[versão beta]
  • Sobre o Blog Impacto
  • FGV EAESP
  • FGV EAESP Pesquisa
  • Acontece
    • Notícias
    • Eventos
  • Para alunos
    • Serviços para alunos
    • Comunidade FGV
  • Para candidatos
  • Para empresas
    • Soluções para empresas
    • Clube de parceiros FGV
  • Alumni
  • Contato
Blog Impacto - FGV EAESP Pesquisa
  • Adm. de empresas
  • Adm. pública
  • Análise
  • Colunas
  • Vídeos
  • Podcast
Nenhum resultado
Ver todos os recultados
Blog Impacto - FGV EAESP Pesquisa
Home Administração de empresas

Marcas de luxo precisarão incorporar demandas ambientais para atender consumidores cada vez mais exigentes com a consciência ecológica

21 de dezembro de 2021
Marcas de luxo precisarão incorporar demandas ambientais para atender consumidores cada vez mais exigentes com a consciência ecológica

Imagem: Alexandra Maria / Pexels

Resumo da pesquisa

– Impactos ambientais gerados pelas empresas tornaram-se fatores decisivos nas decisões de compra.
– Algumas marcas de luxo seguem com práticas não sustentáveis em seu dia a dia, como a queima de produtos não vendidos como forma de preservar o valor da marca.
– Destruição de produtos totalmente funcionais frequentemente desencadeia reações duras de ambientalistas, bem como de consumidores mais sensíveis a essas questões.


Pesquisador(es):

Camila Lee Park
Mauro Fracarolli Nunes
Ely Laureano Paiva

Confira o estudo na íntegra

Tradicionalmente associado a demandas por qualidade e status social superiores, o consumo de luxo deverá passar por transformações importantes nas próximas décadas.

Após uma série de mudanças sociais, os impactos ambientais gerados pelas empresas tornaram-se fatores decisivos nas decisões de compra, especialmente nas dimensões de relacionamento direto com os clientes (o B2C), que têm pressionado as empresas a incorporar tendências mais sustentáveis.

Conteúdorelacionado

Agenda de sustentabilidade nas organizações é tema de webinar com pesquisadores da FGV EAESP

ESG na prática: para real impacto, estratégias empresariais devem respeitar os limites do planeta

GV-executivo celebra vinte anos com renovação editorial e caderno especial sobre sustentabilidade

No entanto, enquanto trabalham para adaptar seus modelos de negócio, algumas marcas de luxo seguem com uma série de práticas não sustentáveis em seu dia a dia. Entre as mais polêmicas está a queima de produtos não vendidos como forma de preservar o valor da marca.

Além de atrair a atenção indesejada da mídia, essa destruição de produtos totalmente funcionais frequentemente desencadeia reações duras de ambientalistas, bem como de consumidores mais sensíveis a essas questões.

Para isso, os pesquisadores avaliaram o impacto da prática de queima de estoques na percepção dos consumidores, chegando a resultados que indicam a necessidade das marcas de luxo incorporarem ainda mais as demandas ambientais para atender a consumidores cada vez mais exigentes com a consciência ecológica.

“A perspectiva de demandas crescentes por responsabilidade ambiental, aliada à percepção de que qualquer falha nesse quesito representa um risco para os ativos de reputação das empresas de luxo, torna urgente a investigação da queima de estoque em relação à percepção dos stakeholders“, observam os autores do estudo, dentre eles Ely Laureano Paiva da FGV EAESP.

Confira o estudo na íntegra

Tags: ambientalb2ccomportamentoconsumidormarcas de luxopercepção dos consumidoressustentabilidade
CompartilharTweetarCompartilharEnviar

Conteúdo relacionado

Mãos femininas seguram muda de planta
Sustentabilidade

Agenda de sustentabilidade nas organizações é tema de webinar com pesquisadores da FGV EAESP

12 de julho de 2022
planta, tablet branco e xícara de café sobre superfície branca
Vídeos

ESG na prática: para real impacto, estratégias empresariais devem respeitar os limites do planeta

6 de julho de 2022
GV-executivo celebra vinte anos com renovação editorial e caderno especial sobre sustentabilidade
Sustentabilidade

GV-executivo celebra vinte anos com renovação editorial e caderno especial sobre sustentabilidade

8 de abril de 2022

Conteúdo recente

Demandas da Defensoria Pública perante o STF cresceram durante a pandemia

Demandas da Defensoria Pública perante o STF cresceram durante a pandemia

9 de agosto de 2022
Moeda Real

Reformas neoliberais contribuíram para a quase estagnação da economia brasileira

26 de julho de 2022
mão masculina segura cartão bancário enquanto utiliza o computador

Índice que avalia qualidade do atendimento de bancos e plataformas apresenta redução em junho

25 de julho de 2022

Mais lidos

Demandas da Defensoria Pública perante o STF cresceram durante a pandemia

Demandas da Defensoria Pública perante o STF cresceram durante a pandemia

9 de agosto de 2022
No combate à pandemia, municípios brasileiros driblaram limitações de recursos com gestão compartilhada

No combate à pandemia, municípios brasileiros driblaram limitações de recursos com gestão compartilhada

24 de junho de 2022
Executivos devem apostar no regime híbrido para engajar colaboradores no pós-pandemia

Executivos devem apostar no regime híbrido para engajar colaboradores no pós-pandemia

27 de junho de 2022
planta, tablet branco e xícara de café sobre superfície branca

ESG na prática: para real impacto, estratégias empresariais devem respeitar os limites do planeta

6 de julho de 2022
Relatório lançado pela FGV EAESP apresenta o impacto acadêmico, prático e educacional da escola para a comunidade

Relatório lançado pela FGV EAESP apresenta o impacto acadêmico, prático e educacional da escola para a comunidade

13 de julho de 2022
FGVsaúde procura organizações parceiras para realização de pesquisas aplicadas

FGVsaúde procura organizações parceiras para realização de pesquisas aplicadas

7 de julho de 2022

Tags

administração de empresas auxílio emergencial blockchain consumo coronavírus covid-19 covil-19 economia educação ESG Estratégia FGVcef FGVcemif FGV EAESP FGV EAESP Pesquisa FGVsaúde finanças gestão gestão de saúde gestão pública gv-executivo gênero inovação investimentos liderança marketing mulheres NEB Notícias internas ODS3 ODS10 pandemia participação PIX política pública políticas públicas saúde saúde de qualidade saúde pública supply chain SUS sustentabilidade tecnologia trabalho transparência

FGV EAESP PESQUISA

Institucional
Pesquisadores
Apoio Financeiro a Professores
Agências de fomento
Conexão Pesquisa

JOVENS PESQUISADORES

Programa de Iniciação à Pesquisa
Residência em Pesquisa
Conexão Local
PIBIC

PESQUISA CIENTÍFICA

Linhas de Pesquisa
Indicadores

PESQUISA APLICADA

Centros de Estudos
Indicadores

PUBLICAÇÕES

Relatórios de pesquisas
Sínteses de pesquisas
Relatórios - PIBIC
Relatórios – Conexão Local
Anuários de Pesquisas
Teses e Dissertações
Casos de Impacto Social

As manifestações expressas por integrantes dos quadros da Fundação Getulio Vargas, nas quais constem a sua identificação como tais, em artigos e entrevistas publicados nos meios de comunicação em geral, representam exclusivamente as opiniões dos seus autores e não, necessariamente, a posição institucional da FGV. Portaria FGV Nº19

Nenhum resultado
Ver todos os recultados
  • Adm. de empresas
  • Adm. pública
  • Análise
  • Colunas
  • Vídeos
  • Podcast

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

-
00:00
00:00

Queue

Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00