• Sobre o Blog Impacto
  • FGV EAESP
  • FGV EAESP Pesquisa
  • Acontece
    • Notícias
    • Eventos
  • Para alunos
    • Serviços para alunos
    • Comunidade FGV
  • Para candidatos
  • Para empresas
    • Soluções para empresas
    • Clube de parceiros FGV
  • Alumni
  • Contato
Blog Impacto - FGV EAESP Pesquisa
  • Adm. de empresas
  • Adm. pública
  • Notícias
  • Colunas
    • Blog Impacto
    • Blog Gestão e Negócios
  • Vídeos
  • Podcast
Nenhum resultado
Ver todos os recultados
Blog Impacto - FGV EAESP Pesquisa
Home Administração de empresas

Por que nos sentimos constrangidos pelo erro de um estranho e tentamos consertar a situação

2 de fevereiro de 2026
Pessoa em situação pública demonstrando constrangimento após comportamento inadequado de alguém do mesmo grupo e tomando uma atitude sobre isso

Resumo da pesquisa

  1. Consumidores podem decidir tomar atitudes para reparar erros cometidos por estranhos que pertencem ao mesmo grupo social.
  2. Essa reação tem maior chance de acontecer quando três condições se combinam: o observador e o infrator compartilham uma identidade visível; o mau comportamento acontece em público e; pessoas de fora do grupo estão assistindo.
  3. Pedir desculpas, dar gorjetas ou oferecer presentes são formas de proteger a reputação do grupo que é ameaçada por estranhos com mal comportamento.

Pesquisador(es):

Julia Von Schuckmann

Lucia Barros 

Grant Donnelly

Marco Bertini

Você já se sentiu desconfortável ao ver alguém do seu país, da sua torcida ou da sua universidade se comportando mal em público, mesmo sem conhecê-lo? Esse sentimento, que mistura constrangimento e vontade de consertar a situação, é mais comum do que parece. Uma pesquisa recente mostra que consumidores não reagem apenas para proteger a própria imagem, mas também para defender a reputação dos grupos aos quais pertencem. Esse fenômeno ajuda a explicar por que, em determinadas situações, as pessoas pedem desculpas, dão gorjetas maiores ou fazem gestos reparatórios por erros que não cometeram.

O estudo é assinado por Julia Von Schuckmann, Lucia Barros (FGV EAESP), Grant Donnelly e Marco Bertini. Ao longo de oito experimentos, os autores analisaram como consumidores reagem ao testemunhar transgressões sociais cometidas por estranhos do mesmo grupo, em diferentes contextos, como nacionalidade, etnia, universidades e torcidas esportivas.

Conteúdorelacionado

Como influenciadoras digitais impulsionam a maquiagem acessível no Brasil

Como novas teorias podem transformar a logística e criar valor disruptivo nas cadeias de suprimentos

Por que o posicionamento de empresas está mudando o mercado entre negócios

Quando o constrangimento entra em cena

Os resultados mostram que o constrangimento e o comportamento do consumidor estão diretamente conectados quando três condições se combinam. Primeiro, o observador e o infrator compartilham uma identidade visível. Segundo, o mau comportamento acontece em público. Terceiro, pessoas de fora do grupo estão assistindo. Portanto, nessas situações, surge o medo de que todo o grupo seja julgado negativamente por causa da atitude de um único indivíduo.

Esse constrangimento não leva ao afastamento do grupo. Pelo contrário, ele desperta o desejo de mostrar que aquele comportamento não representa quem o grupo realmente é. Assim, ações de consumo passam a funcionar como sinais públicos de reparação.

Por que pedir desculpas, dar gorjetas ou presentear

Além disso, a pesquisa revela que o constrangimento é o principal gatilho para a ação reparatória. Ao se sentir constrangido, o consumidor busca se diferenciar simbolicamente do infrator. Pedir desculpas, oferecer presentes ou dar gorjetas maiores são formas visíveis de restaurar a imagem moral do grupo diante de quem está observando.

No entanto, esse impulso diminui quando outro membro do grupo já tomou a iniciativa de reparar a situação. Nesse caso, a reputação coletiva já foi parcialmente protegida, reduzindo a necessidade de novas ações.

Além disso, essas descobertas trazem implicações importantes para o marketing e para iniciativas sociais. Campanhas que ativam a identidade de grupo em contextos visíveis, como eventos esportivos, datas comemorativas ou ambientes universitários, podem estimular comportamentos pró-sociais. Ainda assim, os autores alertam que explorar artificialmente o constrangimento pode gerar rejeição se parecer manipulador.

Por fim, a pesquisa mostra que consumidores não cuidam apenas da própria imagem, mas também das identidades que compartilham. Quando a reputação do grupo é ameaçada em público, o constrangimento motiva ações práticas para dizer, sem palavras, “não é isso que somos”. Portanto, esse comportamento reforça o papel do consumo como ferramenta social, emocional e profundamente conectada à vida em grupo.

Leia o artigo na íntegra.

Nota: este artigo possui acesso aberto.

Tags: ameaça à reputação do grupocomportamento reparatórioconstrangimentoidentidadeODS 12
CompartilharTweetarCompartilharEnviar

Conteúdo relacionado

Influenciadora digital apresenta opções de maquiagem acessível e compara produtos de beleza nas redes sociais
Administração de empresas

Como influenciadoras digitais impulsionam a maquiagem acessível no Brasil

10 de junho de 2026
Rede global de logística conectando centros de distribuição e transporte com tecnologia digital
Administração de empresas

Como novas teorias podem transformar a logística e criar valor disruptivo nas cadeias de suprimentos

27 de abril de 2026
líderes discutindo o posicionamento de empresas em reunião estratégica
Administração de empresas

Por que o posicionamento de empresas está mudando o mercado entre negócios

24 de abril de 2026

Conteúdo recente

Fintechs socioambientais usam tecnologia digital para promover inclusão financeira e impacto sustentável em comunidades

Fintechs socioambientais: como a tecnologia pode ampliar a inclusão financeira e gerar impacto sustentável

22 de julho de 2026
O Clima Mudou: Sua Estratégia de Negócios Também?

O Clima Mudou: Sua Estratégia de Negócios Também?

20 de julho de 2026
: Pesquisadores analisando dados de pesquisa experimental para melhorar políticas públicas e decisões na administração pública.

Pesquisa experimental fortalece decisões baseadas em evidências na Administração Pública

16 de julho de 2026

Mais lidos

A batalha quixotesca da saúde no Brasil: por que combatemos sintomas e ignoramos as causas da corrupção

A batalha quixotesca da saúde no Brasil: por que combatemos sintomas e ignoramos as causas da corrupção

2 de julho de 2026
FGV EAESP lança Relatório de Impacto 2025/2026

FGV EAESP lança Relatório de Impacto 2025/2026

1 de julho de 2026
Mulheres na liderança em reunião executiva com equipe discutindo estratégias empresariais

Ter mais mulheres na liderança melhora o desempenho das empresas? Estudo responde

11 de maio de 2026
Família brasileira analisando contas e dívidas em casa, representando o superendividamento das famílias no Brasil

Superendividamento das famílias cresce no Brasil e acende alerta sobre crédito caro

22 de junho de 2026
O que não te contaram sobre o carro elétrico: um olhar sobre a produção

O preço do Diesel e o efeito “Caipirinha”: Por que pagamos caro pela falta de planejamento de longo prazo?

28 de maio de 2026
Adolescente com expressões tímidas, representando barreiras ao consumo de saúde sexual

O consumo de produtos de saúde sexual: o papel do silêncio como barreira invisível

1 de junho de 2026

Tags

administração pública bem estar comportamento do consumidor consumo coronavírus corrupção covid-19 desenvolvimento sustentável diversidade educação empreendedorismo empresas ESG Estratégia FGV EAESP finanças gestão gestão de saúde gestão pública gênero inovação Inteligência Artificial liderança marketing mulheres Notícias internas ODS 3 ODS3 ODS 8 ODS 9 ODS 10 ODS 12 ODS 16 organizações pandemia política pública políticas públicas saúde saúde de qualidade saúde pública supply chain SUS sustentabilidade trabalho transparência
#podcast Impacto: A relação entre autonomia e desempenho de Defensorias Públicas na América Latina

Podcast Impacto

30 Episode
Subscribe
  • Add to Queue
  • Share
    Facebook Twitter Linked In WhatsApp

  • Add to Queue
  • Share
    Facebook Twitter Linked In WhatsApp

Ativismo corporativo: quando o posicionamento das empresas gera apoio e rejeição

6 de abril de 2026
  • Add to Queue
  • Share
    Facebook Twitter Linked In WhatsApp

#PodcastImpacto – Urbanismo feminista: o caso de Barcelona

16 de setembro de 2025
  • Add to Queue
  • Share
    Facebook Twitter Linked In WhatsApp

#PodcastImpacto: Agentes prisionais e emoções no trabalho

18 de agosto de 2025
  • Add to Queue
  • Share
    Facebook Twitter Linked In WhatsApp

#PodcastImpacto: Eficiência e acesso em saúde: o que podemos aprender com sistemas universais em países em desenvolvimento?

11 de julho de 2025
  • Add to Queue
  • Share
    Facebook Twitter Linked In WhatsApp

#PodcastImpacto: Como a gestão municipal pode reduzir desigualdades educacionais?

12 de junho de 2025
Disseminação do conhecimento
Catálogo dos Centros de Estudos

As manifestações expressas por integrantes dos quadros da Fundação Getulio Vargas, nas quais constem a sua identificação como tais, em artigos e entrevistas publicados nos meios de comunicação em geral, representam exclusivamente as opiniões dos seus autores e não, necessariamente, a posição institucional da FGV. Portaria FGV Nº19

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

Nenhum resultado
Ver todos os recultados
  • Adm. de empresas
  • Adm. pública
  • Notícias
  • Colunas
    • Blog Impacto
    • Blog Gestão e Negócios
  • Vídeos
  • Podcast

-
00:00
00:00

Queue

Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00