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Blog Impacto - FGV EAESP Pesquisa
Home Administração de empresas Contabilidade e finanças

Índice que avalia qualidade do atendimento de bancos e plataformas apresenta redução em junho

25 de julho de 2022
mão masculina segura cartão bancário enquanto utiliza o computador

Imagem: rupixen.com / Unsplash

Resumo da pesquisa

  • De abril a junho, bancos tiveram aumento de 0,47% nas avaliações positivas dos clientes, enquanto plataformas registraram queda de 1,12%
  • No somatório, o Índice de Qualidade de Atendimento de Bancos e Plataformas registrou queda de 0,56% no período
  • Bradesco foi o banco mais bem avaliado, com 7,76% de evolução em relação a abril. Entre as plataformas, Ágora foi o destaque positivo

Pesquisador(es):

William Eid Junior

O Centro de Estudos em Finanças da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGVcef), em parceria com a Toluna, revela que o Índice de Qualidade de Atendimento de Bancos e Plataformas evoluiu negativamente em junho de 2022, tendo como base abril de 2022, com queda de 0,56%. Os bancos tiveram evolução positiva de 0,47% enquanto as plataformas apresentaram queda de -1,12%. Bradesco e Ágora foram as instituições mais bem avaliadas nas categorias Bancos e Plataformas respectivamente. A pesquisa foi realizada entre 2 e 8 de julho, com 500 respostas ao questionário.

Privacidade, Aconselhamento e Contato foram os critérios com evolução positiva no mês de junho, enquanto os demais apresentaram evolução negativa, sendo Eficiência o critério com pior evolução.

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Ao separar bancos e plataformas, os bancos apresentaram evolução positiva em todos os critérios, menos Contato e Valor Percebido, destaque para Aconselhamento com evolução de 2,50%. As plataformas apresentaram evolução negativa em seis dos nove critérios, com destaque para Eficiência (-7,38%), Responsabilidade (-5,34%) e Valor Percebido (-3,17%).

40,72% dos investidores que indicaram que usam bancos como primeira opção para investimentos enquanto 59,28% preferem as plataformas  É interessante ressaltar que o Nubank continua dominando a amostra, agora com 27,94% dos respondentes indicando ser ele a primeira opção para operações financeiras. O maior banco, Itaú, responde por aproximadamente 10,38% da amostra. Novamente uma alteração em relação a abril, com crescimento substantivo dos que optam pelo Nubank como primeira opção.

Com um volume maior que 10 respondentes, o Bradesco foi o banco mais bem avaliado pelos clientes em junho de 2022, seguido pelo BB e Itaú. O Bradesco também se destacou do lado positivo, com 7,76% de evolução em relação a abril. Já o Itaú foi o que pior evoluiu, com queda de 1,76% na sua avaliação. O gráfico mostra quem subiu (verde) e quem desceu (amarelo) na comparação com maio (cinza):

Nas plataformas, a Ágora foi a mais bem avaliada, seguida pelo Nubank e Rico. A Toro foi a mais mal avaliada. O gráfico mostra quem subiu (verde) e quem desceu (amarelo) na comparação com maio (cinza):

Confira reportagem sobre a pesquisa no Valor Investe.

Fonte: Insight Comunicação

Tags: bancosfinançasmobile bankingplataformas digitais
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