• Sobre o Blog Impacto
  • FGV EAESP
  • FGV EAESP Pesquisa
  • Acontece
    • Notícias
    • Eventos
  • Para alunos
    • Serviços para alunos
    • Comunidade FGV
  • Para candidatos
  • Para empresas
    • Soluções para empresas
    • Clube de parceiros FGV
  • Alumni
  • Contato
Blog Impacto - FGV EAESP Pesquisa
  • Adm. de empresas
  • Adm. pública
  • Notícias
  • Colunas
    • Blog Impacto
    • Blog Gestão e Negócios
  • Vídeos
  • Podcast
Nenhum resultado
Ver todos os recultados
Blog Impacto - FGV EAESP Pesquisa
Home Administração de empresas Pesquisa e conhecimento

Prática inovadora de ensino combina diferentes metodologias ativas para engajar estudantes de Administração de Empresas

27 de setembro de 2023
A partir de três metodologias ativas de aprendizagem, sistema proposto por professores da FGV incentiva habilidades de alunos de graduação

Mary Taylor / Pexels

Resumo da pesquisa

  • Integração de ferramentas auxilia no aprendizado e na habilitação dos alunos para o mercado profissional
  • Pesquisa foi realizada a partir da experiência de disciplinas de Marketing da graduação em Administração de Empresas
  • Dinâmica foi responsável por um aumento de meio ponto na média final dos estudantes

Pesquisador(es):

Henrique de Campos Junior

Francine Zanin Bagatini

Em meio à crescente dificuldade em despertar o interesse dos alunos em sala de aula, uma dinâmica inovadora de ensino surge como alternativa aos métodos tradicionais e traz maior engajamento dos estudantes com o aprendizado. Baseada na integração de três diferentes metodologias ativas, o sistema – que combina atividades extraclasse, práticas coletivas e projetos de longa duração – oferece um ambiente de maior participação dos alunos com o conteúdo e entre si, permitindo o desenvolvimento de importantes habilidades profissionais e acadêmicas.

A análise está em artigo publicado pelos pesquisadores da FGV EAESP, Henrique de Campos Junior e Francine Zanin Bagatini, na revista “GVcasos”. O estudo foi feito a partir da aplicação das metodologias em quatro disciplinas de Marketing do curso de graduação em Administração de Empresas. A ideia, segundo os autores, era entender o impacto da utilização das três técnicas, em conjunto, no processo educativo.

Conteúdorelacionado

#PodcastImpacto: Como a gestão municipal pode reduzir desigualdades educacionais?

Dos eSports para as Empresas: como a IA pode mudar sua organização?

Finanças sustentáveis e diagnóstico organizacional: dois pilares para competitividade e longevidade empresarial

A dinâmica abordada na pesquisa é composta, primeiramente, pelo microlearning, técnica em que os alunos entram em contato previamente com breves conteúdos online relacionados à aula. Em conjunto, utilizam-se a aprendizagem colaborativa, que se baseia na resolução de atividades em grupo no momento da aula e a aprendizagem baseada em projetos, que tem como objetivo inserir os estudantes em cenários de conflito reais encontrados em grandes empresas do mercado de trabalho. Esses mecanismos permitem com que os alunos trabalhem características como responsabilidade, disciplina e comunicação, além de garantir a aplicação prática do conteúdo teórico das aulas e a preparação para o mercado de trabalho.

Metodologias ativas de aprendizagem melhoram desempenho de alunos

De acordo com os autores, as estratégias, quando implementadas simultaneamente, são responsáveis por contribuir para a aplicação e potencializar os benefícios educativos umas das outras. A pesquisa revela, por exemplo, que a integração dos três métodos durante o semestre foi responsável por um aumento de meio ponto na média final dos alunos, em comparação à mesma disciplina do ano anterior, ministrada a partir de métodos tradicionais. A prática também foi recebida de forma positiva pelos estudantes – uma taxa de quatro em cada cinco estudantes engajaram com os conteúdos do microlearning durante as disciplinas.

Os autores apontam, ainda, o potencial de aprimoramento do método. Os dados gerados pelo microlearning, por exemplo, que ocorre em ambiente digital, podem ser utilizados por inteligência artificial para gerar recomendações de conteúdo ou indicar lacunas de conhecimento para cada estudante. Por último, os autores ainda destacam que a metodologia pode ser facilmente replicada em anos seguintes ou, ainda, adaptada a outras áreas do conhecimento.

Confira o artigo na íntegra

Tags: administração de empresasEducação de qualidadeensino superiorFGV EAESPmarketingmetodologia ativaODS4
CompartilharTweetarCompartilharEnviar

Conteúdo relacionado

#PodcastImpacto: Como a gestão municipal pode reduzir desigualdades educacionais?
Podcast

#PodcastImpacto: Como a gestão municipal pode reduzir desigualdades educacionais?

12 de junho de 2025
Dos eSports para as Empresas: como a IA pode mudar sua organização?
Blog Impacto

Dos eSports para as Empresas: como a IA pode mudar sua organização?

20 de maio de 2025
Finanças sustentáveis e diagnóstico organizacional: dois pilares para competitividade e longevidade empresarial
Blog Gestão e Negócios

Finanças sustentáveis e diagnóstico organizacional: dois pilares para competitividade e longevidade empresarial

18 de março de 2025

Conteúdo recente

Renegociar contratos com foco na sustentabilidade pode gerar mais que benefícios ambientais

Renegociar contratos com foco na sustentabilidade pode gerar mais que benefícios ambientais

30 de junho de 2025
Criptomoeda solidária desafia a hegemonia digital em favela brasileira

Criptomoeda solidária desafia a hegemonia digital em favela brasileira

26 de junho de 2025
O Código Invisível: Inteligência Artificial, Racismo Estrutural e Saúde Populacional

O Código Invisível: Inteligência Artificial, Racismo Estrutural e Saúde Populacional

25 de junho de 2025

Mais lidos

Moedas Verdes e Solares no Brasil: Inovações Financeiras para Justiça Ambiental e Inclusão Energética

Moedas Verdes e Solares no Brasil: Inovações Financeiras para Justiça Ambiental e Inclusão Energética

24 de junho de 2025
FGV EAESP lança Relatório de Pesquisa 2025

FGV EAESP lança Relatório de Pesquisa 2025

3 de junho de 2025
Redução da jornada de trabalho?

Redução da jornada de trabalho?

10 de abril de 2025
Empresas estatais devem ter lucro?

Empresas estatais devem ter lucro?

9 de fevereiro de 2023
Da ordem ao caos: como consumidores perdem o controle

Da ordem ao caos: como consumidores perdem o controle

26 de maio de 2025
Telhados que Trabalham: como superfícies urbanas podem melhorar a sustentabilidade das cidades

Telhados que Trabalham: como superfícies urbanas podem melhorar a sustentabilidade das cidades

19 de maio de 2025

Tags

administração de empresas administração pública bem estar coronavírus corrupção covid-19 diversidade educação empreendedorismo empresas ESG Estratégia FGVcemif FGV EAESP finanças gestão gestão de saúde gestão pública gênero inovação Inteligência Artificial liderança marketing mudanças climáticas mulheres negócios Notícias internas ODS3 ODS 3 ODS 8 ODS 9 ODS 16 organizações pandemia política pública políticas públicas saúde saúde de qualidade saúde pública supply chain SUS sustentabilidade tecnologia trabalho transparência
#podcast Impacto: A relação entre autonomia e desempenho de Defensorias Públicas na América Latina

Podcast Impacto

26 Episode
Subscribe
  • Add to Queue
  • Share
    Facebook Twitter Linked In WhatsApp

  • Add to Queue
  • Share
    Facebook Twitter Linked In WhatsApp

#PodcastImpacto: Como a gestão municipal pode reduzir desigualdades educacionais?

12 de junho de 2025
  • Add to Queue
  • Share
    Facebook Twitter Linked In WhatsApp

#PodcastImpacto – Feminist Foreign Policy: liderança feminina e cultura política internacional

10 de abril de 2025
  • Add to Queue
  • Share
    Facebook Twitter Linked In WhatsApp

#PodcastImpacto: Intraempreendedorismo no setor público: inovação e inclusão social

13 de março de 2025
  • Add to Queue
  • Share
    Facebook Twitter Linked In WhatsApp

#PodcastImpacto: O fenômeno do encolhimento de cidades no Brasil

10 de fevereiro de 2025
  • Add to Queue
  • Share
    Facebook Twitter Linked In WhatsApp

#PodcastImpacto – Relação da diversidade com os resultados financeiros das empresas

12 de dezembro de 2024
Disseminação do conhecimento
Catálogo dos Centros de Estudos

As manifestações expressas por integrantes dos quadros da Fundação Getulio Vargas, nas quais constem a sua identificação como tais, em artigos e entrevistas publicados nos meios de comunicação em geral, representam exclusivamente as opiniões dos seus autores e não, necessariamente, a posição institucional da FGV. Portaria FGV Nº19

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

Nenhum resultado
Ver todos os recultados
  • Adm. de empresas
  • Adm. pública
  • Notícias
  • Colunas
    • Blog Impacto
    • Blog Gestão e Negócios
  • Vídeos
  • Podcast

-
00:00
00:00

Queue

Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00