• Sobre o Blog Impacto
  • FGV EAESP
  • FGV EAESP Pesquisa
  • Acontece
    • Notícias
    • Eventos
  • Para alunos
    • Serviços para alunos
    • Comunidade FGV
  • Para candidatos
  • Para empresas
    • Soluções para empresas
    • Clube de parceiros FGV
  • Alumni
  • Contato
Blog Impacto - FGV EAESP Pesquisa
  • Adm. de empresas
  • Adm. pública
  • Notícias
  • Colunas
    • Blog Impacto
    • Blog Gestão e Negócios
  • Vídeos
  • Podcast
Nenhum resultado
Ver todos os recultados
Blog Impacto - FGV EAESP Pesquisa
Home Notícias internas

Novo centro de estudos busca melhorar aprendizagem nas escolas do Brasil

6 de março de 2025
Novo centro de estudos busca melhorar aprendizagem nas escolas do Brasil

FGV CEPIPE vai diagnosticar os problemas no setor educacional e propor soluções com base em desenho, experimento e avaliação de políticas públicas.

Apesar de ter estruturado uma política de educação, investido recursos e ampliado o acesso consideravelmente nas últimas décadas, o Brasil ficou entre os 15 piores países em matemática e ciências, na avaliação do PISA em 2024, ranking que avalia e compara a educação em 56 países. Devido a controvérsia de o Brasil ter investido recurso e universalizado a educação básica, sem conseguir melhorar os níveis de aprendizagem, torna-se necessário avaliar a implementação de políticas de educação no país. É com esse foco que surge o Centro de Estudos em Implementação de Políticas Educacionais​ (FGV CEPIPE), sediado na Escola de Administração de Empresas de São Paulo (FGV EAESP).

Conteúdorelacionado

Contratação de profissionais de saúde mental melhora atendimento no SUS, mas não reduz mortalidade

As Sete Qualidades De Um Financista Que Não Quer Ser Desbancado Pela IA

Stablecoins são realmente estáveis? Pesquisa revela fragilidades e riscos no mercado de criptomoedas

Financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), o FGV CEPIPE vai investigar os processos de implementação de políticas educacionais do estado de São Paulo, com o objetivo de compreender quais são os desafios existentes e como melhorá-los.

Os pesquisadores se dedicarão a investigar, por meio de 5 eixos de pesquisa, a Formulação de Políticas Curriculares; Comunicação e interação com Stakeholders; Gestão e liderança escolar; Docência e políticas curriculares; além de Políticas curriculares e desenvolvimento educacional dos estudantes.

Uma vez diagnosticados os problemas nesses setores, a segunda etapa será o desenho, experimento e avaliação de soluções modulares, com o objetivo de propor melhorias para questões relacionadas à implementação do currículo, de maneira a impactar positivamente no aprendizado dos alunos e na redução de desigualdades educacionais.

Além de uma análise bibliográfica e documental, os diagnósticos serão elaborados após a realização de entrevistas semiestruturadas, visita de campo, e aplicação de questionário com os profissionais do setor educacional. Para desenvolver essas atividades, o centro conta com uma rede de parcerias multidisciplinares e pesquisadores associados vinculados às universidades diversos estados do Brasil e de outros países.

Lançamento do novo centro de estudos

O lançamento do FGV CEPIPE ocorreu no dia 11 de fevereiro, na FGV EAESP, em um evento aberto ao público. Durante a manhã, ocorreu uma reunião com todos os pesquisadores que compõem o Centro, incluindo pesquisadores também da Universidade de São Paulo (USP) e Fundação Carlos Chagas (FCC), além de membros do Instituto Unibanco e da Secretaria de Educação, todos parceiros do FGV CEPIPE.

De acordo com o Coordenadora do FGV CEPIPE, Gabriela Lotta, o intuito dessa reunião era planejar o funcionamento do Centro e promover a troca de conhecimento entre os pesquisadores de diferentes eixos de pesquisa para que a equipe inteira pudesse contribuir e estar ciente acerca dos estudos a serem desenvolvidos.

“O foco era criar uma identidade acerca das pesquisas a serem realizadas, e ao mesmo tempo elaborar o planejamento para o futuro”, destacou Lotta. Durante a tarde, o evento de lançamento abriu espaço para uma mesa de debates.

“O intuito desse debate foi promover uma discussão coletiva sobre quais são os desafios para pensar em implementação de políticas educacionais, e entender o papel do FGV CEPIPE em trazer conhecimento científico para impulsionar a prática, em busca de melhorar o cenário da educação no Brasil”, declarou.

Em breve o Centro contará com um novo site, onde serão divulgadas mais informações.

CompartilharTweetarCompartilharEnviar

Conteúdo relacionado

Profissionais de saúde mental atendendo pacientes em uma unidade do SUS no Brasil
Administração pública

Contratação de profissionais de saúde mental melhora atendimento no SUS, mas não reduz mortalidade

10 de dezembro de 2025
As Sete Qualidades De Um Financista Que Não Quer Ser Desbancado Pela IA
Blog Gestão e Negócios

As Sete Qualidades De Um Financista Que Não Quer Ser Desbancado Pela IA

9 de dezembro de 2025
Gráfico mostrando a volatilidade e correlação entre stablecoins e criptomoedas.
Administração de empresas

Stablecoins são realmente estáveis? Pesquisa revela fragilidades e riscos no mercado de criptomoedas

5 de dezembro de 2025

Conteúdo recente

Profissionais de saúde mental atendendo pacientes em uma unidade do SUS no Brasil

Contratação de profissionais de saúde mental melhora atendimento no SUS, mas não reduz mortalidade

10 de dezembro de 2025
As Sete Qualidades De Um Financista Que Não Quer Ser Desbancado Pela IA

As Sete Qualidades De Um Financista Que Não Quer Ser Desbancado Pela IA

9 de dezembro de 2025
Gráfico mostrando a volatilidade e correlação entre stablecoins e criptomoedas.

Stablecoins são realmente estáveis? Pesquisa revela fragilidades e riscos no mercado de criptomoedas

5 de dezembro de 2025

Mais lidos

Empresas estatais devem ter lucro?

Empresas estatais devem ter lucro?

9 de fevereiro de 2023
Impacto da tecnologia no trabalho: pesquisa mostra efeitos na saúde mental e na vida profissional

Impacto da tecnologia no trabalho: pesquisa mostra efeitos na saúde mental e na vida profissional

3 de novembro de 2025
Gráfico comparando reservas de caixa de empresas de capital aberto e de capital fechado na América Latina

Estudo revela por que empresas de capital fechado latino-americanas mantêm menos reservas de caixa

10 de novembro de 2025
Como os municípios brasileiros contribuem para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Como os municípios brasileiros avançam nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)

5 de novembro de 2025
Máquinas não pensam como seres humanos! (pelo menos não até este momento…)

Máquinas não pensam como seres humanos! (pelo menos não até este momento…)

1 de novembro de 2025
Líderes do agronegócio na Amazônia promovendo desenvolvimento econômico sustentável sem aumentar o desmatamento.

Heróis ou vilões? O papel dos líderes do agronegócio na Amazônia no equilíbrio entre economia e floresta

17 de novembro de 2025

Tags

administração de empresas administração pública bem estar consumo coronavírus corrupção covid-19 desenvolvimento sustentável diversidade educação empreendedorismo empresas ESG Estratégia FGV EAESP finanças gestão gestão de saúde gestão pública gênero inovação Inteligência Artificial liderança marketing mudanças climáticas mulheres Notícias internas ODS 3 ODS3 ODS 8 ODS 9 ODS 16 organizações pandemia política pública políticas públicas saúde saúde de qualidade saúde pública supply chain SUS sustentabilidade tecnologia trabalho transparência
#podcast Impacto: A relação entre autonomia e desempenho de Defensorias Públicas na América Latina

Podcast Impacto

29 Episode
Subscribe
  • Add to Queue
  • Share
    Facebook Twitter Linked In WhatsApp

  • Add to Queue
  • Share
    Facebook Twitter Linked In WhatsApp

#PodcastImpacto – Urbanismo feminista: o caso de Barcelona

16 de setembro de 2025
  • Add to Queue
  • Share
    Facebook Twitter Linked In WhatsApp

#PodcastImpacto: Agentes prisionais e emoções no trabalho

18 de agosto de 2025
  • Add to Queue
  • Share
    Facebook Twitter Linked In WhatsApp

#PodcastImpacto: Eficiência e acesso em saúde: o que podemos aprender com sistemas universais em países em desenvolvimento?

11 de julho de 2025
  • Add to Queue
  • Share
    Facebook Twitter Linked In WhatsApp

#PodcastImpacto: Como a gestão municipal pode reduzir desigualdades educacionais?

12 de junho de 2025
  • Add to Queue
  • Share
    Facebook Twitter Linked In WhatsApp

#PodcastImpacto – Feminist Foreign Policy: liderança feminina e cultura política internacional

10 de abril de 2025
Disseminação do conhecimento
Catálogo dos Centros de Estudos

As manifestações expressas por integrantes dos quadros da Fundação Getulio Vargas, nas quais constem a sua identificação como tais, em artigos e entrevistas publicados nos meios de comunicação em geral, representam exclusivamente as opiniões dos seus autores e não, necessariamente, a posição institucional da FGV. Portaria FGV Nº19

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

Nenhum resultado
Ver todos os recultados
  • Adm. de empresas
  • Adm. pública
  • Notícias
  • Colunas
    • Blog Impacto
    • Blog Gestão e Negócios
  • Vídeos
  • Podcast

-
00:00
00:00

Queue

Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00