[versão beta]
  • Sobre o Blog Impacto
  • FGV EAESP
  • FGV EAESP Pesquisa
  • Acontece
    • Notícias
    • Eventos
  • Para alunos
    • Serviços para alunos
    • Comunidade FGV
  • Para candidatos
  • Para empresas
    • Soluções para empresas
    • Clube de parceiros FGV
  • Alumni
  • Contato
Blog Impacto - FGV EAESP Pesquisa
  • Adm. de empresas
  • Adm. pública
  • Notícias
  • Colunas
    • Blog Impacto
    • Blog Gestão e Negócios
  • Vídeos
  • Podcast
Nenhum resultado
Ver todos os recultados
Blog Impacto - FGV EAESP Pesquisa
Home Administração de empresas

No varejo de livros, relevância de loja física é determinada pelas características pessoais do consumidor

10 de janeiro de 2022
Mulher branca, de cabelos grisalhos, está parada no corredor de uma livraria e olha com atenção para as prateleiras. Ela está de perfil, no centro da imagem

Imagem: John Michael Thomson / Unsplash

Resumo da pesquisa

  • Achados da pesquisa dizem respeito à experiência de consumo em livrarias, segmento impactado pela desmaterialização que caracteriza a experiência nas lojas virtuais.
  • Duas características definem a relevância da loja física para cada consumidor: apreço pela leitura e apego à materialidade.
  • Porém, a livraria física  ainda possibilita experiências de acolhimento e transcendência que não são possíveis no consumo virtual.

Pesquisador(es):

Maria Silvia Moliterno Pena

Eliane Pereira Zamith Brito

Duas características definem a relevância da livraria para cada consumidor: apreço pela leitura e apego à materialidade. Quanto mais apaixonados por livros, mais os leitores se engajam na experiência da loja física, que remete ao ato de leitura como parte fundamental da personalidade individual.

 

Conteúdorelacionado

Lojas físicas de livrarias têm relevância por conta da experiência dos consumidores, como o apreço pela leitura e apego aos livros

C2 Report: confira os fatores mais importantes para uma boa experiência de consumo em tempos digitais

As livrarias reúnem quatro tipos de experiências de consumidor. Duas são compartilhadas com a experiência na loja virtual: Lugar de Comprar, em que o consumo pode ser hedônico(relacionada ao apreço pela leitura) ou funcional (relacionada a prazo, praticidade ou preço), e Garimpo, que se refere à busca minuciosa por item de valor especial, com possibilidade de descobertas inesperadas.

 

No entanto, em tempos de mudanças tecnológicas que levam à desmaterialização do consumo, as outras duas experiências de consumidor são exclusivas da loja física: Refúgio do Lar, que entende a livraria como ambiente seguro, tranquilo e de bem-estar, e Portal da Magia, em que este ambiente é visto como uma “fenda” criada no mundo cotidiano para acesso ao mundo de imaginação e de ideias contidas nos livros.

 

Assim, a experiência de consumo é pessoal e individualizada, e não pode ser controlada pela empresa. A relevância da loja física não é estanque, pois os significados de experiência são atribuídos a cada interação dos consumidores com a empresa e com a tecnologia. “Para sobreviver, o varejo precisa oferecer experiências significativas integrando os canais digital e físico com consistência ao longo de toda a jornada”, concluem as autoras do estudo, dentre elas Eliane Pereira Zamith Brito, da FGV EAESP.

 

Confira o estudo na íntegra 

Tags: desmaterializaçãoexperiência de consumolivrarialoja físicaloja virtualvarejo integrado
CompartilharTweetarCompartilharEnviar

Conteúdo relacionado

Lojas físicas de livrarias têm relevância por conta da experiência dos consumidores, como o apreço pela leitura e apego aos livros
Administração de empresas

Lojas físicas de livrarias têm relevância por conta da experiência dos consumidores, como o apreço pela leitura e apego aos livros

14 de dezembro de 2021
C2 Report: confira os fatores mais importantes para uma boa experiência de consumo em tempos digitais
Administração de empresas

C2 Report: confira os fatores mais importantes para uma boa experiência de consumo em tempos digitais

3 de novembro de 2020

Conteúdo recente

A Psicologia da Fidelização Dos Clientes

A Psicologia da Fidelização Dos Clientes

9 de maio de 2025
Pesquisa de Impacto: Educação Financeira na aldeia Kamakã

Pesquisa de Impacto: Educação Financeira na aldeia Kamakã

7 de maio de 2025
Laboratórios Vivos de Agricultura: Inovação Aberta para um Futuro Sustentável

Laboratórios Vivos de Agricultura: Inovação Aberta para um Futuro Sustentável

5 de maio de 2025

Mais lidos

Ondas de calor: projeto aplicado propõe soluções para o Jardim Ibirapuera

Ondas de calor: projeto aplicado propõe soluções para o Jardim Ibirapuera

17 de abril de 2025
Redução da jornada de trabalho?

Redução da jornada de trabalho?

10 de abril de 2025
Empresas estatais devem ter lucro?

Empresas estatais devem ter lucro?

9 de fevereiro de 2023
Geografia do Pix: estudo revela padrões de uso e impacto do meio de pagamento no Brasil

Geografia do Pix: estudo revela padrões de uso e impacto do meio de pagamento no Brasil

21 de abril de 2025
Corrupção: Entenda as Abordagens Teóricas e Estratégias de Controle

Corrupção: Entenda as Abordagens Teóricas e Estratégias de Controle

24 de abril de 2025
Coopetição e Indicação Geográfica: como a união entre vinícolas brasileiras criou valor para o setor

Coopetição e Indicação Geográfica: como a união entre vinícolas brasileiras criou valor para o setor

10 de março de 2025

Tags

administração de empresas administração pública bem estar coronavírus corrupção covid-19 diversidade educação empreendedorismo empresas ESG Estratégia FGVcemif FGV EAESP finanças gestão gestão de saúde gestão pública gênero inovação Inteligência Artificial liderança marketing mudanças climáticas mulheres negócios Notícias internas ODS3 ODS 3 ODS 8 ODS 9 ODS 16 organizações pandemia política pública políticas públicas saúde saúde de qualidade saúde pública supply chain SUS sustentabilidade tecnologia trabalho transparência
#podcast Impacto: A relação entre autonomia e desempenho de Defensorias Públicas na América Latina

Podcast Impacto

25 Episode
Subscribe
  • Add to Queue
  • Share
    Facebook Twitter Linked In WhatsApp

  • Add to Queue
  • Share
    Facebook Twitter Linked In WhatsApp

#PodcastImpacto – Feminist Foreign Policy: liderança feminina e cultura política internacional

10 de abril de 2025
  • Add to Queue
  • Share
    Facebook Twitter Linked In WhatsApp

#PodcastImpacto: Intraempreendedorismo no setor público: inovação e inclusão social

13 de março de 2025
  • Add to Queue
  • Share
    Facebook Twitter Linked In WhatsApp

#PodcastImpacto: O fenômeno do encolhimento de cidades no Brasil

10 de fevereiro de 2025
  • Add to Queue
  • Share
    Facebook Twitter Linked In WhatsApp

#PodcastImpacto – Relação da diversidade com os resultados financeiros das empresas

12 de dezembro de 2024
  • Add to Queue
  • Share
    Facebook Twitter Linked In WhatsApp

#PodcastImpacto – Como a imigração forçada impacta a violência?

22 de novembro de 2024
Disseminação do conhecimento
Catálogo dos Centros de Estudos

As manifestações expressas por integrantes dos quadros da Fundação Getulio Vargas, nas quais constem a sua identificação como tais, em artigos e entrevistas publicados nos meios de comunicação em geral, representam exclusivamente as opiniões dos seus autores e não, necessariamente, a posição institucional da FGV. Portaria FGV Nº19

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

Nenhum resultado
Ver todos os recultados
  • Adm. de empresas
  • Adm. pública
  • Notícias
  • Colunas
    • Blog Impacto
    • Blog Gestão e Negócios
  • Vídeos
  • Podcast

-
00:00
00:00

Queue

Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00