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Blog Impacto - FGV EAESP Pesquisa
Home Administração de empresas

Preço, facilidade e expectativas de esforço estão entre fatores que influenciam uso de plataformas de economia compartilhada

16 de dezembro de 2021
Preço, facilidade e expectativas de esforço estão entre fatores que influenciam uso de plataformas de economia compartilhada

Imagem: Kim Deachul / Unsplash

Resumo da pesquisa

– A partir do estudo de caso de uma plataforma de economia compartilhada voltada para a redução do desperdício de alimentos, que promove doação, venda e troca de alimentos excedentes entre instituições, pesquisadores detectaram comportamentos que incentivam a busca por esse tipo de plataforma
– Entre os principais fatores que incentivam o uso estão a expectativa de desempenho da plataforma, expectativa de esforço envolvido, as condições facilitadoras e também o preço
– O estudo de caso identificou ainda dois outros fatores (confiança e gratidão) que são específicos desse tipo de plataforma, o que cria uma nova relação entre a expectativa de esforço e o comportamento de uso


Pesquisador(es):

Laís Moltene
Renato J. Orsato

Confira o estudo na íntegra

Para delinear o que faz com que as pessoas adotem plataformas digitais de economia compartilhada, pesquisadores da FGV EAESP estudaram o que influenciava a adoção de uma plataforma digital de economia compartilhada voltada para a redução do desperdício de alimentos.

A plataforma em questão promovia o compartilhamento por meio da doação, venda e/ou troca de alimentos excedentes entre instituições, estabelecimentos comerciais e consumidores finais, melhorando a acessibilidade e a segurança alimentar.

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No entanto, para conseguirem ser bem sucedidas, plataformas desse tipo precisam ser aceitas pelo mercado.

De acordo com os resultados obtidos pelos pesquisadores, estão entre os principais fatores para essa aceitação a expectativa de desempenho da plataforma, a expectativa de esforço envolvido por parte dos usuários da plataforma, as condições facilitadoras e também o preço dos produtos.

“Talvez a combinação desses construtos gere o hábito, algo a ser buscado em pesquisas futuras”, alertam os autores.

A análise do estudo de caso identificou ainda dois outros fatores relacionados especificamente à plataforma digital de economia compartilhada de alimentos, que são a confiança e a gratidão, o que permite adicionar uma nova relação entre a expectativa de esforço e o comportamento de uso da plataforma.

Confira o estudo na íntegra

Tags: alimentoscomportamentocomportamento do consumidoreconomia compartilhadaesforçoplataformasegurança alimentar
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