construção de identidades online de CEOs ativistas, os pesquisadores da FGV EAESP, Amon Barros, Benjamin Rosenthal, Bruno Leandro, em conjunto com Caio Coelho, publicaram na Human Relations uma pesquisa analisando a atividade de Luciano Hang, bilionário, dono e CEO da Havan, uma das maiores empresas varejistas do Brasil, em suas mídias sociais. Hang é defensor ativo do conservadorismo político, do empreendedorismo e do liberalismo econômico.

Conteúdorelacionado

Como os Ecossistemas Empreendedores se formam

Empreendedorismo tecnológico em comunidades de baixa renda

#podcast Impacto: Fomentando bons negócios: Colaboração entre scale-ups e corporações

Para isso, foi utilizada a Análise Visual Crítica do conteúdo postado por Luciano Hang no Instagram, onde possui mais de 5 milhões de seguidores. A pesquisa examinou todas as postagens de Hang de fevereiro de 2018 a novembro de 2020. A Análise Visual Crítica (CVA) observa as imagens e vídeos em aspectos como cores, mensagens e história para identificar códigos descritivos. Nesta pesquisa foram selecionados 43 códigos, incluindo temas como economia, empreendedorismo e propaganda política, para compreender a narrativa e as opiniões transmitidas.

A pesquisa revela que CEOs não apenas abordam questões específicas, mas também moldam cuidadosamente suas personas online para se alinhar a normas sociais e valores do seu campo político. Isso sugere que o ativismo empresarial vai além de declarações isoladas, envolvendo a criação de identidades atraentes que amplificam seu impacto. No caso de Luciano Hang, por exemplo, foram identificadas seis facetas de sua identidade online: CEO empreendedor ativista, defensor do livre mercado, ser humano, líder humilde, politicamente conectado e anti-esquerdista.

Combinadas, as seis facetas transformaram Hang em um poderoso ativista sociopolítico. Os pesquisadores identificaram temas e estilos que se alinham com os discursos da nova direita brasileira, destacando como o processo de construção de identidade online do ativista CEO é permeado pela elaboração estratégica da marca pessoal, curadoria e produção cuidadosa de conteúdo, transmissão de autenticidade, interação, conexão e criação de vínculos emocionais com o público, e performance com base em múltiplos interesses do público. O estudo mostra que, ao adotar esses cinco mecanismos de personal branding, CEOs podem construir sua identidade online e impulsionar seu ativismo, comunicando melhor valores e ideias sociopolíticas para influenciar o público.

Finalmente, o estudo serve como um ponto de partida para explorar outras manifestações da influência de celebridades online na política. Este estudo oferece insights sobre como o branding pessoal afeta a opinião pública por meio de discursos sociopolíticos de celebridades digitais e outras pessoas famosas.

 

Tags: ativismoativismo empresarialCEOempreendedorismomarketing pessoalmídia socialsociopolítico
CompartilharTweetarCompartilharEnviar

Conteúdo relacionado

Como os Ecossistemas Empreendedores se formam
Administração de empresas

Como os Ecossistemas Empreendedores se formam

14 de outubro de 2025
Empreendedorismo tecnológico em comunidades de baixa renda
Administração de empresas

Empreendedorismo tecnológico em comunidades de baixa renda

30 de outubro de 2024
Podcast

#podcast Impacto: Fomentando bons negócios: Colaboração entre scale-ups e corporações

30 de agosto de 2024

Conteúdo recente

Quando a régua não cabe: o risco de se medir pessoas como máquinas

Quando a régua não cabe: o risco de se medir pessoas como máquinas

20 de outubro de 2025
A Solidão do Poder Precisa Mesmo Ser Solitária?

A Solidão do Poder Precisa Mesmo Ser Solitária?

17 de outubro de 2025
Estratégia e Governança de IA: Caminhos Para a Vantagem Competitiva

Estratégia e Governança de IA: Caminhos Para a Vantagem Competitiva

15 de outubro de 2025

Mais lidos

Poderiam as máquinas pensar tal como os humanos?

Poderiam as máquinas pensar tal como os humanos?

20 de setembro de 2025
Professores da FGV EAESP estão entre os mais influentes do mundo, segundo ranking internacional

Professores da FGV EAESP estão entre os mais influentes do mundo, segundo ranking internacional

14 de outubro de 2025
Estudo da FGV propõe impostos sobre o tabaco para financiar prevenção ao câncer de pulmão

Consumo e varejo desaceleram no Brasil: projeções da FGV para 2025 e 2026

31 de julho de 2025
Novos docentes fortalecem a excelência acadêmica da FGV EAESP

Novos docentes fortalecem a excelência acadêmica da FGV EAESP

3 de outubro de 2025
Como a Amazônia pode transformar executivos de sustentabilidade

Como escândalos de corrupção mudam parcerias entre empresas e organizações sem fins lucrativos

5 de setembro de 2025
Empresas estatais devem ter lucro?

Empresas estatais devem ter lucro?

9 de fevereiro de 2023

Tags

administração de empresas administração pública bem estar coronavírus corrupção covid-19 desenvolvimento sustentável diversidade educação empreendedorismo empresas ESG Estratégia FGV EAESP finanças gestão gestão de saúde gestão pública gênero inovação Inteligência Artificial liderança marketing mudanças climáticas mulheres negócios Notícias internas ODS3 ODS 3 ODS 8 ODS 9 ODS 16 organizações pandemia política pública políticas públicas saúde saúde de qualidade saúde pública supply chain SUS sustentabilidade tecnologia trabalho transparência
#podcast Impacto: A relação entre autonomia e desempenho de Defensorias Públicas na América Latina

Podcast Impacto

29 Episode
Subscribe
  • Add to Queue
  • Share
    Facebook Twitter Linked In WhatsApp

  • Add to Queue
  • Share
    Facebook Twitter Linked In WhatsApp

#PodcastImpacto – Urbanismo feminista: o caso de Barcelona

16 de setembro de 2025
  • Add to Queue
  • Share
    Facebook Twitter Linked In WhatsApp

#PodcastImpacto: Agentes prisionais e emoções no trabalho

18 de agosto de 2025
  • Add to Queue
  • Share
    Facebook Twitter Linked In WhatsApp

#PodcastImpacto: Eficiência e acesso em saúde: o que podemos aprender com sistemas universais em países em desenvolvimento?

11 de julho de 2025
  • Add to Queue
  • Share
    Facebook Twitter Linked In WhatsApp

#PodcastImpacto: Como a gestão municipal pode reduzir desigualdades educacionais?

12 de junho de 2025
  • Add to Queue
  • Share
    Facebook Twitter Linked In WhatsApp

#PodcastImpacto – Feminist Foreign Policy: liderança feminina e cultura política internacional

10 de abril de 2025
Disseminação do conhecimento
Catálogo dos Centros de Estudos

As manifestações expressas por integrantes dos quadros da Fundação Getulio Vargas, nas quais constem a sua identificação como tais, em artigos e entrevistas publicados nos meios de comunicação em geral, representam exclusivamente as opiniões dos seus autores e não, necessariamente, a posição institucional da FGV. Portaria FGV Nº19

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

Nenhum resultado
Ver todos os recultados
  • Adm. de empresas
  • Adm. pública
  • Notícias
  • Colunas
    • Blog Impacto
    • Blog Gestão e Negócios
  • Vídeos
  • Podcast

-
00:00
00:00

Queue

Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00