[versão beta]
  • Sobre o Blog Impacto
  • FGV EAESP
  • FGV EAESP Pesquisa
  • Acontece
    • Notícias
    • Eventos
  • Para alunos
    • Serviços para alunos
    • Comunidade FGV
  • Para candidatos
  • Para empresas
    • Soluções para empresas
    • Clube de parceiros FGV
  • Alumni
  • Contato
Blog Impacto - FGV EAESP Pesquisa
  • Adm. de empresas
  • Adm. pública
  • Análise
  • Colunas
  • Vídeos
  • Podcast
Nenhum resultado
Ver todos os recultados
Blog Impacto - FGV EAESP Pesquisa
Home Administração de empresas Gestão da informação

Construir uma marca pessoal nas redes sociais exige coerência nos conteúdos postados

3 de abril de 2020
Construir uma marca pessoal nas redes sociais exige coerência nos conteúdos postados

Resumo da pesquisa

  • Desenvolver uma imagem pública nas mídias sociais (self-branding) atende a um determinado propósito, como um objetivo profissional ou a defesa de uma causa
  • Análise de postagens da ativista sueca Greta Thunberg mostrou coerência nos conteúdos veiculados e na narrativa para a construção de sua marca pessoal
  • Estudo deve avançar com a identificação dos elementos decisivos para a influência digital (como conteúdo postado, alcance da audiência e traços da personalidade)

Pesquisador(es):

Benjamin Rosenthal

A construção de uma marca pessoal nas redes sociais pode ser minuciosamente planejada ou intuitivamente desenvolvida. Para que sejam efetivas nesse sentido, as postagens de um influenciador digital (ou mesmo de qualquer pessoa que deseja criar uma imagem pública nas redes) devem apresentar um alto grau de coerência, tanto na natureza dos conteúdos postados quanto na forma da narrativa, a fim de alcançar o seu propósito, seja ele profissional ou a promoção de uma causa, por exemplo. Essa é a conclusão do pesquisador Benjamin Rosenthal, da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV EAESP), em análise na revista “GV Executivo” de 2 de abril.

Para exemplificar como se dá o processo de self-branding (o desenvolvimento dessa imagem pública) nas mídias sociais, além de se basear na literatura sobre o tema, Rosenthal analisou 100 posts do Instagram da ativista sueca de 17 anos Greta Thunberg, que tem 9,2 milhões de seguidores. Foram considerados os conteúdos de fotos, vídeos e textos (e classificados em categorias como pessoal, profissional, contextual) e os elementos da narrativa (expressão facial, companhias, vestimentas). O objetivo era verificar como eles são utilizados para construir a sua marca pessoal – de garota despojada e defensora das causas ambientais.

Conteúdorelacionado

Interações na cadeia de suprimentos da produção avícola geram aprendizados sobre sustentabilidade

Cultura de inclusão nas organizações contribui para acolhimento de profissionais com Transtorno do Espectro Autista

Brasil tem mais de dois dispositivos digitais por habitante, revela pesquisa da FGV EAESP

Coerência no conteúdo e na narrativa

“Nos posts analisados, existe coerência no mix de conteúdos abordados. Embora sejam de naturezas diversas, todos convergem para o mesmo ponto: o movimento de ativismo ecológico protagonizado por uma adolescente. Em termos de narrativa, ela se apresenta de forma simples e natural, como uma menina típica da sua idade, seja no tom de voz, na escolha das palavras, nas imagens de fundo ou na forma como se veste, reforçando o conteúdo das postagens”, explica o autor.

Para ele, que estuda influência digital nas redes sociais, entender a construção dessa marca pessoal é muito importante no contexto atual. “Cada vez mais as pessoas precisam ser empreendedoras e se colocarem publicamente, ou porque têm um negócio ou causa própria ou porque necessitam se destacar na empresa onde trabalham”. O próximo passo da pesquisa, segundo Rosenthal, é estruturar como essa influência digital acontece. “Queremos estabelecer quais são os elementos que constroem essa influência, como o conteúdo postado, a audiência ou a pessoa que se é”.

CompartilharTweetarCompartilharEnviar

Conteúdo relacionado

avicultura
Gestão de operações e logística

Interações na cadeia de suprimentos da produção avícola geram aprendizados sobre sustentabilidade

26 de maio de 2023
Cultura de inclusão nas organizações contribui para acolhimento de profissionais com Transtorno do Espectro Autista
Estudos organizacionais

Cultura de inclusão nas organizações contribui para acolhimento de profissionais com Transtorno do Espectro Autista

9 de maio de 2023
pessoa segurando smartphone
Gestão da informação

Brasil tem mais de dois dispositivos digitais por habitante, revela pesquisa da FGV EAESP

8 de maio de 2023

Conteúdo recente

avicultura

Interações na cadeia de suprimentos da produção avícola geram aprendizados sobre sustentabilidade

26 de maio de 2023
Cultura de inclusão nas organizações contribui para acolhimento de profissionais com Transtorno do Espectro Autista

Cultura de inclusão nas organizações contribui para acolhimento de profissionais com Transtorno do Espectro Autista

9 de maio de 2023
pessoa segurando smartphone

Brasil tem mais de dois dispositivos digitais por habitante, revela pesquisa da FGV EAESP

8 de maio de 2023

Mais lidos

FGV EAESP sediará evento internacional sobre democracia e crise climática – SUBMISSÕES PRORROGADAS

FGV EAESP sediará evento internacional sobre democracia e crise climática – SUBMISSÕES PRORROGADAS

26 de abril de 2023
Cultura de inclusão nas organizações contribui para acolhimento de profissionais com Transtorno do Espectro Autista

Cultura de inclusão nas organizações contribui para acolhimento de profissionais com Transtorno do Espectro Autista

9 de maio de 2023
Pandemia e trabalho remoto aumentaram risco de fraudes corporativas, apontam profissionais de governança, risco e compliance

Pandemia e trabalho remoto aumentaram risco de fraudes corporativas, apontam profissionais de governança, risco e compliance

3 de abril de 2023
Sistemas de informação estratégicos contribuem para a inovação em empresas brasileiras

Sistemas de informação estratégicos contribuem para a inovação em empresas brasileiras

8 de março de 2022
Empresas estatais devem ter lucro?

As empresas deveriam se preocupar com a educação financeira dos seus colaboradores?

26 de abril de 2023
Posicionamento do Magalu durante a pandemia ensina sobre  estratégia empresarial em tempos de crise

Posicionamento do Magalu durante a pandemia ensina sobre estratégia empresarial em tempos de crise

25 de setembro de 2021

Tags

administração de empresas administração pública auxílio emergencial bem estar consumo coronavírus covid-19 diversidade educação empresas ESG Estratégia FGVcemif FGV EAESP FGV EAESP Pesquisa financiamento finanças gestão gestão de saúde gestão pública gênero inovação liderança marketing mulheres municípios NEB Notícias internas ODS3 ODS10 organizações pandemia pesquisa política política pública políticas públicas saúde saúde de qualidade saúde pública supply chain SUS sustentabilidade tecnologia trabalho transparência

FGV EAESP PESQUISA

Institucional
Pesquisadores
Apoio Financeiro a Professores
Agências de fomento
Conexão Pesquisa

JOVENS PESQUISADORES

Programa de Iniciação à Pesquisa
Residência em Pesquisa
Conexão Local
PIBIC

PESQUISA CIENTÍFICA

Linhas de Pesquisa
Indicadores

PESQUISA APLICADA

Centros de Estudos
Indicadores

PUBLICAÇÕES

Relatórios de pesquisas
Sínteses de pesquisas
Relatórios - PIBIC
Relatórios – Conexão Local
Anuários de Pesquisas
Teses e Dissertações
Casos de Impacto Social

As manifestações expressas por integrantes dos quadros da Fundação Getulio Vargas, nas quais constem a sua identificação como tais, em artigos e entrevistas publicados nos meios de comunicação em geral, representam exclusivamente as opiniões dos seus autores e não, necessariamente, a posição institucional da FGV. Portaria FGV Nº19

Nenhum resultado
Ver todos os recultados
  • Adm. de empresas
  • Adm. pública
  • Análise
  • Colunas
  • Vídeos
  • Podcast

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

-
00:00
00:00

Queue

Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00