[versão beta]
  • Sobre o Blog Impacto
  • FGV EAESP
  • FGV EAESP Pesquisa
  • Acontece
    • Notícias
    • Eventos
  • Para alunos
    • Serviços para alunos
    • Comunidade FGV
  • Para candidatos
  • Para empresas
    • Soluções para empresas
    • Clube de parceiros FGV
  • Alumni
  • Contato
Blog Impacto - FGV EAESP Pesquisa
  • Adm. de empresas
  • Adm. pública
  • Análise
  • Colunas
  • Vídeos
  • Podcast
Nenhum resultado
Ver todos os recultados
Blog Impacto - FGV EAESP Pesquisa
Home Administração pública

Populismo de direita tem influenciado políticas de educação, o que pode causar desmonte de educação inclusiva e da diversidade

8 de julho de 2021
Populismo de direita tem influenciado políticas de educação, o que pode causar desmonte de educação inclusiva e da diversidade

Imagem: Taylor Wilcox / Unsplash

Resumo da pesquisa

  • Por meio da vilanização de grupos específicos da sociedade (mulheres, negros, LBGTQI+ e educadores), apresentados como uma ameaça à “família cristã”, estudo aponta uma tendência de exclusão desses grupos
  • Pesquisadores analisaram diferentes tipos de dados (como pronunciamentos, projetos de lei, notas de mídia e documentos) para um estudo de caso interpretativo da influência dos discursos de direita nas políticas de educação brasileiras
  • Discurso populista de direita acabou com a agenda de inclusão e de promoção da diversidade e difundiu ideias contrárias a essa agenda

Pesquisador(es):

Mario Aquino Alves
Catarina Ianni Segatto
Andrea M. Pineda

Confira o estudo na íntegra

Ao observar o campo das políticas de educação, pesquisadores encontraram um tipo específico de populismo de direita, que é impulsionado por uma aliança entre os movimentos “Escola Sem Partido” e a “Frente Parlamentar Evangélica”, que tem influenciado as políticas públicas de educação da última década.

Desde a redemocratização, na década de 1980, as políticas públicas buscaram garantir uma política educacional pública com caráter progressista e inclusivo, que tem sido ameaçada pelo crescimento do ativismo populista de direita, que através de um mecanismo conhecido como “othering“, tem vilanizado grupos específicos da sociedade, como mulheres, negros, grupos LGBTQI+ e educadores, que são apontados como “ameaças à família cristã”. “Esse é um processo eu se desenvolve há mais de uma década, mas que atinge uma grande visibilidade no momento atual, por conta dos arranjos que levam ao desmonte de vários mecanismos que garantem políticas de educação mais inclusivas”, alerta Mario Aquino Alves, um dos autores do estudo.

Conteúdorelacionado

Estudo de caso: universidade privada brasileira concilia lógica de mercado e demandas sociais

Experiência brasileira no enfrentamento às hepatites virais traz aprendizados para lidar com novas emergências de saúde

Edição especial e webinar debatem o futuro do federalismo brasileiro

O estudo envolveu a análise de diferentes tipos de dados, entre pronunciamentos, projetos de lei, notas de mídia e documentos. Construindo uma análise própria a partir de levantamentos anteriores do observatório de educação ‘De olho nos Planos” e da pesquisa de Andrea Dip, foi observado que entre 2014 e 2016 existiam 62 propostas legislativas em estados e municípios, que tinham projetos de lei inspirados pelo ‘Escola Sem Partido’. No nível federal, o estudo detectou 19 parlamentares (entre senadores e deputados federais), dentre os quais 11 eram filiados à Frente Parlamentar Evangélica, que propuseram projetos de lei inspirados pelo movimento ‘Escola Sem Partido’.

Por meio das análises, os pesquisadores concluíram que a articulação de um discurso populista de direita calcado nos tais mecanismos de “othering” leva ao afastamento de interlocutores importantes nos espaços de deliberação pública de políticas de educação. “Esse agastamento promove a possibilidade de ocupação política destes espaços, além de promover uma agenda não-inclusiva nas políticas de educação”, alerta Alves.

Confira o estudo na íntegra.

Tags: diversidadeeducaçãoinclusãoinclusivapolíticas de educaçãopolíticas públicas
CompartilharTweetarCompartilharEnviar

Conteúdo relacionado

Estudo de caso: universidade privada brasileira concilia lógica de mercado e demandas sociais
Administração de empresas

Estudo de caso: universidade privada brasileira concilia lógica de mercado e demandas sociais

28 de junho de 2022
Experiência brasileira no enfrentamento às hepatites virais traz aprendizados para lidar com novas emergências de saúde
Políticas públicas

Experiência brasileira no enfrentamento às hepatites virais traz aprendizados para lidar com novas emergências de saúde

20 de junho de 2022
Edição especial e webinar debatem o futuro do federalismo brasileiro
Administração pública

Edição especial e webinar debatem o futuro do federalismo brasileiro

24 de maio de 2022

Conteúdo recente

mão feminina segura pílulas e comprimidos

População brasileira teve menor acesso a medicamentos pelo SUS entre 2013 e 2019

16 de agosto de 2022
homem transporta caixas em estoque

Em empresa de cosméticos, redução de prazos de produção garante eficiência na previsão de vendas

15 de agosto de 2022
Demandas da Defensoria Pública perante o STF cresceram durante a pandemia

Demandas da Defensoria Pública perante o STF cresceram durante a pandemia

9 de agosto de 2022

Mais lidos

Demandas da Defensoria Pública perante o STF cresceram durante a pandemia

Demandas da Defensoria Pública perante o STF cresceram durante a pandemia

9 de agosto de 2022
No combate à pandemia, municípios brasileiros driblaram limitações de recursos com gestão compartilhada

No combate à pandemia, municípios brasileiros driblaram limitações de recursos com gestão compartilhada

24 de junho de 2022
Executivos devem apostar no regime híbrido para engajar colaboradores no pós-pandemia

Executivos devem apostar no regime híbrido para engajar colaboradores no pós-pandemia

27 de junho de 2022
planta, tablet branco e xícara de café sobre superfície branca

ESG na prática: para real impacto, estratégias empresariais devem respeitar os limites do planeta

6 de julho de 2022
FGVsaúde procura organizações parceiras para realização de pesquisas aplicadas

FGVsaúde procura organizações parceiras para realização de pesquisas aplicadas

7 de julho de 2022
Mãos femininas seguram muda de planta

Agenda de sustentabilidade nas organizações é tema de webinar com pesquisadores da FGV EAESP

12 de julho de 2022

Tags

administração de empresas auxílio emergencial blockchain consumo coronavírus covid-19 covil-19 economia educação ESG Estratégia FGVcef FGVcemif FGV EAESP FGV EAESP Pesquisa FGVsaúde finanças gestão gestão de saúde gestão pública gv-executivo gênero inovação investimentos liderança marketing mulheres NEB Notícias internas ODS3 ODS10 pandemia participação PIX política pública políticas públicas saúde saúde de qualidade saúde pública supply chain SUS sustentabilidade tecnologia trabalho transparência

FGV EAESP PESQUISA

Institucional
Pesquisadores
Apoio Financeiro a Professores
Agências de fomento
Conexão Pesquisa

JOVENS PESQUISADORES

Programa de Iniciação à Pesquisa
Residência em Pesquisa
Conexão Local
PIBIC

PESQUISA CIENTÍFICA

Linhas de Pesquisa
Indicadores

PESQUISA APLICADA

Centros de Estudos
Indicadores

PUBLICAÇÕES

Relatórios de pesquisas
Sínteses de pesquisas
Relatórios - PIBIC
Relatórios – Conexão Local
Anuários de Pesquisas
Teses e Dissertações
Casos de Impacto Social

As manifestações expressas por integrantes dos quadros da Fundação Getulio Vargas, nas quais constem a sua identificação como tais, em artigos e entrevistas publicados nos meios de comunicação em geral, representam exclusivamente as opiniões dos seus autores e não, necessariamente, a posição institucional da FGV. Portaria FGV Nº19

Nenhum resultado
Ver todos os recultados
  • Adm. de empresas
  • Adm. pública
  • Análise
  • Colunas
  • Vídeos
  • Podcast

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

-
00:00
00:00

Queue

Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00