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Home Administração pública

Estudo avalia aumento da procura de doação de sangue com incentivo de vale-transporte

29 de agosto de 2024
Estudo avalia aumento da procura de doação de sangue com incentivo de vale-transporte

Resumo da pesquisa

  • O estudo analisa resultados de uma campanha de doação de sangue com incentivo de vale-transporte em parceria com uma empresa de transporte particular por aplicativo no curto e longo prazo.
  • Os resultados mostram que o incentivo teve uma grande influência positiva tanto nas tentativas de doação quanto nas doações bem-sucedidas no dia da campanha.
  • Porém, é preciso atenção ao tempo de fila de espera, que pode desincentivar os doadores a retornarem para mais doações, em longo prazo.

Pesquisador(es):

Pesquisadores:

Claudio M. Ferreira

Yan Vieites

Rafael Goldszmidt

Lucia S.G. Barros 

Eduardo B. Andrade

 

 

 

A necessidade de incentivar mais pessoas a doar sangue com maior frequência é evidente e urgente, pois o suprimento de sangue muitas vezes é insuficiente para atender à demanda dos sistemas de saúde em todo o mundo. Entender como aumentar efetivamente esse comportamento pró-social é crítico para o bom funcionamento dos sistemas de saúde.

Uma barreira frequentemente mencionada para a doação de sangue é o deslocamento. Para examinar a eficácia de um incentivo de remoção de barreiras, a pesquisadora Lucia Barros, da FGV EAESP, junto com pesquisadores da FGV EBAPE e do Imperial College London, conduziu um estudo publicado na Social Science and Medicine. O estudo analisou a implementação de um vale-transporte de um dia para promover a doação de sangue e seus efeitos a longo prazo.

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Em 2018, o hemocentro estadual do Rio de Janeiro lançou uma campanha em parceria com uma empresa de transporte por aplicativo, oferecendo vouchers de transporte que ofereciam desconto para viagens com origem e/ou destino na unidade do hemocentro. A análise abrangeu um período de 195 dias e quase 24 mil doadores, utilizando regressão logística e modelos de risco proporcional para avaliar a influência da campanha e as taxas de retorno.

Os resultados mostraram um aumento significativo nas tentativas de doação no dia da campanha, com 590 tentativas resultando em 438 doações efetivas. Houve um aumento notável no número de doadores de primeira viagem e a iniciativa atraiu mais indivíduos que se encaixavam no perfil dos clientes da empresa de transporte por aplicativo. O incentivo aliviou os custos financeiros, de tempo e esforço, reduzindo os inconvenientes associados à doação de sangue.

No entanto, o tempo de espera no hemocentro foi consideravelmente maior no dia da campanha, mas sem comprometer a qualidade do sangue coletado. A intervenção resultou em um aumento de 97,4% nas doações no dia da campanha, com uma taxa de retorno prevista de 36,2% para o grupo tratado.

Embora o incentivo tenha aumentado substancialmente o comparecimento dos doadores no dia da intervenção, ele também reduziu a taxa de retorno dos doadores no futuro. Isso pode ser explicado devido ao aumento no tempo de espera, que afetou negativamente a experiência dos doadores. Apesar disso, o aumento de curto prazo no número de doações durante a intervenção compensou a redução nas taxas de retorno, validando a eficácia da intervenção.

Leia o artigo na integra.

Tags: comportamento pró-socialdoação de sangueestudo de casomarketing em saúdeODS 3saúde
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