[versão beta]
  • Sobre o Blog Impacto
  • FGV EAESP
  • FGV EAESP Pesquisa
  • Acontece
    • Notícias
    • Eventos
  • Para alunos
    • Serviços para alunos
    • Comunidade FGV
  • Para candidatos
  • Para empresas
    • Soluções para empresas
    • Clube de parceiros FGV
  • Alumni
  • Contato
Blog Impacto - FGV EAESP Pesquisa
  • Adm. de empresas
  • Adm. pública
  • Análise
  • Colunas
  • Vídeos
  • Podcast
Nenhum resultado
Ver todos os recultados
Blog Impacto - FGV EAESP Pesquisa
Home Administração de empresas Estratégias de marketing

Taxa de conversão de doações são maiores na reta final de campanhas de crowdfunding do tipo “tudo ou nada”

4 de março de 2020
Taxa de conversão de doações são maiores na reta final de campanhas de crowdfunding do tipo “tudo ou nada”

Resumo da pesquisa

  • As doações para projetos de financiamento coletivo do tipo “tudo ou nada” se concentram no início e no final das campanhas
  • Pesquisa revela, no entanto, que as taxas de conversão são maiores na reta final
  • Isso acontece porque nessa fase os visitantes sentem que a sua doação é mais útil

Pesquisador(es):

Lucia Barros

Promover um projeto de financiamento coletivo exige atividades promocionais para convencer as pessoas a visitarem sua página da web, e dados indicam que menos de 1% dos visitantes realmente contribuem para os projetos. Isso significa que muitos esforços para atrair o público ainda não conseguem ser convertidos em contribuições. Estudo realizado por pesquisadores da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV EAESP) e da Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas (FGV EBAPE) revela que as taxas de conversão — ou seja, o número de visitantes da página que realmente fazem doações — são maiores na reta final das campanhas do tipo “tudo ou nada”.

A pesquisa foi feita em parceria com o Catarse, principal plataforma de crowdfunding do Brasil que promove principalmente projetos culturais — como a produção de álbuns de música ou filmes, por exemplo. Foram analisados 934 projetos que tiveram campanhas de financiamento entre 2011 e 2013. O estudo foi publicado em janeiro, na revista científica “Journal of the Association for Consumer Research”.

Conteúdorelacionado

Em carta publicada na Science, professor da FGV e autoridades enumeram desafios das políticas de saúde no Brasil

Interações na cadeia de suprimentos da produção avícola geram aprendizados sobre sustentabilidade

Cultura de inclusão nas organizações contribui para acolhimento de profissionais com Transtorno do Espectro Autista

O número de doações para campanhas de crowdfunding desse tipo segue um formato de U — com picos no início e no fim. A novidade do estudo foi justamente avaliar a taxa de conversão, e não somente os números totais de doação em cada fase. De acordo com os autores, “os visitantes preferem financiar projetos mais tarde, quando percebem que sua contribuição será mais útil”. Isso porque, no tipo de campanha analisado, os projetos somente recebem as doações se a meta for atingida — caso contrário, não recebem nada.

Doações iniciais ajudam

As taxas de conversão na fase inicial da campanha são mais baixas, mas um começo forte é importante para que o visitante perceba, ao final, que o apoio dele é crítico para o sucesso do projeto. “Esse ‘quase lá’ é uma condição importante. Se a campanha estiver acabando e o projeto não tiver chance de sucesso, esse pico de doações ao final não acontece”, diz Lucia Barros, docente da FGV EAESP.

De acordo com a pesquisadora, o esforço de divulgação no meio da campanha acaba sendo o menos útil. “Estudos sugerem que campanhas mais curtas têm mais probabilidade de sucesso, que é o oposto do que as pessoas geralmente pensam”, avalia. Apesar de campanhas do tipo “tudo ou nada” serem consideradas mais arriscadas, estudos indicam que esse formato é o que gera a condição de urgência nas pessoas e leva ao aumento das taxas de conversão ao final da campanha.

CompartilharTweetarCompartilharEnviar

Conteúdo relacionado

Em carta publicada na Science, professor da FGV e autoridades enumeram desafios das políticas de saúde no Brasil
Políticas públicas

Em carta publicada na Science, professor da FGV e autoridades enumeram desafios das políticas de saúde no Brasil

31 de maio de 2023
avicultura
Gestão de operações e logística

Interações na cadeia de suprimentos da produção avícola geram aprendizados sobre sustentabilidade

26 de maio de 2023
Cultura de inclusão nas organizações contribui para acolhimento de profissionais com Transtorno do Espectro Autista
Estudos organizacionais

Cultura de inclusão nas organizações contribui para acolhimento de profissionais com Transtorno do Espectro Autista

9 de maio de 2023

Conteúdo recente

Em carta publicada na Science, professor da FGV e autoridades enumeram desafios das políticas de saúde no Brasil

Em carta publicada na Science, professor da FGV e autoridades enumeram desafios das políticas de saúde no Brasil

31 de maio de 2023
avicultura

Interações na cadeia de suprimentos da produção avícola geram aprendizados sobre sustentabilidade

26 de maio de 2023
Cultura de inclusão nas organizações contribui para acolhimento de profissionais com Transtorno do Espectro Autista

Cultura de inclusão nas organizações contribui para acolhimento de profissionais com Transtorno do Espectro Autista

9 de maio de 2023

Mais lidos

Cultura de inclusão nas organizações contribui para acolhimento de profissionais com Transtorno do Espectro Autista

Cultura de inclusão nas organizações contribui para acolhimento de profissionais com Transtorno do Espectro Autista

9 de maio de 2023
FGV EAESP sediará evento internacional sobre democracia e crise climática – SUBMISSÕES PRORROGADAS

FGV EAESP sediará evento internacional sobre democracia e crise climática – SUBMISSÕES PRORROGADAS

26 de abril de 2023
Pandemia e trabalho remoto aumentaram risco de fraudes corporativas, apontam profissionais de governança, risco e compliance

Pandemia e trabalho remoto aumentaram risco de fraudes corporativas, apontam profissionais de governança, risco e compliance

3 de abril de 2023
Posicionamento do Magalu durante a pandemia ensina sobre  estratégia empresarial em tempos de crise

Posicionamento do Magalu durante a pandemia ensina sobre estratégia empresarial em tempos de crise

25 de setembro de 2021
Sistemas de informação estratégicos contribuem para a inovação em empresas brasileiras

Sistemas de informação estratégicos contribuem para a inovação em empresas brasileiras

8 de março de 2022
Oficina do curso de Administração Pública da FGV EAESP acolhe novos estudantes com aprendizagem baseada na prática

Oficina do curso de Administração Pública da FGV EAESP acolhe novos estudantes com aprendizagem baseada na prática

2 de maio de 2023

Tags

administração de empresas administração pública auxílio emergencial bem estar consumo coronavírus covid-19 diversidade educação empresas ESG Estratégia FGVcemif FGV EAESP FGV EAESP Pesquisa financiamento finanças gestão gestão de saúde gestão pública gênero inovação liderança marketing mulheres municípios NEB Notícias internas ODS3 ODS10 organizações pandemia pesquisa política política pública políticas públicas saúde saúde de qualidade saúde pública supply chain SUS sustentabilidade tecnologia trabalho transparência

FGV EAESP PESQUISA

Institucional
Pesquisadores
Apoio Financeiro a Professores
Agências de fomento
Conexão Pesquisa

JOVENS PESQUISADORES

Programa de Iniciação à Pesquisa
Residência em Pesquisa
Conexão Local
PIBIC

PESQUISA CIENTÍFICA

Linhas de Pesquisa
Indicadores

PESQUISA APLICADA

Centros de Estudos
Indicadores

PUBLICAÇÕES

Relatórios de pesquisas
Sínteses de pesquisas
Relatórios - PIBIC
Relatórios – Conexão Local
Anuários de Pesquisas
Teses e Dissertações
Casos de Impacto Social

As manifestações expressas por integrantes dos quadros da Fundação Getulio Vargas, nas quais constem a sua identificação como tais, em artigos e entrevistas publicados nos meios de comunicação em geral, representam exclusivamente as opiniões dos seus autores e não, necessariamente, a posição institucional da FGV. Portaria FGV Nº19

Nenhum resultado
Ver todos os recultados
  • Adm. de empresas
  • Adm. pública
  • Análise
  • Colunas
  • Vídeos
  • Podcast

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

-
00:00
00:00

Queue

Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00