Empresas de maior porte podem oferecer melhores condições de crédito para os compradores. Artigo com coautoria do professor da FGV EAESP Wesley Mendes-Da-Silva verificou que empresas com faturamento superior a R$ 90 milhões têm prazo de 15 dias a mais, em média, de recebimento dos valores devidos pelos clientes. O trabalho está publicado na “Revista Brasileira de Gestão de Negócios”.
O estudo é baseado em questionário com diretores financeiros (Chief Financial Officer, ou CFOs) de mais de 300 pequenas e médias empresas que atuam no Brasil. A coleta foi realizada em evento do segmento realizado em novembro de 2016.
O relacionamento entre clientes e vendedores com maior valor de crédito tende a ser menos assimétrico e com menos incertezas para os compradores. Os clientes passam a ter poder de barganha para demandar condições de pagamento mais favoráveis à empresa, explica o artigo.
A redução da assimetria da informação entre compradores e vendedores também está associada à concentração de clientes, pois gestores de empresas com menos clientes são capazes de conhecê-los melhor e oferecer melhores condições. A concentração de clientes interfere ainda no aumento do prazo médio de recebimento em cerca de oito dias. Já empresas com produtos especializados têm maior probabilidade de exigir o pagamento dos compradores antes da entrega, completam os autores.