• Sobre o Blog Impacto
  • FGV EAESP
  • FGV EAESP Pesquisa
  • Acontece
    • Notícias
    • Eventos
  • Para alunos
    • Serviços para alunos
    • Comunidade FGV
  • Para candidatos
  • Para empresas
    • Soluções para empresas
    • Clube de parceiros FGV
  • Alumni
  • Contato
Blog Impacto - FGV EAESP Pesquisa
  • Adm. de empresas
  • Adm. pública
  • Notícias
  • Colunas
    • Blog Impacto
    • Blog Gestão e Negócios
  • Vídeos
  • Podcast
Nenhum resultado
Ver todos os recultados
Blog Impacto - FGV EAESP Pesquisa
Home Blog Impacto

O que não te contaram sobre o carro elétrico: um olhar sobre a produção

21 de março de 2025
O que não te contaram sobre o carro elétrico: um olhar sobre a produção

Por: Luis Henrique Rigato Vasconcellos – luis.vasconcellos@fgv.br

A transição para veículos elétricos (VEs) é frequentemente vista como uma boa solução para reduzir as emissões de gases de efeito estufa e combater as mudanças climáticas. Não é surpresa para ninguém encontrar carros elétricos com um adesivo “zero emissões” estampado intencionalmente em alguma parte chamativa de sua carroceria. No entanto, a sustentabilidade dos carros elétricos não pode ser avaliada apenas pela ausência de emissões durante o uso. É preciso considerar todo o ciclo de vida do veículo, especialmente a fase de produção, conhecida como “berço ao portão”, que inclui desde a extração de matérias-primas até a montagem final.

Conteúdorelacionado

O Amanhã Já Começou: Macrotendências Que Já Estão Mudando o E-commerce

#Podcast Insights: Inteligência artificial na fábrica. Por onde começar?

#PodcastImpacto: Como a gestão municipal pode reduzir desigualdades educacionais?

Nessa análise, ao contrário do senso comum, a produção de carros elétricos emite, em média, 30% a 50% mais CO₂ do que a produção de carros a combustão interna (VCI) segundo inúmeros estudos conduzidos pelo mundo. A principal razão para isso é a fabricação das baterias de íon-lítio, que são componentes essenciais dos VEs. A extração e o processamento de materiais como lítio, cobalto e níquel são processos intensivos em energia e geram grandes quantidades de CO₂. Por exemplo, somente a produção de uma bateria de 40 kWh pode emitir entre 3 a 10 toneladas de CO₂, dependendo da tecnologia e da eficiência do processo de fabricação. Isso pode equivaler ao total de CO₂ emitido na produção total de um carro a combustão.

Os estudos apontam também que, enquanto a produção de um carro elétrico pode emitir entre 8 a 20 toneladas de CO₂, a produção de um carro a combustão emite, em média, entre 5 a 10 toneladas. Novamente, a diferença é atribuída sobretudo à bateria, mas outros componentes, como o motor elétrico e os sistemas eletrônicos de potência, também contribuem para o aumento das emissões. Por outro lado, componentes como a carroceria, os freios e a suspensão têm emissões semelhantes em ambos os tipos de veículos. E claro, no veículo a combustão, o motor e os periféricos são os grandes emissores, mas ainda assim, são construídos basicamente de aço e alumínio, não demandando outros materiais mais “inovadores” como o veículo elétrico.

É preciso dizer também que a sustentabilidade dos carros elétricos depende fortemente da fonte de energia usada para carregá-los. Em países onde a eletricidade é gerada principalmente por fontes renováveis, como solar, eólica ou hidrelétrica (como no caso brasileiro) os VEs tendem a compensar as emissões iniciais ao longo de sua vida útil. No entanto, em regiões onde a energia ainda é predominantemente gerada por combustíveis fósseis, os benefícios ambientais dos VEs podem ser ainda mais reduzidos. Há um famoso “meme” onde há um carro elétrico sinalizando “zero emissões” sendo carregado numa tomada elétrica alimentada por energia gerada a partir de carvão. O humor pode revelar muitas verdades inconvenientes.

Outro grande desafio é a reciclagem das baterias de íon-lítio. Atualmente, o lítio não é amplamente reciclado de forma eficiente, e grande parte dele acaba sendo descartada ou usada em processos menos sustentáveis, como a produção de cimento. Avanços tecnológicos e melhores processos de reciclagem podem reduzir significativamente as emissões futuras, mas ainda há muito a ser feito nessa área.

Também é verdade que, embora os carros elétricos tenham uma pegada de carbono maior na fase de produção, eles podem se tornar mais sustentáveis ao longo de sua vida útil, especialmente se forem carregados com energia renovável. No entanto, é crucial considerar todo o ciclo de vida do veículo, incluindo a produção, o uso e a reciclagem, para avaliar verdadeiramente seu impacto ambiental. A transição para a mobilidade elétrica é um passo importante, mas deve ser acompanhada de investimentos em energias renováveis e tecnologias de reciclagem para garantir que seja realmente sustentável.

Assim, a corrida pela eletrificação dos veículos pode ser associada a uma maratona, não uma corrida de curta distância. O carro elétrico começa atrás em termos de emissões na produção, mas com as condições certas, ele pode ultrapassar o carro a combustão na jornada pela sustentabilidade. E claro, depende do contexto de cada país. O futuro pela sustentabilidade pode não estar necessariamente associado a adoção plena do veículo elétrico, mas está necessariamente atrelado a compreensão da matriz energética de cada país e ao possível uso de combustíveis não fósseis (como é o caso do etanol brasileiro).

Em termos de sustentabilidade, aquele adesivo “movido a álcool” que frequentemente era visto nos vigias dos carros no início dos anos 80, pode ser mais verdadeiro para o cenário brasileiro do que um “zero emissões” que encontramos atualmente em algum veículo elétrico.

Para saber mais:

Low emission scenarios with shared and electric cars: Analyzing life cycle emissions, biofuel use, battery utilization, and fleet development. International Journal of Sustainable Transportation

FGVces – Panorama da pegada de carbono de veículos leves: Resultados do estado da arte.

Hybrid vigor: Why hybrids with sustainable biofuels are better than pure electric vehicles. 

* Os artigos publicados na seção Coluna do Blog Impacto refletem exclusivamente a opinião de seus autores, não representando, necessariamente, a visão da instituição.

CompartilharTweetarCompartilharEnviar

Conteúdo relacionado

O Amanhã Já Começou: Macrotendências Que Já Estão Mudando o E-commerce
Blog Gestão e Negócios

O Amanhã Já Começou: Macrotendências Que Já Estão Mudando o E-commerce

14 de junho de 2025
#Podcast Insights: Inteligência artificial na fábrica. Por onde começar?
Podcast

#Podcast Insights: Inteligência artificial na fábrica. Por onde começar?

13 de junho de 2025
#PodcastImpacto: Como a gestão municipal pode reduzir desigualdades educacionais?
Podcast

#PodcastImpacto: Como a gestão municipal pode reduzir desigualdades educacionais?

12 de junho de 2025

Conteúdo recente

O Amanhã Já Começou: Macrotendências Que Já Estão Mudando o E-commerce

O Amanhã Já Começou: Macrotendências Que Já Estão Mudando o E-commerce

14 de junho de 2025
#Podcast Insights: Inteligência artificial na fábrica. Por onde começar?

#Podcast Insights: Inteligência artificial na fábrica. Por onde começar?

13 de junho de 2025
#PodcastImpacto: Como a gestão municipal pode reduzir desigualdades educacionais?

#PodcastImpacto: Como a gestão municipal pode reduzir desigualdades educacionais?

12 de junho de 2025

Mais lidos

FGV EAESP lança Relatório de Pesquisa 2025

FGV EAESP lança Relatório de Pesquisa 2025

3 de junho de 2025
Tempo, discurso e estratégia: como as organizações constroem narrativas para influenciar decisões?

Tempo, discurso e estratégia: como as organizações constroem narrativas para influenciar decisões?

16 de maio de 2025
Empresas estatais devem ter lucro?

Empresas estatais devem ter lucro?

9 de fevereiro de 2023
Redução da jornada de trabalho?

Redução da jornada de trabalho?

10 de abril de 2025
Indisciplina no Ensino Superior em Tempos de IA: Para Onde Correremos?

Indisciplina no Ensino Superior em Tempos de IA: Para Onde Correremos?

29 de abril de 2025
Da ordem ao caos: como consumidores perdem o controle

Da ordem ao caos: como consumidores perdem o controle

26 de maio de 2025

Tags

administração de empresas administração pública bem estar coronavírus corrupção covid-19 diversidade educação empreendedorismo empresas ESG Estratégia FGVcemif FGV EAESP finanças gestão gestão de saúde gestão pública gênero inovação Inteligência Artificial liderança marketing mudanças climáticas mulheres negócios Notícias internas ODS3 ODS 3 ODS 8 ODS 9 ODS 16 organizações pandemia política pública políticas públicas saúde saúde de qualidade saúde pública supply chain SUS sustentabilidade tecnologia trabalho transparência
#podcast Impacto: A relação entre autonomia e desempenho de Defensorias Públicas na América Latina

Podcast Impacto

26 Episode
Subscribe
  • Add to Queue
  • Share
    Facebook Twitter Linked In WhatsApp

  • Add to Queue
  • Share
    Facebook Twitter Linked In WhatsApp

#PodcastImpacto: Como a gestão municipal pode reduzir desigualdades educacionais?

12 de junho de 2025
  • Add to Queue
  • Share
    Facebook Twitter Linked In WhatsApp

#PodcastImpacto – Feminist Foreign Policy: liderança feminina e cultura política internacional

10 de abril de 2025
  • Add to Queue
  • Share
    Facebook Twitter Linked In WhatsApp

#PodcastImpacto: Intraempreendedorismo no setor público: inovação e inclusão social

13 de março de 2025
  • Add to Queue
  • Share
    Facebook Twitter Linked In WhatsApp

#PodcastImpacto: O fenômeno do encolhimento de cidades no Brasil

10 de fevereiro de 2025
  • Add to Queue
  • Share
    Facebook Twitter Linked In WhatsApp

#PodcastImpacto – Relação da diversidade com os resultados financeiros das empresas

12 de dezembro de 2024
Disseminação do conhecimento
Catálogo dos Centros de Estudos

As manifestações expressas por integrantes dos quadros da Fundação Getulio Vargas, nas quais constem a sua identificação como tais, em artigos e entrevistas publicados nos meios de comunicação em geral, representam exclusivamente as opiniões dos seus autores e não, necessariamente, a posição institucional da FGV. Portaria FGV Nº19

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

Nenhum resultado
Ver todos os recultados
  • Adm. de empresas
  • Adm. pública
  • Notícias
  • Colunas
    • Blog Impacto
    • Blog Gestão e Negócios
  • Vídeos
  • Podcast

-
00:00
00:00

Queue

Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00