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Blog Impacto - FGV EAESP Pesquisa
Home Administração de empresas Estratégia empresarial

Pesquisas mais aprofundadas sobre orientação para a aprendizagem podem contribuir para vantagem competitiva das empresas

19 de janeiro de 2023
Pesquisas mais aprofundadas sobre orientação para a aprendizagem podem contribuir para vantagem competitiva das empresas

Dan Dimmock / Unsplash

Resumo da pesquisa

– A orientação para a aprendizagem é uma perspectiva de estudos que contribui para a inovação das empresas, o que assegura sua vantagem competitiva

– Artigo analisa a abordagem de 46 estudos publicados a partir de 2010 em revistas de negócios sobre orientação para a aprendizagem

– Conceito ainda é confundido com uma orientação estratégica para as empresas e seu significado teórico não é plenamente explorado pela literatura


Pesquisador(es):

William E. Baker

Debmalya Mukherjee

Marcelo Gattermann Perin

A perspectiva de estudos da orientação para a aprendizagem está ligada à busca de vantagem competitiva das organizações. São pesquisas que trazem aportes para pensar a capacidade, a inovação e o desempenho das empresas para além de medidas absolutas de sucesso, como vendas e crescimento do lucro em comparação com a concorrência. Sem uma orientação para a aprendizagem consolidada, as empresas podem cair em armadilhas como realizar ações repetitivas e imitações.

Porém, a orientação para a aprendizagem não é sinônimo de uma orientação estratégica para as empresas. Isto porque a orientação para a aprendizagem está ligada ao monitoramento de qualidade das informações que compõem o planejamento estratégico, o qual por sua vez subsidia as orientações estratégicas.

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A afirmação é de artigo com a coautoria do pesquisador da FGV EAESP Marcelo Gattermann Perin publicado na revista “Journal of Business Research”. Os autores analisam a literatura sobre aprendizagem organizacional e sua relação com as orientações estratégicas das empresas através de artigos publicados a partir de 2010 em revistas bem classificadas na área de negócios.

Segundo o artigo, 16 dos 46 estudos consultados operacionalizam a orientação para a aprendizagem apenas como um compromisso com a aprendizagem, o que não captura seu significado teórico. Os autores também indicam que os trabalhos fundamentais sobre o conceito são originados em países desenvolvidos. Portanto, é interessante avançar na compreensão sobre a orientação para a aprendizagem em outros contextos, como os mercados emergentes.

Confira o artigo na íntegra

Tags: empresasEstratégiaorganizaçõesorientação estratégicaorientação para a aprendizagemvantagem competitiva
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