[versão beta]
  • Sobre o Blog Impacto
  • FGV EAESP
  • FGV EAESP Pesquisa
  • Acontece
    • Notícias
    • Eventos
  • Para alunos
    • Serviços para alunos
    • Comunidade FGV
  • Para candidatos
  • Para empresas
    • Soluções para empresas
    • Clube de parceiros FGV
  • Alumni
  • Contato
Blog Impacto - FGV EAESP Pesquisa
  • Adm. de empresas
  • Adm. pública
  • Análise
  • Colunas
  • Vídeos
  • Podcast
Nenhum resultado
Ver todos os recultados
Blog Impacto - FGV EAESP Pesquisa
Home Administração de empresas

Campanhas de financiamento coletivo têm sucesso mais rápido em cidades com maior inequalidade econômica

22 de novembro de 2021
Campanhas de financiamento coletivo têm sucesso mais rápido em cidades com maior inequalidade econômica

Imagem: Damir Spanic / Unsplash

Resumo da pesquisa

  • Analisando mais de 4.200 campanhas de financiamento coletivo (crowdfunding), pesquisadores perceberam que as campanhas que alcançavam sucesso de maneira mais rápida estavam localizadas em cidades com maior disparidade econômica
  • Campanhas bem sucedidas também tinham em comum um objetivo financeiro menor, um grande número de apoiadores e um menor número de recompensas

Pesquisador(es):

Israel José dos Santos Felipe
Wesley Mendes-Da-Silva
Cristiana Cerqueira Leal
Danilo Braum Santos

Confira o artigo na íntegra

Uma das técnicas bastante utilizadas nos últimos anos para tirar projetos do papel tem sido o chamado financiamento coletivo (crowdfunding, na expressão em inglês), que funciona como uma espécie de “vaquinha” entre os interessados em fazer um projeto acontecer. Na maior parte das campanhas de financiamento coletivo, cada um dos apoiadores daquela campanha também recebe algum tipo de recompensa, que pode ser algo subjetivo como ser listado como apoiador original do projeto até recompensas físicas.

Para entender o que faz uma campanha ser bem sucedida, pesquisadores analisaram mais de 4.200 campanhas, originadas em 417 cidades brasileiras e que foram divulgadas a partir da plataforma Catarse entre os anos de 2011 e 2016, que juntas foram responsáveis por captar mais de R$ 38 milhões em apoio financeiro.

Conteúdorelacionado

Algoritmos de inteligência artificial permitem aprimoramento estratégico na indústria financeira

Fintechs: estudo explica armadilhas da inclusão financeira por plataformas

Transparência do financiador é fundamental para gestores do terceiro setor aceitarem recursos

O que os pesquisadores descobriram é que as campanhas que alcançavam o sucesso (ou seja, alcançavam o valor almejado para a realização do projeto) de maneira mais rápida estavam localizadas em cidades brasileiras com maior inequalidade econômica. “Estas cidades também eram caracterizadas pelo fato das campanhas terem objetivos de financiamento mais baixos e um maior número de apoiadores”, explicam os autores do artigo, dentre os quais está o professor Wesley Mendes-Da-Silva, da FGV EAESP.

Além de detectar que as campanhas mais bem sucedidas tinham em comum objetivos financeiros menores, grande número de apoiadores e baixo número de recompensas, os pesquisadores também apontam que as taxas de sucesso mais altas e mais rápidas foram observadas entre os projetos caracterizados como “não-artísticos” – como os relacionados a arquitetura e urbanismo, ciência e tecnologia, design, educação, esportes, eventos, gastronomia, jornalismo, meio ambiente, mobilidade e transporte, moda e negócios).

“O que os resultados nos mostram é que os apoiadores tendem a preferir projetos menores, localizados em áreas de grande inequalidade, especialmente os que são não-artísticos. Isso indica que mais do que a recompensa, os apoiadores estão interessados na qualidade e no propósito dos projetos e tendem a investir em iniciativas que podem produzir um impacto social positivo e contribuir com a redução da inequalidade daquela região”, concluem os autores.

Confira o artigo na íntegra

Tags: crowdfundingfinançasfinanciamentofinanciamento coletivogestão de recursos
CompartilharTweetarCompartilharEnviar

Conteúdo relacionado

Algoritmos de inteligência artificial permitem aprimoramento estratégico na indústria financeira
Contabilidade e finanças

Algoritmos de inteligência artificial permitem aprimoramento estratégico na indústria financeira

2 de outubro de 2023
Fintechs: estudo explica  armadilhas da inclusão financeira por plataformas
Contabilidade e finanças

Fintechs: estudo explica armadilhas da inclusão financeira por plataformas

29 de setembro de 2023
Transparência do financiador é fundamental para gestores do terceiro setor aceitarem recursos
Estratégia empresarial

Transparência do financiador é fundamental para gestores do terceiro setor aceitarem recursos

5 de maio de 2023

Conteúdo recente

Algoritmos de inteligência artificial permitem aprimoramento estratégico na indústria financeira

Algoritmos de inteligência artificial permitem aprimoramento estratégico na indústria financeira

2 de outubro de 2023
Fintechs: estudo explica  armadilhas da inclusão financeira por plataformas

Fintechs: estudo explica armadilhas da inclusão financeira por plataformas

29 de setembro de 2023
Prática inovadora de ensino combina diferentes metodologias ativas para engajar estudantes de Administração de Empresas

Prática inovadora de ensino combina diferentes metodologias ativas para engajar estudantes de Administração de Empresas

27 de setembro de 2023

Mais lidos

FGV EAESP contrata novos professores para compor quadro de profissionais no segundo semestre

FGV EAESP contrata novos professores para compor quadro de profissionais no segundo semestre

25 de agosto de 2023
Parcerias público-privada no Brasil: poderíamos usá-las mais (e melhor)?

Parcerias público-privada no Brasil: poderíamos usá-las mais (e melhor)?

17 de agosto de 2023
Sistemas de informação estratégicos contribuem para a inovação em empresas brasileiras

Sistemas de informação estratégicos contribuem para a inovação em empresas brasileiras

8 de março de 2022
Combate à corrupção é fundamental para o alcance dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável

Combate à corrupção é fundamental para o alcance dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável

31 de agosto de 2023
Mais rápido e dinâmico, TikTok exige novas estratégias de comunicação

Mais rápido e dinâmico, TikTok exige novas estratégias de comunicação

13 de setembro de 2023
bloco de anotações

Aprimoramento profissional é estratégia de empresas e trabalhadores contra baixa capacitação e desemprego

10 de setembro de 2023

Tags

administração de empresas auxílio emergencial bem estar consumo coronavírus covid-19 diversidade educação empreendedorismo empresas ESG Estratégia FGVcemif FGV EAESP FGV EAESP Pesquisa financiamento finanças gestão gestão de saúde gestão pública gênero inovação liderança marketing mulheres municípios NEB negócios Notícias internas ODS3 ODS10 organizações pandemia política política pública políticas públicas saúde saúde de qualidade saúde pública supply chain SUS sustentabilidade tecnologia trabalho transparência

FGV EAESP PESQUISA

Institucional
Pesquisadores
Apoio Financeiro a Professores
Agências de fomento
Conexão Pesquisa

JOVENS PESQUISADORES

Programa de Iniciação à Pesquisa
Residência em Pesquisa
Conexão Local
PIBIC

PESQUISA CIENTÍFICA

Linhas de Pesquisa
Indicadores

PESQUISA APLICADA

Centros de Estudos
Indicadores

PUBLICAÇÕES

Relatórios de pesquisas
Sínteses de pesquisas
Relatórios - PIBIC
Relatórios – Conexão Local
Anuários de Pesquisas
Teses e Dissertações
Casos de Impacto Social

As manifestações expressas por integrantes dos quadros da Fundação Getulio Vargas, nas quais constem a sua identificação como tais, em artigos e entrevistas publicados nos meios de comunicação em geral, representam exclusivamente as opiniões dos seus autores e não, necessariamente, a posição institucional da FGV. Portaria FGV Nº19

Nenhum resultado
Ver todos os recultados
  • Adm. de empresas
  • Adm. pública
  • Análise
  • Colunas
  • Vídeos
  • Podcast

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

-
00:00
00:00

Queue

Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00