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Blog Impacto - FGV EAESP Pesquisa
Home Administração de empresas Gestão de operações e logística

Empresas de maior porte oferecem melhores condições de crédito comercial e reduzem incertezas dos compradores

30 de janeiro de 2023
Empresas de maior porte oferecem melhores condições de crédito comercial e reduzem incertezas dos compradores

Imagem: Pixabay

Resumo da pesquisa

– Estudo com diretores financeiros de mais de 300 pequenas e médias empresas que atuam no Brasil avalia condições de crédito para compradores

– Empresas com faturamento de mais de R$ 90 milhões oferecem em média 15 dias a mais de prazo para recebimento de pagamentos dos clientes

– Empresas com maior concentração de clientes também podem oferecer melhores condições de crédito e prazo de recebimento


Pesquisador(es):

Wesley Mendes-Da-Silva

Marcelo Daniel Araujo Ermel

Empresas de maior porte podem oferecer melhores condições de crédito para os compradores. Artigo com coautoria do professor da FGV EAESP Wesley Mendes-Da-Silva verificou que empresas com faturamento superior a R$ 90 milhões têm prazo de 15 dias a mais, em média, de recebimento dos valores devidos pelos clientes. O trabalho está publicado na “Revista Brasileira de Gestão de Negócios”.

O estudo é baseado em questionário com diretores financeiros (Chief Financial Officer, ou CFOs) de mais de 300 pequenas e médias empresas que atuam no Brasil. A coleta foi realizada em evento do segmento realizado em novembro de 2016.

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O relacionamento entre clientes e vendedores com maior valor de crédito tende a ser menos assimétrico e com menos incertezas para os compradores. Os clientes passam a ter poder de barganha para demandar condições de pagamento mais favoráveis à empresa, explica o artigo.

A redução da assimetria da informação entre compradores e vendedores também está associada à concentração de clientes, pois gestores de empresas com menos clientes são capazes de conhecê-los melhor e oferecer melhores condições. A concentração de clientes interfere ainda no aumento do prazo médio de recebimento em cerca de oito dias. Já empresas com produtos especializados têm maior probabilidade de exigir o pagamento dos compradores antes da entrega, completam os autores.

Confira o artigo na íntegra

Tags: clientescompradorescréditoempresasfornecedores
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