• Sobre o Blog Impacto
  • FGV EAESP
  • FGV EAESP Pesquisa
  • Acontece
    • Notícias
    • Eventos
  • Para alunos
    • Serviços para alunos
    • Comunidade FGV
  • Para candidatos
  • Para empresas
    • Soluções para empresas
    • Clube de parceiros FGV
  • Alumni
  • Contato
Blog Impacto - FGV EAESP Pesquisa
  • Adm. de empresas
  • Adm. pública
  • Notícias
  • Colunas
    • Blog Impacto
    • Blog Gestão e Negócios
  • Vídeos
  • Podcast
Nenhum resultado
Ver todos os recultados
Blog Impacto - FGV EAESP Pesquisa
Home Administração pública

Estudo avalia aumento da procura de doação de sangue com incentivo de vale-transporte

29 de agosto de 2024
Estudo avalia aumento da procura de doação de sangue com incentivo de vale-transporte

Resumo da pesquisa

  • O estudo analisa resultados de uma campanha de doação de sangue com incentivo de vale-transporte em parceria com uma empresa de transporte particular por aplicativo no curto e longo prazo.
  • Os resultados mostram que o incentivo teve uma grande influência positiva tanto nas tentativas de doação quanto nas doações bem-sucedidas no dia da campanha.
  • Porém, é preciso atenção ao tempo de fila de espera, que pode desincentivar os doadores a retornarem para mais doações, em longo prazo.

Pesquisador(es):

Pesquisadores:

Claudio M. Ferreira

Yan Vieites

Rafael Goldszmidt

Lucia S.G. Barros 

Eduardo B. Andrade

 

 

 

A necessidade de incentivar mais pessoas a doar sangue com maior frequência é evidente e urgente, pois o suprimento de sangue muitas vezes é insuficiente para atender à demanda dos sistemas de saúde em todo o mundo. Entender como aumentar efetivamente esse comportamento pró-social é crítico para o bom funcionamento dos sistemas de saúde.

Uma barreira frequentemente mencionada para a doação de sangue é o deslocamento. Para examinar a eficácia de um incentivo de remoção de barreiras, a pesquisadora Lucia Barros, da FGV EAESP, junto com pesquisadores da FGV EBAPE e do Imperial College London, conduziu um estudo publicado na Social Science and Medicine. O estudo analisou a implementação de um vale-transporte de um dia para promover a doação de sangue e seus efeitos a longo prazo.

Conteúdorelacionado

O poder do consumo consciente e bem-estar no dia a dia: o encantamento do consumidor

Impacto da tecnologia no trabalho: pesquisa mostra efeitos na saúde mental e na vida profissional

O papel do conhecimento para profissionais que atuam em comunidades vulneráveis

Em 2018, o hemocentro estadual do Rio de Janeiro lançou uma campanha em parceria com uma empresa de transporte por aplicativo, oferecendo vouchers de transporte que ofereciam desconto para viagens com origem e/ou destino na unidade do hemocentro. A análise abrangeu um período de 195 dias e quase 24 mil doadores, utilizando regressão logística e modelos de risco proporcional para avaliar a influência da campanha e as taxas de retorno.

Os resultados mostraram um aumento significativo nas tentativas de doação no dia da campanha, com 590 tentativas resultando em 438 doações efetivas. Houve um aumento notável no número de doadores de primeira viagem e a iniciativa atraiu mais indivíduos que se encaixavam no perfil dos clientes da empresa de transporte por aplicativo. O incentivo aliviou os custos financeiros, de tempo e esforço, reduzindo os inconvenientes associados à doação de sangue.

No entanto, o tempo de espera no hemocentro foi consideravelmente maior no dia da campanha, mas sem comprometer a qualidade do sangue coletado. A intervenção resultou em um aumento de 97,4% nas doações no dia da campanha, com uma taxa de retorno prevista de 36,2% para o grupo tratado.

Embora o incentivo tenha aumentado substancialmente o comparecimento dos doadores no dia da intervenção, ele também reduziu a taxa de retorno dos doadores no futuro. Isso pode ser explicado devido ao aumento no tempo de espera, que afetou negativamente a experiência dos doadores. Apesar disso, o aumento de curto prazo no número de doações durante a intervenção compensou a redução nas taxas de retorno, validando a eficácia da intervenção.

Leia o artigo na integra.

Tags: comportamento pró-socialdoação de sangueestudo de casomarketing em saúdeODS 3saúde
CompartilharTweetarCompartilharEnviar

Conteúdo relacionado

Pessoa preparando cosméticos naturais em casa com ingredientes simples, representando o consumo consciente e bem-estar.
Administração de empresas

O poder do consumo consciente e bem-estar no dia a dia: o encantamento do consumidor

11 de novembro de 2025
Impacto da tecnologia no trabalho: pesquisa mostra efeitos na saúde mental e na vida profissional
Administração de empresas

Impacto da tecnologia no trabalho: pesquisa mostra efeitos na saúde mental e na vida profissional

3 de novembro de 2025
Produtos inovadores: como a tecnologia pode gerar status, prestígio e desejo de consumo
Administração pública

O papel do conhecimento para profissionais que atuam em comunidades vulneráveis

29 de setembro de 2025

Conteúdo recente

Gráfico verde ilustrando como melhorar a precisão dos relatórios de emissões de carbono em empresas.

Como reduzir a incerteza nos relatórios de carbono: pesquisa propõe modelo mais preciso para emissões corporativas

27 de novembro de 2025
Empresário analisando variação cambial em gráfico com apoio do banco

Como o relacionamento bancário facilita o acesso de empresas ao câmbio e reduz custos no Brasil

24 de novembro de 2025
Por que a Inovação Morre nas Mãos dos Grandes Bancos?

Por que a Inovação Morre nas Mãos dos Grandes Bancos?

21 de novembro de 2025

Mais lidos

Máquinas não pensam como seres humanos! (pelo menos não até este momento…)

Máquinas não pensam como seres humanos! (pelo menos não até este momento…)

1 de novembro de 2025
Professores da FGV EAESP estão entre os mais influentes do mundo, segundo ranking internacional

Professores da FGV EAESP estão entre os mais influentes do mundo, segundo ranking internacional

14 de outubro de 2025
Como enfrentar os futuros desafios do Ensino Superior brasileiro

Como enfrentar os futuros desafios do Ensino Superior brasileiro

29 de outubro de 2025
Impacto da tecnologia no trabalho: pesquisa mostra efeitos na saúde mental e na vida profissional

Impacto da tecnologia no trabalho: pesquisa mostra efeitos na saúde mental e na vida profissional

3 de novembro de 2025
Estudo da FGV propõe impostos sobre o tabaco para financiar prevenção ao câncer de pulmão

Consumo e varejo desaceleram no Brasil: projeções da FGV para 2025 e 2026

31 de julho de 2025
Empresas estatais devem ter lucro?

Empresas estatais devem ter lucro?

9 de fevereiro de 2023

Tags

administração de empresas administração pública bem estar consumo coronavírus corrupção covid-19 desenvolvimento sustentável diversidade educação empreendedorismo empresas ESG Estratégia FGV EAESP finanças gestão gestão de saúde gestão pública gênero inovação Inteligência Artificial liderança marketing mudanças climáticas mulheres Notícias internas ODS 3 ODS3 ODS 8 ODS 9 ODS 16 organizações pandemia política pública políticas públicas saúde saúde de qualidade saúde pública supply chain SUS sustentabilidade tecnologia trabalho transparência
#podcast Impacto: A relação entre autonomia e desempenho de Defensorias Públicas na América Latina

Podcast Impacto

29 Episode
Subscribe
  • Add to Queue
  • Share
    Facebook Twitter Linked In WhatsApp

  • Add to Queue
  • Share
    Facebook Twitter Linked In WhatsApp

#PodcastImpacto – Urbanismo feminista: o caso de Barcelona

16 de setembro de 2025
  • Add to Queue
  • Share
    Facebook Twitter Linked In WhatsApp

#PodcastImpacto: Agentes prisionais e emoções no trabalho

18 de agosto de 2025
  • Add to Queue
  • Share
    Facebook Twitter Linked In WhatsApp

#PodcastImpacto: Eficiência e acesso em saúde: o que podemos aprender com sistemas universais em países em desenvolvimento?

11 de julho de 2025
  • Add to Queue
  • Share
    Facebook Twitter Linked In WhatsApp

#PodcastImpacto: Como a gestão municipal pode reduzir desigualdades educacionais?

12 de junho de 2025
  • Add to Queue
  • Share
    Facebook Twitter Linked In WhatsApp

#PodcastImpacto – Feminist Foreign Policy: liderança feminina e cultura política internacional

10 de abril de 2025
Disseminação do conhecimento
Catálogo dos Centros de Estudos

As manifestações expressas por integrantes dos quadros da Fundação Getulio Vargas, nas quais constem a sua identificação como tais, em artigos e entrevistas publicados nos meios de comunicação em geral, representam exclusivamente as opiniões dos seus autores e não, necessariamente, a posição institucional da FGV. Portaria FGV Nº19

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

Nenhum resultado
Ver todos os recultados
  • Adm. de empresas
  • Adm. pública
  • Notícias
  • Colunas
    • Blog Impacto
    • Blog Gestão e Negócios
  • Vídeos
  • Podcast

-
00:00
00:00

Queue

Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00