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Home Administração de empresas

Em 100 dias, Pix é conhecido de quase todos os brasileiros, que se interessaram pela facilidade e rapidez do novo método de pagamento

15 de março de 2021
Em 100 dias, Pix é conhecido de quase todos os brasileiros, que se interessaram pela facilidade e rapidez do novo método de pagamento

Imagem: Blake Wisz / Unsplash

Resumo da pesquisa

  • 98,95% dos brasileiros entrevistados já conhecem o meio de pagamento e mais de 77% já cadastraram ao menos uma chave de acesso
  • CPF foi a chave Pix mais cadastrada, seguida pelo número de celular, email e chaves numéricas aleatórias
  • Custo ainda não é um motivador expressivo para o uso – interesse está focado na facilidade e rapidez do Pix

Pesquisador(es):

Adrian Kemmer Cernev, Eduardo H. Diniz, Erika Lisboa, Lauro Gonzalez
Link do estudo

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Foram necessários poucos meses para que o Pix, novo método de pagamento adotado pelo Banco Central do Brasil, caísse no gosto dos brasileiros. Em apenas 100 dias após a sua estreia, completados em fevereiro deste ano, quase todos os brasileiros (98,95%) já ouviram falar do novo método de pagamento e a maioria (77,65%) já havia cadastrado ao menos uma chave Pix em suas contas bancárias, revela um levantamento feito pelo Centro de Estudos de Microfinanças e Inclusão Financeira (FGVcemif), da FGV EAESP.
O CPF foi a chave Pix favorita para cadastro entre os entrevistados, seguido pelo número de celular, email e chaves numéricas aleatórias. O levantamento, que considerou uma participação expressiva da classe CDE, que representou 75% do total das respostas, também demonstrou que a utilização do Pix se deu especialmente para as transferências entre pessoas físicas (79%) e o pagamento de serviços (55%). A princípio, o custo ainda não é o motivador mais expressivo do uso do Pix. As razões mais citadas para a utilização do novo formato de pagamentos foram a facilidade e a rapidez das transferências.
Com o conhecimento do novo método de pagamento e a maior adoção do Pix pela população brasileira, os próximos desafios estão relacionados com a integração do Pix nas atividades financeiras cotidianas, explica Adrian Kemmer Cernev, um dos autores do estudo. “Um importante desafio atual é tornar o sistema Pix relevante para todos os agentes econômicos, muito além das instituições ofertantes, como bancos tradicionais, fintechs e outras instituições financeiras”, pondera. Para o pesquisador, que é professor do FGVcemif, varejo físico e comércio eletrônico ainda precisam avançar na integração dessa nova modalidade de pagamento em seus sistemas.
Confira o estudo na íntegra.
Tags: banco centralFGVcemiffinançaspagamentoPIX
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