Artigo do professor Alan de Genaro, da FGV EAESP, recebe o prêmio Fundo Garantidor de Crédito (FGC) de asset pricing no XXIV Encontro Brasileiro de Finanças (EBFin), evento acadêmico de maior destaque na área de Finanças no Brasil, realizado entre os dias 4 e 6 de julho em Curitiva – PR.
O trabalho intitulado “Product Complexity, Investor Experience, and Returns” foi desenvolvido por Alan de Genaro, da FGV EAESP, em parceria com José Liberti, da Kellogg School of Management, Northwestern University; Pedro Saffi, da Cambridge Judge Business School; e Jason Sturgess, da School of Economics and Finance at Queen Mary University of London. O trabalho contou com dados obtidos através do convênio entre a FGV e a Comissão de Valores Mobiliários (CVM).
A pesquisa revelou que, em média, produtos financeiros complexos tendem a gerar rendimentos inferiores aos ativos de renda fixa tradicional. No entanto, investidores sofisticados, com maior experiência no mercado financeiro, conseguiram obter retornos superiores tanto em produtos simples quanto complexos. Uma descoberta notável foi o papel das corretoras independentes na certificação de produtos complexos, ajudando a mitigar potenciais conflitos de interesse entre emissores e distribuidores.
Este estudo oferece contribuições valiosas para o debate atual sobre a regulação de produtos financeiros complexos, destacando a importância da experiência dos investidores e do papel dos distribuidores na certificação desses produtos.
A premiação no XXIV Encontro Brasileiro de Finanças reforça a relevância e o impacto do trabalho acadêmico realizado pelos professores da FGV EAESP, consolidando a instituição como um centro de excelência em pesquisa financeira.