Com a chegada da Revolução 4.0, caracterizada pela integração de tecnologias digitais avançadas como inteligência artificial e automação, as empresas enfrentam novos desafios para adaptar seus líderes a esse cenário de rápidas transformações. O conceito de “liderança digital” tem ganhado destaque, levantando questões sobre se ela realmente constitui uma nova abordagem ou apenas uma evolução das teorias já conhecidas. O estudo foi feito por Anderson Sant’Anna, Daniela Diniz e Antônio Moreira Neto e publicado na Revista BAR – Brazilian Administration Review. Ele explora essa questão ao comparar a liderança digital com outras teorias do campo.
Sendo uma revisão teórica, os pesquisadores realizaram uma análise crítica e comparativa de diferentes teorias de liderança. As selecionadas foram a comportamental, situacional, transformacional e relacional, e sua relação com a liderança digital. A pesquisa incluiu a revisão de literatura e a condução de entrevistas com 14 especialistas brasileiros em liderança e 77 executivos. Todos os participantes tem envolvimento em programas de formação em liderança.
Os resultados indicam que a liderança digital é uma combinação de características presentes nas teorias tradicionais de liderança, adaptadas ao contexto da Revolução 4.0.
A dimensão comportamental, por exemplo, ainda destaca a importância de líderes que criam ambientes de desenvolvimento individual para suas equipes. Já a teoria relacional enfatiza a criação de redes de confiança e cooperação. A liderança transformacional, que incentiva uma visão coletiva e valores compartilhados, também tem papel importante na liderança digital.
Contudo, o diferencial da liderança digital está no foco em adaptação às mudanças tecnológicas e inovação, fatores impulsionados pela digitalização dos processos na Indústria 4.0. Embora as tecnologias sejam centrais nesse novo ambiente, as características humanas, como a capacidade de se conectar e liderar pessoas, continuam sendo as mais valorizadas. Isso tanto por executivos quanto por pesquisadores. Portanto, a pesquisa sugere que a liderança digital, apesar de seu contexto tecnológico, ainda está profundamente enraizada nas interações humanas.
O estudo conclui ainda que a liderança digital não representa uma ruptura com as teorias de liderança anteriores. Ao contrário, ela reforça a importância de combinar atributos comportamentais, situacionais, transformacionais e relacionais, adaptando-os às exigências da Revolução 4.0. A inovação e o uso de ferramentas digitais são acrescentados a esse mix de competências, mas os fundamentos da liderança continuam os mesmos. Assim, a liderança digital não constitui uma nova teoria, mas sim uma evolução natural das abordagens existentes.
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