[versão beta]
  • Sobre o Blog Impacto
  • FGV EAESP
  • FGV EAESP Pesquisa
  • Acontece
    • Notícias
    • Eventos
  • Para alunos
    • Serviços para alunos
    • Comunidade FGV
  • Para candidatos
  • Para empresas
    • Soluções para empresas
    • Clube de parceiros FGV
  • Alumni
  • Contato
Blog Impacto - FGV EAESP Pesquisa
  • Adm. de empresas
  • Adm. pública
  • Análise
  • Colunas
  • Vídeos
  • Podcast
Nenhum resultado
Ver todos os recultados
Blog Impacto - FGV EAESP Pesquisa
Home Administração de empresas

Como empresas de educação podem sobreviver aos desafios impostos pela pandemia

14 de janeiro de 2022
Como empresas de educação podem sobreviver aos desafios impostos pela pandemia

Imagem: Surface / Unsplash

Resumo da pesquisa

  • Relato da trajetória de uma empresa do setor educacional no período da pandemia propõe que estudantes reflitam sobre as estratégias adotadas pelos sócios.
  • Os sócios passaram a estudar sobre como poderiam simplificar produtos a partir da tecnologia já disponível para facilitar sua implementação em novas instituições de ensino superior.
  • O estudo de caso estimula o debate em sala de aula sobre a validade das estratégias adotadas pela empresa para o modelo de negócios em longo prazo.

Pesquisador(es):

Adrian Kemmer Cernev

Letícia Fantinato Menegon

Marta de Campos Maia

Uma empresa brasileira focada em soluções tecnológicas na área de educação passa por mudanças estruturais no ano de 2020 por conta da pandemia de covid-19. Como garantir a sobrevivência de um negócio focado na busca por novos modelos de financiamento para estudantes do ensino superior em contexto marcado pela diminuição do número de matrículas? Um estudo de caso publicado por pesquisadores da FGV EAESP estimula estudantes de graduação a discutir as estratégias disponíveis para o modelo de negócio apresentado.

Os acontecimentos são reais, e o relato é baseado em entrevistas semiestruturadas. O nome dos personagens e da empresa foram alterados para a publicação. A companhia, fundada em 2014, desenvolve a tecnologia de gestão de relacionamento com o cliente com foco no setor de educação. A empresa realiza modelos de predição personalizados, que geram scores à disposição da instituição de ensino privado contratante. Essa análise identifica a probabilidade de o estudante se matricular em um curso ou abandoná-lo ao fim do semestre.

Conteúdorelacionado

Tecnologia social na periferia do Rio de Janeiro combate desigualdade e valoriza saberes locais

Auditorias que fornecem selo de credibilidade e estratégias de ESG trazem impacto social para negócios

Para driblar crise, empresa de medicina diagnóstica concilia negócios atuais com oferta de novos serviços

Com o abalo do modelo de negócios pela pandemia, os sócios desenharam três cenários – realista, otimista e pessimista – e quatro indicadores para analisá-los: inadimplência, cancelamento de contratos, tempo de isolamento social e necessidade de capital de giro. Os sócios passaram a estudar como a tecnologia poderia contribuir para o mercado da educação nesse novo contexto, sem aumentar custos e simplificando produtos, para que fossem facilmente implementados.

Para atrair novos clientes, a empresa disponibilizou gratuitamente uma parte de seu sistema a todas as instituições de ensino superior do Brasil, como o Vestibular Digital. E, para atender às necessidades do mercado naquele momento, também desenvolveu produtos mais enxutos extraídos de seu sistema mais abrangente e complexo. Mas seriam essas medidas uma estratégia a curto prazo para mitigação dos efeitos da pandemia ou o início de uma transformação permanente no modelo de negócios? Para debater essas questões em sala de aula, é recomendável levar em consideração tópicos como modelos de oferta e precificação de software, prospecção de clientes e estratégias de longo prazo.

 

Confira o trabalho na íntegra

Tags: estratégia empresarialestudo de casoinovaçãomodelo de negócioserviços educacionaistecnologia
CompartilharTweetarCompartilharEnviar

Conteúdo relacionado

Morro do Cantagalo, Rio de Janeiro
Pesquisa e conhecimento

Tecnologia social na periferia do Rio de Janeiro combate desigualdade e valoriza saberes locais

11 de fevereiro de 2023
Auditorias que fornecem selo de credibilidade e estratégias de ESG trazem impacto social para negócios
Estratégia empresarial

Auditorias que fornecem selo de credibilidade e estratégias de ESG trazem impacto social para negócios

9 de janeiro de 2023
Análise Raio X
Estratégia empresarial

Para driblar crise, empresa de medicina diagnóstica concilia negócios atuais com oferta de novos serviços

18 de dezembro de 2022

Conteúdo recente

FGV EAESP e Academy of Management realizam workshop para criação de artigos

30 de março de 2023
#podcast Impacto: Caminhos da política no Ministério Público Federal

#podcast Impacto: Caminhos da política no Ministério Público Federal

29 de março de 2023
Artigo propõe gestão de riscos para inteligência artificial em organizações

Artigo propõe gestão de riscos para inteligência artificial em organizações

22 de março de 2023

Mais lidos

Artigo propõe gestão de riscos para inteligência artificial em organizações

Artigo propõe gestão de riscos para inteligência artificial em organizações

22 de março de 2023
Mais da metade dos municípios brasileiros participam de cooperações intermunicipais na área de saúde

Mais da metade dos municípios brasileiros participam de cooperações intermunicipais na área de saúde

21 de março de 2023
Chatbots e inteligência artificial: muito além da produção de textos

Chatbots e inteligência artificial: muito além da produção de textos

13 de março de 2023
Teletrabalho melhora qualidade de vida de mulheres que atuam em repartição pública

Teletrabalho melhora qualidade de vida de mulheres que atuam em repartição pública

7 de março de 2023
Burnout: olhar para a subjetividade dos trabalhadores é alternativa para lidar com o problema nas organizações

Burnout: olhar para a subjetividade dos trabalhadores é alternativa para lidar com o problema nas organizações

14 de fevereiro de 2023
FGV EAESP contrata novos professores para seu quadro de profissionais

FGV EAESP contrata novos professores para seu quadro de profissionais

28 de fevereiro de 2023

Tags

administração de empresas auxílio emergencial bem estar cidades e comunidades sustentáveis consumo coronavírus covid-19 economia educação empresas ESG Estratégia FGVcemif FGV EAESP FGV EAESP Pesquisa finanças gestão gestão de saúde gestão pública gênero inovação liderança marketing mulheres municípios NEB Notícias internas ODS3 ODS10 organizações pandemia pesquisa política política pública políticas públicas saúde saúde de qualidade saúde pública Sistema Único de Saúde supply chain SUS sustentabilidade tecnologia trabalho transparência

FGV EAESP PESQUISA

Institucional
Pesquisadores
Apoio Financeiro a Professores
Agências de fomento
Conexão Pesquisa

JOVENS PESQUISADORES

Programa de Iniciação à Pesquisa
Residência em Pesquisa
Conexão Local
PIBIC

PESQUISA CIENTÍFICA

Linhas de Pesquisa
Indicadores

PESQUISA APLICADA

Centros de Estudos
Indicadores

PUBLICAÇÕES

Relatórios de pesquisas
Sínteses de pesquisas
Relatórios - PIBIC
Relatórios – Conexão Local
Anuários de Pesquisas
Teses e Dissertações
Casos de Impacto Social

As manifestações expressas por integrantes dos quadros da Fundação Getulio Vargas, nas quais constem a sua identificação como tais, em artigos e entrevistas publicados nos meios de comunicação em geral, representam exclusivamente as opiniões dos seus autores e não, necessariamente, a posição institucional da FGV. Portaria FGV Nº19

Nenhum resultado
Ver todos os recultados
  • Adm. de empresas
  • Adm. pública
  • Análise
  • Colunas
  • Vídeos
  • Podcast

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

-
00:00
00:00

Queue

Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00