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Home Administração pública Políticas públicas

Ausência de política nacional para economia criativa difere Brasil de vizinhos latino-americanos

31 de outubro de 2022
Pessoas circulam em feira de arte com diversos expositores

Edward Howell / Unsplash

Resumo da pesquisa

– Pesquisadores analisam as políticas públicas para a indústria criativa em cinco países da América Latina: México, Chile, Colômbia, Uruguai e Brasil

– Nos cinco países, há preocupação em estabelecer leis e organizações que financiem as iniciativas de economia criativa

– Brasil é o único país que carece de estratégia nacional de incentivo ao setor


Pesquisador(es):

Luis Paulo Bresciani

Pedro Vianna Godinho

Peria e Lucas Bazani Chér

Países da América Latina como a Colômbia e o México têm políticas nacionais consolidadas para incentivar as indústrias criativas. Outros, como Chile e Uruguai, têm ações ainda centradas nas capitais nacionais e investem no crescimento dos setores criativos. Já o Brasil carece de uma estratégia nacional para a economia criativa desde que o Plano de Ação da Economia Criativa brasileira foi descontinuado com a extinção do Ministério da Cultura em 2017.

Em artigo publicado na revista “Brazilian Creative Industries Journal”, os pesquisadores da FGV EAESP Luis Paulo Bresciani, Pedro Vianna Godinho Peria e Lucas Bazani Chér realizam um panorama das políticas públicas propostas para a economia criativa nos cinco países.

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Os autores apontam que leis e organizações que financiam os empreendimentos criativos são pontos recorrentes nos países que têm políticas nacionais. Outra demanda comum é o fortalecimento das instituições, governamentais ou não, ligadas ao setor – no caso do Brasil, as iniciativas têm ocorrido em nível subnacional e com a mobilização de atores da sociedade civil.

Segundo Luis Paulo Bresciani, o estudo evidencia o papel dos governos nacionais na condução de políticas públicas para o fortalecimento da economia criativa na América Latina: “O avanço na articulação de governos subnacionais com as políticas nacionais é um ponto central no desafio latino-americano para seu posicionamento virtuoso no campo da economia criativa”, comenta o pesquisador.

Bresciani destaca que, no Brasil, diversos governos estaduais e prefeituras têm conduzido iniciativas importantes no setor: “O urgente retorno do governo federal para esse movimento, com a retomada de uma política nacional de economia criativa que seja coordenada aos esforços dos estados e municípios, é uma condição essencial para que se ampliem os resultados do Brasil nesse campo”, completa o autor.

Confira o artigo na íntegra

Tags: culturaeconomia criativaindústria criativapolíticas públicas
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