Conversamos com Ana Tereza Freitas De Lapedra sobre sua pesquisa que resultou na dissertação para o mestrado em Administração de Empresas, na linha de Estratégias de marketing na FGV EAESP. Ela ganhou o prêmio de melhor dissertação em 2022 no Programa de Mestrado e Doutorado Acadêmico – CMCDAE, com sua pesquisa sobre o bem-estar alimentar de famílias em situação de pobreza urbana.
Segundo Ana Tereza, bem-estar alimentar retrata a perspectiva holística contemporânea da alimentação através de cinco domínios: socialização alimentar, comercialização de alimentos, disponibilidade de alimentos, alfabetização alimentar e política alimentar. Para coletar dados para sua pesquisa, Ana Tereza enfrentou um desafio inesperado causado pela pandemia do Covid-19 e a impossibilidade de entrevistar pessoalmente as famílias. Ela conta que a solução encontrada foi a coleta de dados que combinou três métodos on-line: entrevistas fenomenológicas, diários alimentares e entrevistas baseadas em extração de fotos e vídeos, feitas com sete famílias que vivem em um bairro urbano pobre de São Paulo, Brasil.
Ana Tereza compartilha no Podcast os principais achados e destaca a questão de poucos estudos examinaram o bem-estar alimentar em contextos de insegurança alimentar e pobreza urbana, como é o caso de milhares de famílias residentes em países em desenvolvimento, como o Brasil. Nesse sentido, a pesquisa faz uma importante contribuição, pois visa preencher essa lacuna e desenvolver uma estrutura para compreender o bem-estar alimentar entre famílias urbanas pobres. “Além disso, este estudo compreende o domínio do marketing de alimentos de uma perspectiva diferente, avançando pesquisas anteriores sobre o BEF em contextos de insegurança alimentar”, afirma a pesquisadora.
A dissertação está disponível nesse link.
Ouça agora os principais achados e mais detalhes da pesquisa: