[versão beta]
  • Sobre o Blog Impacto
  • FGV EAESP
  • FGV EAESP Pesquisa
  • Acontece
    • Notícias
    • Eventos
  • Para alunos
    • Serviços para alunos
    • Comunidade FGV
  • Para candidatos
  • Para empresas
    • Soluções para empresas
    • Clube de parceiros FGV
  • Alumni
  • Contato
Blog Impacto - FGV EAESP Pesquisa
  • Adm. de empresas
  • Adm. pública
  • Análise
  • Colunas
  • Vídeos
  • Podcast
Nenhum resultado
Ver todos os recultados
Blog Impacto - FGV EAESP Pesquisa
Home Administração de empresas

Barreiras estruturais restringem mercado de títulos verdes no Brasil

3 de julho de 2020
Barreiras estruturais restringem mercado de títulos verdes no Brasil

FOTO: MICHEILE HENDERSON / UNSPLASH

Um ambiente macroeconômico e jurídico estável contribui para o desenvolvimento do mercado de títulos verdes. É o que encontrou o estudo realizado por pesquisadores do Centro de Estudos em Sustentabilidade (FGVces) da FGV EAESP, do Centro de Estudos do Agronegócio (FGV Agro) da FGV EESP e do Imperial College London, publicado em 5 de junho no periódico “Journal of Sustainable Finance & Investment”.

Os títulos verdes, ou green bonds, são títulos de dívida em que o emissor capta recursos para financiar exclusivamente projetos com adicionalidade ambiental, como energia renovável, eficiência energética, transporte de baixo carbono e projetos florestais. Aumentar fluxos financeiros para a mitigação e a adaptação climática é essencial para que o Brasil alcance os compromissos assumidos no Acordo de Paris. Por exemplo, estima-se que são necessários investimentos entre R$ 347 bilhões e R$ 581 bilhões em fontes de energias renováveis no país.

Conteúdorelacionado

FGVces procura organizações parceiras para a realização de estudos e práticas sustentáveis

No estudo, foram realizadas entrevistas com nove atores do mercado de capitais: três organizações de gestão de ativos, duas associações de investidores, três organizações que promovem investimentos sustentáveis e uma entidade governamental. As organizações foram selecionadas por representarem atores envolvidos na gestão ou na promoção de investimentos de baixo carbono. Um levantamento na literatura de possíveis barreiras para o mercado de títulos verdes serviu de guia para as entrevistas.

A pesquisa conclui que as condições que promovem o mercado de títulos convencional também contribuem para o desenvolvimento do mercado de títulos verdes. Foram apontados que o ambiente político estável, estabilidade macroeconômica, proteção legal adequada a investidores e um sistema judicial confiável contribuem para que investidores tenham maior confiança para realizar investimentos de longo prazo. “A observância a essas condições é ainda mais relevante em países em desenvolvimento, em virtude de suas fragilidades institucionais”, diz Camila Yamahaki, pesquisadora do FGVces e uma das autoras do artigo.

Também foram avaliadas barreiras específicas dos títulos verdes. Segundo os entrevistados, os custos relacionados aos títulos verdes, como a necessidade de parecer de segunda opinião e auditoria independente dos relatórios anuais, não são impeditivos se comparados com o volume médio de emissão dos títulos verdes. Por outro lado, apontaram que há poucas empresas com capacidade financeira de emitir títulos com o volume exigido por investidores e que o retorno ajustado ao risco é percebido como baixo.

“A análise dos desafios para o desenvolvimento do mercado de green bonds tem como objetivo contribuir para uma discussão de política pública, apontando quais as condições necessárias para o seu desenvolvimento”, afirma Camila Yamahaki. Segundo a pesquisadora, o próximo passo seria analisar barreiras para o aumento de investimentos privados em setores específicos de baixo carbono.

Acesse no link o artigo “Structural and specific barriers to the development of a green bond market in Brazil”.

 

Tags: FGVcesgreen bondsmercado de títulostítulos verdes
Compartilhar11TweetarCompartilharEnviar

Conteúdo relacionado

FGVces procura organizações parceiras para a realização de estudos e práticas sustentáveis
Administração de empresas

FGVces procura organizações parceiras para a realização de estudos e práticas sustentáveis

15 de janeiro de 2022

Conteúdo recente

Telemedicina

Remuneração e qualificação de profissionais são entraves para a telemedicina no Brasil

27 de janeiro de 2023
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável contribuem para produção de conhecimento sobre negócios

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável contribuem para produção de conhecimento sobre negócios

26 de janeiro de 2023
pessoa digita notebook

Idioma e custos estão entre os desafios de pesquisadores para publicar em revistas internacionais sobre administração

23 de janeiro de 2023

Mais lidos

escola pública

Queda de arrecadação poderia abrir caminhos para Brasil financiar educação através de dívida pública

29 de dezembro de 2022
FGV EAESP sediará workshop de desenvolvimento de artigos em parceria com a Academy of Management

FGV EAESP sediará workshop de desenvolvimento de artigos em parceria com a Academy of Management

20 de dezembro de 2022
Auditorias que fornecem selo de credibilidade e estratégias de ESG trazem impacto social para negócios

Auditorias que fornecem selo de credibilidade e estratégias de ESG trazem impacto social para negócios

9 de janeiro de 2023
Apenas 6% dos artigos brasileiros sobre gestão escolar têm foco em diretores

Apenas 6% dos artigos brasileiros sobre gestão escolar têm foco em diretores

27 de dezembro de 2022
PM São Paulo operação rodoanel

Em São Paulo, câmeras corporais contribuem para redução de mortes em intervenções da PM

22 de dezembro de 2022
#podcast Impacto: Como as empresas e suas cadeias de suprimentos interagem com o meio ambiente sob a incerteza?

#podcast Impacto: Como as empresas e suas cadeias de suprimentos interagem com o meio ambiente sob a incerteza?

13 de janeiro de 2023

Tags

administração de empresas auxílio emergencial bem estar cidades e comunidades sustentáveis consumo coronavírus covid-19 covil-19 diversidade economia educação ESG Estratégia FGVcemif FGV EAESP FGV EAESP Pesquisa finanças gestão gestão de saúde gestão pública gênero inovação liderança marketing mulheres NEB Notícias internas ODS3 ODS10 organizações pandemia pesquisa política política pública políticas públicas saúde saúde de qualidade saúde pública Sistema Único de Saúde supply chain SUS sustentabilidade tecnologia trabalho transparência

FGV EAESP PESQUISA

Institucional
Pesquisadores
Apoio Financeiro a Professores
Agências de fomento
Conexão Pesquisa

JOVENS PESQUISADORES

Programa de Iniciação à Pesquisa
Residência em Pesquisa
Conexão Local
PIBIC

PESQUISA CIENTÍFICA

Linhas de Pesquisa
Indicadores

PESQUISA APLICADA

Centros de Estudos
Indicadores

PUBLICAÇÕES

Relatórios de pesquisas
Sínteses de pesquisas
Relatórios - PIBIC
Relatórios – Conexão Local
Anuários de Pesquisas
Teses e Dissertações
Casos de Impacto Social

As manifestações expressas por integrantes dos quadros da Fundação Getulio Vargas, nas quais constem a sua identificação como tais, em artigos e entrevistas publicados nos meios de comunicação em geral, representam exclusivamente as opiniões dos seus autores e não, necessariamente, a posição institucional da FGV. Portaria FGV Nº19

Nenhum resultado
Ver todos os recultados
  • Adm. de empresas
  • Adm. pública
  • Análise
  • Colunas
  • Vídeos
  • Podcast

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

-
00:00
00:00

Queue

Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00