[versão beta]
  • Sobre o Blog Impacto
  • FGV EAESP
  • FGV EAESP Pesquisa
  • Acontece
    • Notícias
    • Eventos
  • Para alunos
    • Serviços para alunos
    • Comunidade FGV
  • Para candidatos
  • Para empresas
    • Soluções para empresas
    • Clube de parceiros FGV
  • Alumni
  • Contato
Blog Impacto - FGV EAESP Pesquisa
  • Adm. de empresas
  • Adm. pública
  • Análise
  • Colunas
  • Vídeos
  • Podcast
Nenhum resultado
Ver todos os recultados
Blog Impacto - FGV EAESP Pesquisa
Home Administração de empresas

Campanhas de financiamento coletivo têm sucesso mais rápido em cidades com maior inequalidade econômica

22 de novembro de 2021
Campanhas de financiamento coletivo têm sucesso mais rápido em cidades com maior inequalidade econômica

Imagem: Damir Spanic / Unsplash

Resumo da pesquisa

  • Analisando mais de 4.200 campanhas de financiamento coletivo (crowdfunding), pesquisadores perceberam que as campanhas que alcançavam sucesso de maneira mais rápida estavam localizadas em cidades com maior disparidade econômica
  • Campanhas bem sucedidas também tinham em comum um objetivo financeiro menor, um grande número de apoiadores e um menor número de recompensas

Pesquisador(es):

Israel José dos Santos Felipe
Wesley Mendes-Da-Silva
Cristiana Cerqueira Leal
Danilo Braum Santos

Confira o artigo na íntegra

Uma das técnicas bastante utilizadas nos últimos anos para tirar projetos do papel tem sido o chamado financiamento coletivo (crowdfunding, na expressão em inglês), que funciona como uma espécie de “vaquinha” entre os interessados em fazer um projeto acontecer. Na maior parte das campanhas de financiamento coletivo, cada um dos apoiadores daquela campanha também recebe algum tipo de recompensa, que pode ser algo subjetivo como ser listado como apoiador original do projeto até recompensas físicas.

Para entender o que faz uma campanha ser bem sucedida, pesquisadores analisaram mais de 4.200 campanhas, originadas em 417 cidades brasileiras e que foram divulgadas a partir da plataforma Catarse entre os anos de 2011 e 2016, que juntas foram responsáveis por captar mais de R$ 38 milhões em apoio financeiro.

Conteúdorelacionado

Corrupção prejudica acesso ao crédito de PMEs, reduzindo lucro, aumentando chances de falência e criando incertezas de futuro

Iniciativa de empreendedor leva caso de empresa brasileira do mercado de ovos a um dos principais periódicos do agronegócio

As decisões financeiras das empresas, como focar em investimentos ou retenção de caixa, dependem das restrições a que estão sujeitas

O que os pesquisadores descobriram é que as campanhas que alcançavam o sucesso (ou seja, alcançavam o valor almejado para a realização do projeto) de maneira mais rápida estavam localizadas em cidades brasileiras com maior inequalidade econômica. “Estas cidades também eram caracterizadas pelo fato das campanhas terem objetivos de financiamento mais baixos e um maior número de apoiadores”, explicam os autores do artigo, dentre os quais está o professor Wesley Mendes-Da-Silva, da FGV EAESP.

Além de detectar que as campanhas mais bem sucedidas tinham em comum objetivos financeiros menores, grande número de apoiadores e baixo número de recompensas, os pesquisadores também apontam que as taxas de sucesso mais altas e mais rápidas foram observadas entre os projetos caracterizados como “não-artísticos” – como os relacionados a arquitetura e urbanismo, ciência e tecnologia, design, educação, esportes, eventos, gastronomia, jornalismo, meio ambiente, mobilidade e transporte, moda e negócios).

“O que os resultados nos mostram é que os apoiadores tendem a preferir projetos menores, localizados em áreas de grande inequalidade, especialmente os que são não-artísticos. Isso indica que mais do que a recompensa, os apoiadores estão interessados na qualidade e no propósito dos projetos e tendem a investir em iniciativas que podem produzir um impacto social positivo e contribuir com a redução da inequalidade daquela região”, concluem os autores.

Confira o artigo na íntegra

Tags: crowdfundingfinançasfinanciamentofinanciamento coletivogestão de recursos
CompartilharTweetarCompartilharEnviar

Conteúdo relacionado

Corrupção prejudica acesso ao crédito de PMEs, reduzindo lucro, aumentando chances de falência e criando incertezas de futuro
Administração de empresas

Corrupção prejudica acesso ao crédito de PMEs, reduzindo lucro, aumentando chances de falência e criando incertezas de futuro

7 de dezembro de 2021
Iniciativa de empreendedor leva caso de empresa brasileira do mercado de ovos a um dos principais periódicos do agronegócio
Administração de empresas

Iniciativa de empreendedor leva caso de empresa brasileira do mercado de ovos a um dos principais periódicos do agronegócio

27 de outubro de 2021
As decisões financeiras das empresas, como focar em investimentos ou retenção de caixa, dependem das restrições a que estão sujeitas
Administração de empresas

As decisões financeiras das empresas, como focar em investimentos ou retenção de caixa, dependem das restrições a que estão sujeitas

21 de setembro de 2021

Conteúdo recente

ESG na prática: para real impacto, estratégias empresariais devem respeitar os limites do planeta

6 de julho de 2022
Estudo de caso: universidade privada brasileira concilia lógica de mercado e demandas sociais

Estudo de caso: universidade privada brasileira concilia lógica de mercado e demandas sociais

28 de junho de 2022
Executivos devem apostar no regime híbrido para engajar colaboradores no pós-pandemia

Executivos devem apostar no regime híbrido para engajar colaboradores no pós-pandemia

27 de junho de 2022

Mais lidos

Características psicológicas e emocionais dos consumidores explicam resistência ao uso de serviços bancários digitais

Características psicológicas e emocionais dos consumidores explicam resistência ao uso de serviços bancários digitais

26 de maio de 2022
Valorização dos trabalhadores e desburocratização podem melhorar a gestão da saúde pública no Brasil

Valorização dos trabalhadores e desburocratização podem melhorar a gestão da saúde pública no Brasil

12 de maio de 2022
Posicionamento do Magalu durante a pandemia ensina sobre  estratégia empresarial em tempos de crise

Posicionamento do Magalu durante a pandemia ensina sobre estratégia empresarial em tempos de crise

25 de setembro de 2021
Imagem aérea da cidade de São Paulo

Criação de polos de desenvolvimento na Zona Norte de SP pode beneficiar setores de logística e serviços

5 de maio de 2022
Conflitos afetivos podem ser fatais às startups

Conflitos afetivos podem ser fatais às startups

16 de abril de 2020
em fila, pessoas aguardam para utilizar caixas eletrônicos em agência bancária

População de baixa renda e escolaridade tem menos acesso a bancos e corretoras financeiras na América Latina e Caribe

1 de junho de 2022

Tags

administração de empresas administração pública auxílio emergencial blockchain consumo coronavírus covid-19 covil-19 economia educação ESG Estratégia FGVcef FGVcemif FGV EAESP FGV EAESP Pesquisa finanças gestão gestão de saúde gestão pública gênero impacto inovação investimentos liderança marketing mulheres NEB Notícias internas ODS3 pandemia participação pesquisa PIX política pública políticas públicas saúde saúde de qualidade saúde pública supply chain SUS sustentabilidade tecnologia trabalho transparência

FGV EAESP PESQUISA

Institucional
Pesquisadores
Apoio Financeiro a Professores
Agências de fomento
Conexão Pesquisa

JOVENS PESQUISADORES

Programa de Iniciação à Pesquisa
Residência em Pesquisa
Conexão Local
PIBIC

PESQUISA CIENTÍFICA

Linhas de Pesquisa
Indicadores

PESQUISA APLICADA

Centros de Estudos
Indicadores

PUBLICAÇÕES

Relatórios de pesquisas
Sínteses de pesquisas
Relatórios - PIBIC
Relatórios – Conexão Local
Anuários de Pesquisas
Teses e Dissertações
Casos de Impacto Social

As manifestações expressas por integrantes dos quadros da Fundação Getulio Vargas, nas quais constem a sua identificação como tais, em artigos e entrevistas publicados nos meios de comunicação em geral, representam exclusivamente as opiniões dos seus autores e não, necessariamente, a posição institucional da FGV. Portaria FGV Nº19

Nenhum resultado
Ver todos os recultados
  • Adm. de empresas
  • Adm. pública
  • Análise
  • Colunas
  • Vídeos
  • Podcast

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

-
00:00
00:00

Queue

Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00