Nos últimos anos, o papel dos serviços na sociedade se ampliou, passando de uma simples busca por lucro e satisfação do cliente para algo mais profundo: a promoção do bem-estar humano. Em meio a esse cenário emergiu a Transformative Service Research (TSR), que explora como as interações entre consumidores e organizações de serviço podem gerar resultados de bem-estar e transformações positivas. No entanto, uma questão crítica permanecia sem resposta: como projetar serviços que realmente promovam o bem-estar? Com essa questão em mente, Paulo Sodre Hollaender desenvolveu sua pesquisa que resultou no prêmio de melhor tese no programa de Doutorado em Administração de Empresas (CDAE) da FGV EAESP com o trabalho “Designing transformative services: how to create services that promote well-being”.
Nesse episódio do Podcast Impacto, Paulo compartilha um pouco sobre sua pesquisa, desenvolvida em duas frentes complementares. Primeiro, uma abordagem teórica investigou os traços e características que definem serviços transformadores, estabelecendo uma base conceitual sólida. Em seguida, uma investigação empírica orientada por teoria foi realizada para desenvolver e validar um novo método de design para esses serviços.
O método proposto organiza o processo de design de serviços transformadores em cinco estágios bem definidos, fornecendo uma estrutura prática para que gestores e designers de serviço possam criar experiências que promovam o bem-estar de forma eficiente e sistemática.
Ouça o episódio para entender como esse método representa um avanço significativo na aplicação prática da TSR e tem potencial para impactar diretamente a maneira como os serviços são concebidos e entregues. Segue abaixo uma prévia da conversa: