[versão beta]
  • Sobre o Blog Impacto
  • FGV EAESP
  • FGV EAESP Pesquisa
  • Acontece
    • Notícias
    • Eventos
  • Para alunos
    • Serviços para alunos
    • Comunidade FGV
  • Para candidatos
  • Para empresas
    • Soluções para empresas
    • Clube de parceiros FGV
  • Alumni
  • Contato
Blog Impacto - FGV EAESP Pesquisa
  • Adm. de empresas
  • Adm. pública
  • Análise
  • Colunas
  • Vídeos
  • Podcast
Nenhum resultado
Ver todos os recultados
Blog Impacto - FGV EAESP Pesquisa
Home Administração pública

Populismo de direita tem influenciado políticas de educação, o que pode causar desmonte de educação inclusiva e da diversidade

8 de julho de 2021
Populismo de direita tem influenciado políticas de educação, o que pode causar desmonte de educação inclusiva e da diversidade

Imagem: Taylor Wilcox / Unsplash

Resumo da pesquisa

  • Por meio da vilanização de grupos específicos da sociedade (mulheres, negros, LBGTQI+ e educadores), apresentados como uma ameaça à “família cristã”, estudo aponta uma tendência de exclusão desses grupos
  • Pesquisadores analisaram diferentes tipos de dados (como pronunciamentos, projetos de lei, notas de mídia e documentos) para um estudo de caso interpretativo da influência dos discursos de direita nas políticas de educação brasileiras
  • Discurso populista de direita acabou com a agenda de inclusão e de promoção da diversidade e difundiu ideias contrárias a essa agenda

Pesquisador(es):

Mario Aquino Alves
Catarina Ianni Segatto
Andrea M. Pineda

Confira o estudo na íntegra

Ao observar o campo das políticas de educação, pesquisadores encontraram um tipo específico de populismo de direita, que é impulsionado por uma aliança entre os movimentos “Escola Sem Partido” e a “Frente Parlamentar Evangélica”, que tem influenciado as políticas públicas de educação da última década.

Desde a redemocratização, na década de 1980, as políticas públicas buscaram garantir uma política educacional pública com caráter progressista e inclusivo, que tem sido ameaçada pelo crescimento do ativismo populista de direita, que através de um mecanismo conhecido como “othering“, tem vilanizado grupos específicos da sociedade, como mulheres, negros, grupos LGBTQI+ e educadores, que são apontados como “ameaças à família cristã”. “Esse é um processo eu se desenvolve há mais de uma década, mas que atinge uma grande visibilidade no momento atual, por conta dos arranjos que levam ao desmonte de vários mecanismos que garantem políticas de educação mais inclusivas”, alerta Mario Aquino Alves, um dos autores do estudo.

Conteúdorelacionado

Queda de arrecadação poderia abrir caminhos para Brasil financiar educação através de dívida pública

Apesar do aumento de pesquisas sobre diversidade LGBTQIA+ no trabalho, estudos sobre a população transgênero ainda são escassos

Covid-19: vigilância de casos leves nos serviços de atenção primária à saúde poderia ter freado o contágio no Brasil

O estudo envolveu a análise de diferentes tipos de dados, entre pronunciamentos, projetos de lei, notas de mídia e documentos. Construindo uma análise própria a partir de levantamentos anteriores do observatório de educação ‘De olho nos Planos” e da pesquisa de Andrea Dip, foi observado que entre 2014 e 2016 existiam 62 propostas legislativas em estados e municípios, que tinham projetos de lei inspirados pelo ‘Escola Sem Partido’. No nível federal, o estudo detectou 19 parlamentares (entre senadores e deputados federais), dentre os quais 11 eram filiados à Frente Parlamentar Evangélica, que propuseram projetos de lei inspirados pelo movimento ‘Escola Sem Partido’.

Por meio das análises, os pesquisadores concluíram que a articulação de um discurso populista de direita calcado nos tais mecanismos de “othering” leva ao afastamento de interlocutores importantes nos espaços de deliberação pública de políticas de educação. “Esse agastamento promove a possibilidade de ocupação política destes espaços, além de promover uma agenda não-inclusiva nas políticas de educação”, alerta Alves.

Confira o estudo na íntegra.

Tags: diversidadeeducaçãoinclusãoinclusivapolíticas de educaçãopolíticas públicas
CompartilharTweetarCompartilharEnviar

Conteúdo relacionado

escola pública
Políticas públicas

Queda de arrecadação poderia abrir caminhos para Brasil financiar educação através de dívida pública

29 de dezembro de 2022
de costas, pessoa com cabexo roxo usa bandeira trans
Estudos organizacionais

Apesar do aumento de pesquisas sobre diversidade LGBTQIA+ no trabalho, estudos sobre a população transgênero ainda são escassos

20 de dezembro de 2022
profissional da saúde com luvas e avental azul manueia teste swab
Políticas públicas

Covid-19: vigilância de casos leves nos serviços de atenção primária à saúde poderia ter freado o contágio no Brasil

30 de novembro de 2022

Conteúdo recente

Empresas de maior porte oferecem melhores condições de crédito comercial e reduzem incertezas dos compradores

Empresas de maior porte oferecem melhores condições de crédito comercial e reduzem incertezas dos compradores

30 de janeiro de 2023
Mecanismo de proteção a investidores é menos frequente em empresas com concentração de propriedade

Mecanismo de proteção a investidores é menos frequente em empresas com concentração de propriedade

28 de janeiro de 2023
Telemedicina

Remuneração e qualificação de profissionais são entraves para a telemedicina no Brasil

27 de janeiro de 2023

Mais lidos

FGV EAESP sediará workshop de desenvolvimento de artigos em parceria com a Academy of Management

FGV EAESP sediará workshop de desenvolvimento de artigos em parceria com a Academy of Management

20 de dezembro de 2022
escola pública

Queda de arrecadação poderia abrir caminhos para Brasil financiar educação através de dívida pública

29 de dezembro de 2022
Auditorias que fornecem selo de credibilidade e estratégias de ESG trazem impacto social para negócios

Auditorias que fornecem selo de credibilidade e estratégias de ESG trazem impacto social para negócios

9 de janeiro de 2023
Apenas 6% dos artigos brasileiros sobre gestão escolar têm foco em diretores

Apenas 6% dos artigos brasileiros sobre gestão escolar têm foco em diretores

27 de dezembro de 2022
#podcast Impacto: Como as empresas e suas cadeias de suprimentos interagem com o meio ambiente sob a incerteza?

#podcast Impacto: Como as empresas e suas cadeias de suprimentos interagem com o meio ambiente sob a incerteza?

13 de janeiro de 2023
FGV EAESP abre chamada de trabalhos para Simpósio em parceria com a Public Administration Review (PAR)

FGV EAESP abre chamada de trabalhos para Simpósio em parceria com a Public Administration Review (PAR)

11 de janeiro de 2023

Tags

administração de empresas auxílio emergencial bem estar cidades e comunidades sustentáveis consumo coronavírus covid-19 diversidade economia educação ESG Estratégia FGVcemif FGV EAESP FGV EAESP Pesquisa financiamento finanças gestão gestão de saúde gestão pública gênero inovação liderança marketing mulheres NEB Notícias internas ODS3 ODS10 organizações pandemia pesquisa política política pública políticas públicas saúde saúde de qualidade saúde pública Sistema Único de Saúde supply chain SUS sustentabilidade tecnologia trabalho transparência

FGV EAESP PESQUISA

Institucional
Pesquisadores
Apoio Financeiro a Professores
Agências de fomento
Conexão Pesquisa

JOVENS PESQUISADORES

Programa de Iniciação à Pesquisa
Residência em Pesquisa
Conexão Local
PIBIC

PESQUISA CIENTÍFICA

Linhas de Pesquisa
Indicadores

PESQUISA APLICADA

Centros de Estudos
Indicadores

PUBLICAÇÕES

Relatórios de pesquisas
Sínteses de pesquisas
Relatórios - PIBIC
Relatórios – Conexão Local
Anuários de Pesquisas
Teses e Dissertações
Casos de Impacto Social

As manifestações expressas por integrantes dos quadros da Fundação Getulio Vargas, nas quais constem a sua identificação como tais, em artigos e entrevistas publicados nos meios de comunicação em geral, representam exclusivamente as opiniões dos seus autores e não, necessariamente, a posição institucional da FGV. Portaria FGV Nº19

Nenhum resultado
Ver todos os recultados
  • Adm. de empresas
  • Adm. pública
  • Análise
  • Colunas
  • Vídeos
  • Podcast

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

-
00:00
00:00

Queue

Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00