Evento reúne líderes globais e pesquisadores para debater soluções inovadoras rumo à COP30.
A Fundação Getulio Vargas realizará, entre os dias 10 e 12 de setembro, em São Paulo, o lançamento oficial do FGV Earth – Centro de Inovação, Pesquisa e Difusão (CEPID) em Governança das Mudanças Ambientais Globais. A programação será distribuída ao longo de três dias, com eventos complementares que reforçam o posicionamento do Brasil como referência internacional em soluções inovadoras frente aos desafios ambientais globais.
No dia 10 de setembro, das 08h às 13h, acontece o evento “Liderança para Governança e Inovação na Ação Climática”, no Salão Nobre da Escola de Administração de Empresas de São Paulo (FGV EAESP), reunindo líderes globais da academia, setor privado e governo. O encontro debaterá caminhos rumo à COP30, com foco em transformar a sustentabilidade em vantagem competitiva, impulsionar mudanças políticas por meio da governança e acelerar a inovação climática.
Na ocasião, painelistas da América Latina, África e Europa compartilharão experiências e práticas regionais sobre a agenda da sustentabilidade. Entre os convidados estão Maria Alejandra Gonzalez-Perez (Universidad EAFIT), Ritesh Sharma (IFFCO Nanoventions Brasil), Caroline Passuello, Rui Mucaje (AfroChamber) e Dan Ioschpe (COP30). Participam também Anderson Correia (IPT), Renato Pacheco Neto (Cônsul da Suécia), Samo Tosatti e Mauro Kiithi Arima Junior (Governo de SP), além de Gabriel Poli de Figueiredo, especialista em cidades inteligentes e políticas públicas.
O lançamento oficial do FGV Earth será realizado no dia 11 de setembro, a partir das 16h, também no Salão Nobre da FGV EAESP. Financiado pela Fapesp, por meio do CEPID, que é a maior linha de financiamento para centros de pesquisa, novo Centro da FGV reúne pesquisadores das áreas de gestão e economia, com o objetivo de promover pesquisas acadêmicas de excelência conectadas aos debates políticos sobre sustentabilidade.
A programação deste segundo dia inclui dois painéis: o primeiro abordará a importância dos CEPIDs para a Fapesp e a estratégia de pesquisa da FGV EAESP, culminando na apresentação do FGV Earth pelo coordenador do Centro José Antônio Puppim de Oliveira. O segundo painel reunirá os coordenadores dos seis núcleos temáticos do centro, reforçando sua abordagem interdisciplinar.
Encerrando a programação, no dia 12 de setembro, às 8h, será apresentada a pesquisa “Lessons from Extreme Climate Events: Mechanisms and Incentives for Evidence-Based Environmental Policymaking at the Subnational Level”, financiada pela British Academy. O estudo traz contribuições relevantes para a formulação de políticas ambientais baseadas em evidências, especialmente em contextos subnacionais.
A presença da equipe organizadora da COP30 ao longo dos três dias reforça o compromisso do FGV Earth com a construção de soluções inovadoras frente aos desafios ambientais globais.
Embora os eventos sejam restritos a convidados, os principais resultados serão divulgados nos canais oficiais da FGV.
Para saber mais, acesse: https://eaesp.fgv.br/centros/fgvearth