Resumo
- Em 2021 a FGV EAESP foi avaliada pelo Business School Impact System (BSIS), em 120 indicadores.
- A instituição foi a primeira da América Latina a receber reconhecimento internacional por seu impacto na sociedade.
- A partir da nova certificação, a FGV EAESP criou a Área de Gestão de Impacto, que tem por objetivo fomentar, avaliar e comunicar o impacto gerado pela Escola.
Em um momento em que todas as organizações estão sendo cada vez mais sendo responsabilizadas por suas atividades, muitas vezes você precisa demonstrar com evidências bem documentadas o impacto que você tem em seu ambiente imediato. A afirmação parte do Business School Impact System (BSIS), um sistema orientado por dados, que permite identificar os benefícios tangíveis e intangíveis que as escolas de negócios trazem para o ambiente local. Desde seu lançamento em 2014, o BSIS avaliou com sucesso 54 escolas de negócios em todo o mundo.
Em 2021 a Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV EAESP) foi avaliada pelo Business School Impact System (BSIS), em 120 indicadores. A escola foi a primeira da América Latina a receber reconhecimento internacional por seu impacto na sociedade. De acordo com Thomaz Wood Jr., coordenador do FGV EAESP Pesquisa e Publicações, a certificação trouxe algumas mudanças para a instituição: “A partir da nova certificação, a FGV EAESP criou a Área de Gestão de Impacto, que tem por objetivo fomentar, avaliar e comunicar o impacto gerado pela Escola.”, afirma. Para tanto, a nova área organizou em um relatório anual os principais indicadores de impacto da FGV EAESP, divididos em três dimensões: Impacto científico, relacionado à contribuição para a ciência, por meio de publicações em periódicos internacionais de primeira linha; Impacto prático, relacionado à contribuição orientada para empresas, organizações, governo, políticas públicas e sociedade em geral, visando o desenvolvimento sustentável; e Impacto educacional, relacionado à formação de quadros de alta qualificação para atuação nas organizações e nas instituições de ensino e pesquisa.
Em Impacto científico, as informações revelam a produção e disseminação do conhecimento acadêmico. Em 2021 foram publicados 149 artigos no Brasil e 145 no exterior. Os professores pesquisadores publicaram 116 artigos em periódicos da Web of Science (WoS) com JCR, importante indicador de impacto científico. Além disso, 37 artigos foram publicados em periódicos da Lista ABS ranqueados como 4*, 4 e 3. A lista apresenta um ranking mundial de periódicos da área de negócios, auxiliando os pesquisadores a escolherem periódicos de alta relevância para a publicação de suas pesquisas. O Impacto prático traz dados sobre as pesquisas aplicadas, projetos de impacto, livros publicados e também pesquisas ligadas aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, demonstrando a robusta produção dos 20 Centros de Estudos da FGV EAESP. Mensurando o Impacto educacional, o relatório mostra que em 2021 cerca de 488 alunos concluíram a graduação em Administração de Empresas, e, desses, 92% estavam inseridos no mercado de trabalho até três meses após término do curso. O relatório apresenta ainda informações sobre as revistas editadas pela escola, cursos de mestrado e doutorado e outras informações.
A preparação do relatório envolveu a participação de várias áreas da escola, como Alumni, Admissions Office, CAVIN, Centro de Carreiras, Coordenadorias dos cursos de graduação, pós-executiva e pós-acadêmica, Coordenadoria de diversidade, DO e CEDEA.
O Relatório de Impacto está disponível on-line e pode ser acessado na íntegra aqui.