[versão beta]
  • Sobre o Blog Impacto
  • FGV EAESP
  • FGV EAESP Pesquisa
  • Acontece
    • Notícias
    • Eventos
  • Para alunos
    • Serviços para alunos
    • Comunidade FGV
  • Para candidatos
  • Para empresas
    • Soluções para empresas
    • Clube de parceiros FGV
  • Alumni
  • Contato
Blog Impacto - FGV EAESP Pesquisa
  • Adm. de empresas
  • Adm. pública
  • Análise
  • Colunas
  • Vídeos
  • Podcast
Nenhum resultado
Ver todos os recultados
Blog Impacto - FGV EAESP Pesquisa
Home Administração de empresas

Lojas físicas de livrarias têm relevância por conta da experiência dos consumidores, como o apreço pela leitura e apego aos livros

14 de dezembro de 2021
Lojas físicas de livrarias têm relevância por conta da experiência dos consumidores, como o apreço pela leitura e apego aos livros

Imagem: Pixabay

Resumo da pesquisa

– Livrarias são segmento fortemente impactado pela desmaterialização, especialmente pela chegada dos livros digitais (ebooks)
– Relevância das lojas físicas para livrarias está relacionada a características pessoais dos compradores, como o apreço pela leitura e apego ao mundo material
– Experiências que emergem quando leitores compradores estão nas lojas físicas tem a ver com Lugar de Compra, Garimpo, Portal da Magia e Refúgio do Lar, aponta pesquisa


Pesquisador(es):

Maria Silvia Moliterno Pena
Eliane Pereira Zamith Brito

Confira o artigo na íntegra

É raro encontrar um leitor que não tenha apreço por virar páginas de livros físicos ou sentir o cheirinho do papel ao realizar uma leitura. Por conta dessa característica pessoal de apego ao mundo material e apreço à leitura que as lojas físicas ainda mantém certa relevância dentro do segmento de livrarias.

Um estudo realizado por pesquisadoras da FGV EAESP se dedicou a analisar essa relação entre lojas físicas de livrarias e experiência de compra dos consumidores. De acordo com as autoras, que partiram de um conceito de cocriação da experiência, que é feita tanto pela empresa quanto pelos consumidores, foi verificada que a experiência de cada cliente é única e, da mesma forma, que a relevância da loja física das livrarias é determinada por características pessoais dos consumidores, como o apego ao mundo material e o apreço pela leitura.

Conteúdorelacionado

Marcas devem adotar tom assertivo e evitar sarcasmo em respostas a comentários hostis nas redes

Marketing macrossocial pode ser eficaz para lidar com questões sociais complexas

Poder expressar o seu “eu” no ambiente de trabalho traz resultados positivos para funcionário e empresa

No correr do estudo, as autoras identificaram quais os tipos de experiência do consumidor emergiam nas experiências com a loja física e a loja virtual, descrevendo também o papel da tecnologia no empoderamento do consumidor.

Especialmente na loja física, as principais experiências observadas pelas pesquisadoras tinham a ver com o Lugar de Compra e Garimpo (relacionadas com a busca e aquisição do produto e ocorrem em diferentes arranjos da jornada de compras, seja em lojas físicas ou virtuais), Portal da Magia e Refúgio do Lar (que só acontecem na loja física e são ancoradas pela atmosfera da loja, pela presença dos livros e pelo contato com os vendedores, com caráter hedônico e que evocam diversão, sentimentos e fantasia).

Dessa forma, elas confirmaram empiricamente que o engajamento tanto nos canais físicos quanto virtuais no processo de seleção e compra de livros leva ao empoderamento dos consumidores.

“A compreensão dos fatores que determinam a relevância da loja física pode ajudar na gestão do varejo integrado, fornecendo subsídios para adequação do modelo de loja e das ofertas ao perfil desejado de clientes e na definição de investimento em tecnologias de dados e design que individualizem a experiência da loja física e aperfeiçoem a experiência da loja virtual”, aconselham as autoras.

Apesar dos resultados serem específicos do contexto das livrarias, a pesquisa auxilia também no direcionamento de análises da desmaterialização do varejo em geral.

Confira o artigo na íntegra

Tags: administração de empresascomportamento de compracomportamento do consumidorlivrarialoja físicaloja virtualvarejo
CompartilharTweetarCompartilharEnviar

Conteúdo relacionado

Mulher utiliza notebook apoiado no colo e acessa página do Facebook. Ela tem unhas pintadas de azul.
Estratégias de marketing

Marcas devem adotar tom assertivo e evitar sarcasmo em respostas a comentários hostis nas redes

24 de fevereiro de 2022
Marcos Santos/USP Imagens
Administração de empresas

Marketing macrossocial pode ser eficaz para lidar com questões sociais complexas

7 de fevereiro de 2022
Poder expressar o seu “eu” no ambiente de trabalho traz resultados positivos para funcionário e empresa
Administração de empresas

Poder expressar o seu “eu” no ambiente de trabalho traz resultados positivos para funcionário e empresa

4 de fevereiro de 2022

Conteúdo recente

Telemedicina

Remuneração e qualificação de profissionais são entraves para a telemedicina no Brasil

27 de janeiro de 2023
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável contribuem para produção de conhecimento sobre negócios

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável contribuem para produção de conhecimento sobre negócios

26 de janeiro de 2023
pessoa digita notebook

Idioma e custos estão entre os desafios de pesquisadores para publicar em revistas internacionais sobre administração

23 de janeiro de 2023

Mais lidos

escola pública

Queda de arrecadação poderia abrir caminhos para Brasil financiar educação através de dívida pública

29 de dezembro de 2022
FGV EAESP sediará workshop de desenvolvimento de artigos em parceria com a Academy of Management

FGV EAESP sediará workshop de desenvolvimento de artigos em parceria com a Academy of Management

20 de dezembro de 2022
Auditorias que fornecem selo de credibilidade e estratégias de ESG trazem impacto social para negócios

Auditorias que fornecem selo de credibilidade e estratégias de ESG trazem impacto social para negócios

9 de janeiro de 2023
Apenas 6% dos artigos brasileiros sobre gestão escolar têm foco em diretores

Apenas 6% dos artigos brasileiros sobre gestão escolar têm foco em diretores

27 de dezembro de 2022
PM São Paulo operação rodoanel

Em São Paulo, câmeras corporais contribuem para redução de mortes em intervenções da PM

22 de dezembro de 2022
#podcast Impacto: Como as empresas e suas cadeias de suprimentos interagem com o meio ambiente sob a incerteza?

#podcast Impacto: Como as empresas e suas cadeias de suprimentos interagem com o meio ambiente sob a incerteza?

13 de janeiro de 2023

Tags

administração de empresas auxílio emergencial bem estar cidades e comunidades sustentáveis consumo coronavírus covid-19 covil-19 diversidade economia educação ESG Estratégia FGVcemif FGV EAESP FGV EAESP Pesquisa finanças gestão gestão de saúde gestão pública gênero inovação liderança marketing mulheres NEB Notícias internas ODS3 ODS10 organizações pandemia pesquisa política política pública políticas públicas saúde saúde de qualidade saúde pública Sistema Único de Saúde supply chain SUS sustentabilidade tecnologia trabalho transparência

FGV EAESP PESQUISA

Institucional
Pesquisadores
Apoio Financeiro a Professores
Agências de fomento
Conexão Pesquisa

JOVENS PESQUISADORES

Programa de Iniciação à Pesquisa
Residência em Pesquisa
Conexão Local
PIBIC

PESQUISA CIENTÍFICA

Linhas de Pesquisa
Indicadores

PESQUISA APLICADA

Centros de Estudos
Indicadores

PUBLICAÇÕES

Relatórios de pesquisas
Sínteses de pesquisas
Relatórios - PIBIC
Relatórios – Conexão Local
Anuários de Pesquisas
Teses e Dissertações
Casos de Impacto Social

As manifestações expressas por integrantes dos quadros da Fundação Getulio Vargas, nas quais constem a sua identificação como tais, em artigos e entrevistas publicados nos meios de comunicação em geral, representam exclusivamente as opiniões dos seus autores e não, necessariamente, a posição institucional da FGV. Portaria FGV Nº19

Nenhum resultado
Ver todos os recultados
  • Adm. de empresas
  • Adm. pública
  • Análise
  • Colunas
  • Vídeos
  • Podcast

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

-
00:00
00:00

Queue

Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00