[versão beta]
  • Sobre o Blog Impacto
  • FGV EAESP
  • FGV EAESP Pesquisa
  • Acontece
    • Notícias
    • Eventos
  • Para alunos
    • Serviços para alunos
    • Comunidade FGV
  • Para candidatos
  • Para empresas
    • Soluções para empresas
    • Clube de parceiros FGV
  • Alumni
  • Contato
Blog Impacto - FGV EAESP Pesquisa
  • Adm. de empresas
  • Adm. pública
  • Notícias
  • Colunas
    • Blog Impacto
    • Blog Gestão e Negócios
  • Vídeos
  • Podcast
Nenhum resultado
Ver todos os recultados
Blog Impacto - FGV EAESP Pesquisa
Home Administração de empresas

Campanhas de financiamento coletivo têm sucesso mais rápido em cidades com maior inequalidade econômica

22 de novembro de 2021
Campanhas de financiamento coletivo têm sucesso mais rápido em cidades com maior inequalidade econômica

Imagem: Damir Spanic / Unsplash

Resumo da pesquisa

  • Analisando mais de 4.200 campanhas de financiamento coletivo (crowdfunding), pesquisadores perceberam que as campanhas que alcançavam sucesso de maneira mais rápida estavam localizadas em cidades com maior disparidade econômica
  • Campanhas bem sucedidas também tinham em comum um objetivo financeiro menor, um grande número de apoiadores e um menor número de recompensas

Pesquisador(es):

Israel José dos Santos Felipe
Wesley Mendes-Da-Silva
Cristiana Cerqueira Leal
Danilo Braum Santos

Confira o artigo na íntegra

Uma das técnicas bastante utilizadas nos últimos anos para tirar projetos do papel tem sido o chamado financiamento coletivo (crowdfunding, na expressão em inglês), que funciona como uma espécie de “vaquinha” entre os interessados em fazer um projeto acontecer. Na maior parte das campanhas de financiamento coletivo, cada um dos apoiadores daquela campanha também recebe algum tipo de recompensa, que pode ser algo subjetivo como ser listado como apoiador original do projeto até recompensas físicas.

Para entender o que faz uma campanha ser bem sucedida, pesquisadores analisaram mais de 4.200 campanhas, originadas em 417 cidades brasileiras e que foram divulgadas a partir da plataforma Catarse entre os anos de 2011 e 2016, que juntas foram responsáveis por captar mais de R$ 38 milhões em apoio financeiro.

Conteúdorelacionado

Pesquisa de Impacto: Educação Financeira na aldeia Kamakã

Como notícias influenciam o sucesso de campanhas de crowdfunding

Artigo de professor da FGV EAESP recebe prêmio Fundo Garantidor de Crédito (FGC)

O que os pesquisadores descobriram é que as campanhas que alcançavam o sucesso (ou seja, alcançavam o valor almejado para a realização do projeto) de maneira mais rápida estavam localizadas em cidades brasileiras com maior inequalidade econômica. “Estas cidades também eram caracterizadas pelo fato das campanhas terem objetivos de financiamento mais baixos e um maior número de apoiadores”, explicam os autores do artigo, dentre os quais está o professor Wesley Mendes-Da-Silva, da FGV EAESP.

Além de detectar que as campanhas mais bem sucedidas tinham em comum objetivos financeiros menores, grande número de apoiadores e baixo número de recompensas, os pesquisadores também apontam que as taxas de sucesso mais altas e mais rápidas foram observadas entre os projetos caracterizados como “não-artísticos” – como os relacionados a arquitetura e urbanismo, ciência e tecnologia, design, educação, esportes, eventos, gastronomia, jornalismo, meio ambiente, mobilidade e transporte, moda e negócios).

“O que os resultados nos mostram é que os apoiadores tendem a preferir projetos menores, localizados em áreas de grande inequalidade, especialmente os que são não-artísticos. Isso indica que mais do que a recompensa, os apoiadores estão interessados na qualidade e no propósito dos projetos e tendem a investir em iniciativas que podem produzir um impacto social positivo e contribuir com a redução da inequalidade daquela região”, concluem os autores.

Confira o artigo na íntegra

Tags: crowdfundingfinançasfinanciamentofinanciamento coletivogestão de recursos
CompartilharTweetarCompartilharEnviar

Conteúdo relacionado

Pesquisa de Impacto: Educação Financeira na aldeia Kamakã
Vídeos

Pesquisa de Impacto: Educação Financeira na aldeia Kamakã

7 de maio de 2025
Como notícias influenciam o sucesso de campanhas de crowdfunding
Administração de empresas

Como notícias influenciam o sucesso de campanhas de crowdfunding

23 de setembro de 2024
Artigo de professor da FGV EAESP recebe prêmio Fundo Garantidor de Crédito (FGC)
Notícias internas

Artigo de professor da FGV EAESP recebe prêmio Fundo Garantidor de Crédito (FGC)

1 de agosto de 2024

Conteúdo recente

A Psicologia da Fidelização Dos Clientes

A Psicologia da Fidelização Dos Clientes

9 de maio de 2025
Pesquisa de Impacto: Educação Financeira na aldeia Kamakã

Pesquisa de Impacto: Educação Financeira na aldeia Kamakã

7 de maio de 2025
Laboratórios Vivos de Agricultura: Inovação Aberta para um Futuro Sustentável

Laboratórios Vivos de Agricultura: Inovação Aberta para um Futuro Sustentável

5 de maio de 2025

Mais lidos

Ondas de calor: projeto aplicado propõe soluções para o Jardim Ibirapuera

Ondas de calor: projeto aplicado propõe soluções para o Jardim Ibirapuera

17 de abril de 2025
Redução da jornada de trabalho?

Redução da jornada de trabalho?

10 de abril de 2025
Empresas estatais devem ter lucro?

Empresas estatais devem ter lucro?

9 de fevereiro de 2023
Geografia do Pix: estudo revela padrões de uso e impacto do meio de pagamento no Brasil

Geografia do Pix: estudo revela padrões de uso e impacto do meio de pagamento no Brasil

21 de abril de 2025
Corrupção: Entenda as Abordagens Teóricas e Estratégias de Controle

Corrupção: Entenda as Abordagens Teóricas e Estratégias de Controle

24 de abril de 2025
Coopetição e Indicação Geográfica: como a união entre vinícolas brasileiras criou valor para o setor

Coopetição e Indicação Geográfica: como a união entre vinícolas brasileiras criou valor para o setor

10 de março de 2025

Tags

administração de empresas administração pública bem estar coronavírus corrupção covid-19 diversidade educação empreendedorismo empresas ESG Estratégia FGVcemif FGV EAESP finanças gestão gestão de saúde gestão pública gênero inovação Inteligência Artificial liderança marketing mudanças climáticas mulheres negócios Notícias internas ODS3 ODS 3 ODS 8 ODS 9 ODS 16 organizações pandemia política pública políticas públicas saúde saúde de qualidade saúde pública supply chain SUS sustentabilidade tecnologia trabalho transparência
#podcast Impacto: A relação entre autonomia e desempenho de Defensorias Públicas na América Latina

Podcast Impacto

25 Episode
Subscribe
  • Add to Queue
  • Share
    Facebook Twitter Linked In WhatsApp

  • Add to Queue
  • Share
    Facebook Twitter Linked In WhatsApp

#PodcastImpacto – Feminist Foreign Policy: liderança feminina e cultura política internacional

10 de abril de 2025
  • Add to Queue
  • Share
    Facebook Twitter Linked In WhatsApp

#PodcastImpacto: Intraempreendedorismo no setor público: inovação e inclusão social

13 de março de 2025
  • Add to Queue
  • Share
    Facebook Twitter Linked In WhatsApp

#PodcastImpacto: O fenômeno do encolhimento de cidades no Brasil

10 de fevereiro de 2025
  • Add to Queue
  • Share
    Facebook Twitter Linked In WhatsApp

#PodcastImpacto – Relação da diversidade com os resultados financeiros das empresas

12 de dezembro de 2024
  • Add to Queue
  • Share
    Facebook Twitter Linked In WhatsApp

#PodcastImpacto – Como a imigração forçada impacta a violência?

22 de novembro de 2024
Disseminação do conhecimento
Catálogo dos Centros de Estudos

As manifestações expressas por integrantes dos quadros da Fundação Getulio Vargas, nas quais constem a sua identificação como tais, em artigos e entrevistas publicados nos meios de comunicação em geral, representam exclusivamente as opiniões dos seus autores e não, necessariamente, a posição institucional da FGV. Portaria FGV Nº19

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

Nenhum resultado
Ver todos os recultados
  • Adm. de empresas
  • Adm. pública
  • Notícias
  • Colunas
    • Blog Impacto
    • Blog Gestão e Negócios
  • Vídeos
  • Podcast

-
00:00
00:00

Queue

Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00