• Sobre o Blog Impacto
  • FGV EAESP
  • FGV EAESP Pesquisa
  • Acontece
    • Notícias
    • Eventos
  • Para alunos
    • Serviços para alunos
    • Comunidade FGV
  • Para candidatos
  • Para empresas
    • Soluções para empresas
    • Clube de parceiros FGV
  • Alumni
  • Contato
Blog Impacto - FGV EAESP Pesquisa
  • Adm. de empresas
  • Adm. pública
  • Notícias
  • Colunas
    • Blog Impacto
    • Blog Gestão e Negócios
  • Vídeos
  • Podcast
Nenhum resultado
Ver todos os recultados
Blog Impacto - FGV EAESP Pesquisa
Home Administração de empresas

Consumo e desejo: como as pessoas enfrentam desafios emocionais

21 de novembro de 2024
Consumo e desejo: como as pessoas enfrentam desafios emocionais

Resumo da pesquisa

  1. O estudo revisou quase 100 artigos sobre consumo compensatório em mais de 40 revistas científicas ao longo de 26 anos.
  2. Propõe um framework que conecta tipos de autodiscrepância a mecanismos de enfrentamento e comportamentos compensatórios.
  3. Identificou seis estratégias de enfrentamento que levam a comportamentos compensatórios e destaca a necessidade de mais pesquisas sobre os efeitos de longo prazo.

 


Pesquisador(es):

Gabriela Rauber

Lucia Guimarães Barros

Felipe Zambaldi 

Marcelo Perin

Já fez uma compra impulsiva e se arrependeu? Já consumiu um serviço que era, de certo modo, desnecessário? O consumo compensatório é uma prática comum usada por pessoas para lidar com sentimentos de inadequação ou frustração. Portanto, esse comportamento envolve a compra ou consumo de produtos e serviços como forma de amenizar o desconforto causado por uma discrepância entre quem a pessoa é e quem deseja ser.

A busca por status social, alívio emocional ou sensação de controle são algumas das motivações por trás desse tipo de consumo. Apesar disso, esse consumo pode ter efeitos tanto positivos quanto negativos. Pensando nisso, os pesquisadores da EAESP, Gabriela Rauber, Lucia Barros, Felipe Zambaldi e Marcelo Perin e publicaram um artigo na Psychology & Marketing.

Conteúdorelacionado

Produtos inovadores: como a tecnologia pode gerar status, prestígio e desejo de consumo

Comércio eletrônico: necessidade de experiências físicas diminui interesse de consumidores brasileiros por compras online

Marcas devem adotar tom assertivo e evitar sarcasmo em respostas a comentários hostis nas redes

Assim, a pesquisa é uma revisão sistemática de quase 100 artigos publicados entre 1997 e 2023, e cobre várias áreas de pesquisa sobre o consumo compensatório. A análise foi feita utilizando o modelo ADO (antecedentes, decisões e resultados), organizando as descobertas de maneira que permita uma compreensão ampla do fenômeno. A pesquisa utilizou as bases de dados acadêmicas EBSCO e Web of Science.

Um dos principais achados do estudo é que o consumo compensatório não ocorre de forma aleatória.

Ele está relacionado a estratégias específicas que os consumidores adotam para lidar com emoções negativas. Por exemplo, uma pessoa que sente insegurança em relação ao seu status social pode comprar roupas de grife para tentar compensar essa lacuna percebida entre sua realidade e o ideal que deseja atingir. Isso é conhecido como consumo ostensivo, onde o objetivo é exibir símbolos de sucesso para os outros.

Outro exemplo é a compra compulsiva, que muitas vezes está ligada a sentimentos de baixa autoestima. Alguém que se sente inadequado em uma área da vida, como trabalho, pode acabar fazendo compras frequentes e excessivas como forma de buscar satisfação temporária. Esses comportamentos são estratégias de enfrentamento que oferecem alívio imediato, mas que, a longo prazo, podem levar a consequências negativas, como dívidas ou arrependimento.

O estudo aponta que o consumo compensatório pode se transformar em um ciclo vicioso.

Embora ofereça benefícios simbólicos e alívio emocional no curto prazo, ele não resolve as causas profundas da autodiscrepância (aquela diferença entre quem sou e quem quero ser). Comportamentos como a compra ostensiva ou compulsiva, quando repetidos, podem gerar consequências prejudiciais a longo prazo, como endividamento e remorso.

O consumo compensatório pode se manifestar de várias maneiras, seja através da aquisição de bens de luxo, viagens, ou até mesmo o uso de tecnologias. Por exemplo, uma pessoa que se sente sobrecarregada por desafios tecnológicos pode comprar um gadget caro na esperança de melhorar sua competência nesse campo, mesmo que essa compra não resolva a dificuldade percebida. Esses comportamentos ilustram a complexidade e a multifatorialidade do consumo compensatório.

Além disso, o fenômeno foi amplamente estudado em países desenvolvidos, principalmente nos Estados Unidos. Os pesquisadores sugerem a necessidade de mais pesquisas em contextos não ocidentais para entender a diversidade de respostas emocionais e culturais ao consumo compensatório. Também enfatizam que estudos futuros devem explorar não apenas os antecedentes desse comportamento, mas os impactos e os mecanismos que levam à hábitos compensatórios.

Leia o artigo na integra.

Tags: comportamento do consumidorconsumo compensatórioestratégias compensatóriasmecanismos de enfrentamentopsicologia do consumo
CompartilharTweetarCompartilharEnviar

Conteúdo relacionado

Produtos inovadores: como a tecnologia pode gerar status, prestígio e desejo de consumo
Administração de empresas

Produtos inovadores: como a tecnologia pode gerar status, prestígio e desejo de consumo

23 de setembro de 2025
Miniatura de carrinho de compras sobre laptop
Estratégia empresarial

Comércio eletrônico: necessidade de experiências físicas diminui interesse de consumidores brasileiros por compras online

31 de janeiro de 2024
Mulher utiliza notebook apoiado no colo e acessa página do Facebook. Ela tem unhas pintadas de azul.
Estratégias de marketing

Marcas devem adotar tom assertivo e evitar sarcasmo em respostas a comentários hostis nas redes

24 de fevereiro de 2022

Conteúdo recente

A Solidão do Poder Precisa Mesmo Ser Solitária?

A Solidão do Poder Precisa Mesmo Ser Solitária?

17 de outubro de 2025
Estratégia e Governança de IA: Caminhos Para a Vantagem Competitiva

Estratégia e Governança de IA: Caminhos Para a Vantagem Competitiva

15 de outubro de 2025
Professores da FGV EAESP estão entre os mais influentes do mundo, segundo ranking internacional

Professores da FGV EAESP estão entre os mais influentes do mundo, segundo ranking internacional

14 de outubro de 2025

Mais lidos

Poderiam as máquinas pensar tal como os humanos?

Poderiam as máquinas pensar tal como os humanos?

20 de setembro de 2025
Professores da FGV EAESP estão entre os mais influentes do mundo, segundo ranking internacional

Professores da FGV EAESP estão entre os mais influentes do mundo, segundo ranking internacional

14 de outubro de 2025
Estudo da FGV propõe impostos sobre o tabaco para financiar prevenção ao câncer de pulmão

Consumo e varejo desaceleram no Brasil: projeções da FGV para 2025 e 2026

31 de julho de 2025
Novos docentes fortalecem a excelência acadêmica da FGV EAESP

Novos docentes fortalecem a excelência acadêmica da FGV EAESP

3 de outubro de 2025
Como a Amazônia pode transformar executivos de sustentabilidade

Como escândalos de corrupção mudam parcerias entre empresas e organizações sem fins lucrativos

5 de setembro de 2025
As 7 Regras do Poder: O Caminho Para o Sucesso e os Perigos Ocultos da Ambição

As 7 Regras do Poder: O Caminho Para o Sucesso e os Perigos Ocultos da Ambição

27 de setembro de 2025

Tags

administração de empresas administração pública bem estar coronavírus corrupção covid-19 desenvolvimento sustentável diversidade educação empreendedorismo empresas ESG Estratégia FGV EAESP finanças gestão gestão de saúde gestão pública gênero inovação Inteligência Artificial liderança marketing mudanças climáticas mulheres negócios Notícias internas ODS3 ODS 3 ODS 8 ODS 9 ODS 16 organizações pandemia política pública políticas públicas saúde saúde de qualidade saúde pública supply chain SUS sustentabilidade tecnologia trabalho transparência
#podcast Impacto: A relação entre autonomia e desempenho de Defensorias Públicas na América Latina

Podcast Impacto

29 Episode
Subscribe
  • Add to Queue
  • Share
    Facebook Twitter Linked In WhatsApp

  • Add to Queue
  • Share
    Facebook Twitter Linked In WhatsApp

#PodcastImpacto – Urbanismo feminista: o caso de Barcelona

16 de setembro de 2025
  • Add to Queue
  • Share
    Facebook Twitter Linked In WhatsApp

#PodcastImpacto: Agentes prisionais e emoções no trabalho

18 de agosto de 2025
  • Add to Queue
  • Share
    Facebook Twitter Linked In WhatsApp

#PodcastImpacto: Eficiência e acesso em saúde: o que podemos aprender com sistemas universais em países em desenvolvimento?

11 de julho de 2025
  • Add to Queue
  • Share
    Facebook Twitter Linked In WhatsApp

#PodcastImpacto: Como a gestão municipal pode reduzir desigualdades educacionais?

12 de junho de 2025
  • Add to Queue
  • Share
    Facebook Twitter Linked In WhatsApp

#PodcastImpacto – Feminist Foreign Policy: liderança feminina e cultura política internacional

10 de abril de 2025
Disseminação do conhecimento
Catálogo dos Centros de Estudos

As manifestações expressas por integrantes dos quadros da Fundação Getulio Vargas, nas quais constem a sua identificação como tais, em artigos e entrevistas publicados nos meios de comunicação em geral, representam exclusivamente as opiniões dos seus autores e não, necessariamente, a posição institucional da FGV. Portaria FGV Nº19

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

Nenhum resultado
Ver todos os recultados
  • Adm. de empresas
  • Adm. pública
  • Notícias
  • Colunas
    • Blog Impacto
    • Blog Gestão e Negócios
  • Vídeos
  • Podcast

-
00:00
00:00

Queue

Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00