[versão beta]
  • Sobre o Blog Impacto
  • FGV EAESP
  • FGV EAESP Pesquisa
  • Acontece
    • Notícias
    • Eventos
  • Para alunos
    • Serviços para alunos
    • Comunidade FGV
  • Para candidatos
  • Para empresas
    • Soluções para empresas
    • Clube de parceiros FGV
  • Alumni
  • Contato
Blog Impacto - FGV EAESP Pesquisa
  • Adm. de empresas
  • Adm. pública
  • Análise
  • Colunas
  • Vídeos
  • Podcast
Nenhum resultado
Ver todos os recultados
Blog Impacto - FGV EAESP Pesquisa
Home Administração de empresas

Marketing macrossocial pode ser eficaz para lidar com questões sociais complexas

7 de fevereiro de 2022
Marcos Santos/USP Imagens

Resumo da pesquisa

  • Marketing macrossocial busca gerar mudanças sociais alterando atitudes, crenças e comportamentos de forma sistêmica
  • Abordagem pode contribuir para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, como assegurar uma vida saudável para todos
  • Pesquisadores analisaram Projeto Vida de Saúde – que melhorou hábitos de alimentação e atividade física da população de Jaguariúna (SP), em 2016 – à luz dos conceitos de marketing macrossocial e modelo de planejamento total de processos (TPP)

Pesquisador(es):

Adriana Bastos

Tânia Veludo-de-Oliveira

Mirella Yani-de-Soriano

Marcio Atalla

Bruno Gualano

Marcos Santos/USP Imagens

O marketing macrossocial, que envolve diferentes ações e atores sociais (a nível individual, coletivo e governamental), pode ser uma abordagem adequada para promover mudanças sistêmicas, como a adoção de hábitos saudáveis e o combate à obesidade, doença crônica que resulta da interação de muitos fatores.

Conteúdorelacionado

Prática inovadora de ensino combina diferentes metodologias ativas para engajar estudantes de Administração de Empresas

Como gestores influenciam a transformação digital nas empresas

Mais rápido e dinâmico, TikTok exige novas estratégias de comunicação

Em artigo publicado no Journal of Social Marketing, em janeiro de 2022, pesquisadores do Reino Unido e do Brasil, entre eles Tânia Veludo-de-Oliveira, da FGV EAESP, realizam um estudo de caso – o Projeto Vida de Saúde, que levou a mudanças no estilo de vida dos moradores de Jaguariúna (SP) – e mostram como seu sucesso está relacionado às abordagens do marketing macrossocial e do modelo de planejamento total de processos (TPP). Os autores do artigo indicam, assim, como esses dois conceitos podem ser usados para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) de forma holística, como o objetivo 3, que se refere a assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todas e todos.

Idealizado pelo educador físico Marcio Atalla, o Projeto Vida de Saúde foi realizado de abril a novembro de 2016 e consistiu na oferta de uma série de atividades e orientações à população de Jaguariúna para melhorar a qualidade da alimentação e estimular a prática de atividades físicas. Também fez o acompanhamento de indicadores de saúde de grupos sociais específicos (crianças e adultos). 

Alinhado aos conceitos de marketing macrossocial e ao planejamento total de processos – que compreende as fases de definição de escopo, desenvolvimento, implementação, avaliação e acompanhamento – a intervenção atuou nos níveis micro (cidadãos), meso (empresas, educadores e profissionais da saúde atuando como multiplicadores) e macro (parceria com a prefeitura) para alcançar impactos amplos e possibilitar mudanças de comportamento. 

Segundo os autores, o projeto foi bem-sucedido ao efetuar mudanças sistêmicas, como a melhora nos indicadores de estilo de vida de adultos e crianças (redução do Índice de Massa Corporal-IMC, aumento da prática de atividades físicas e a adoção de alimentação mais saudável), a capacitação de multiplicadores e a formulação de políticas públicas – estímulo às atividades físicas nas escolas, por exemplo. Eles também destacam a importância da comunicação, com o uso de mídia tradicional e mídias sociais digitais para a divulgação do projeto e a participação e o engajamento das pessoas. 

 

Tags: administração de empresasmarketingmarketing macrossocialplanejamento total de processos
CompartilharTweetarCompartilharEnviar

Conteúdo relacionado

Prática inovadora de ensino combina diferentes metodologias ativas para engajar estudantes de Administração de Empresas
Pesquisa e conhecimento

Prática inovadora de ensino combina diferentes metodologias ativas para engajar estudantes de Administração de Empresas

27 de setembro de 2023
Como gestores influenciam a transformação digital nas empresas
Podcast

Como gestores influenciam a transformação digital nas empresas

22 de setembro de 2023
Mais rápido e dinâmico, TikTok exige novas estratégias de comunicação
Administração de empresas

Mais rápido e dinâmico, TikTok exige novas estratégias de comunicação

13 de setembro de 2023

Conteúdo recente

Algoritmos de inteligência artificial permitem aprimoramento estratégico na indústria financeira

Algoritmos de inteligência artificial permitem aprimoramento estratégico na indústria financeira

2 de outubro de 2023
Fintechs: estudo explica  armadilhas da inclusão financeira por plataformas

Fintechs: estudo explica armadilhas da inclusão financeira por plataformas

29 de setembro de 2023
Prática inovadora de ensino combina diferentes metodologias ativas para engajar estudantes de Administração de Empresas

Prática inovadora de ensino combina diferentes metodologias ativas para engajar estudantes de Administração de Empresas

27 de setembro de 2023

Mais lidos

FGV EAESP contrata novos professores para compor quadro de profissionais no segundo semestre

FGV EAESP contrata novos professores para compor quadro de profissionais no segundo semestre

25 de agosto de 2023
Parcerias público-privada no Brasil: poderíamos usá-las mais (e melhor)?

Parcerias público-privada no Brasil: poderíamos usá-las mais (e melhor)?

17 de agosto de 2023
Sistemas de informação estratégicos contribuem para a inovação em empresas brasileiras

Sistemas de informação estratégicos contribuem para a inovação em empresas brasileiras

8 de março de 2022
Mais rápido e dinâmico, TikTok exige novas estratégias de comunicação

Mais rápido e dinâmico, TikTok exige novas estratégias de comunicação

13 de setembro de 2023
Combate à corrupção é fundamental para o alcance dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável

Combate à corrupção é fundamental para o alcance dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável

31 de agosto de 2023
bloco de anotações

Aprimoramento profissional é estratégia de empresas e trabalhadores contra baixa capacitação e desemprego

10 de setembro de 2023

Tags

administração de empresas auxílio emergencial bem estar consumo coronavírus covid-19 diversidade educação empreendedorismo empresas ESG Estratégia FGVcemif FGV EAESP FGV EAESP Pesquisa financiamento finanças gestão gestão de saúde gestão pública gênero inovação liderança marketing mulheres municípios NEB negócios Notícias internas ODS3 ODS10 organizações pandemia política política pública políticas públicas saúde saúde de qualidade saúde pública supply chain SUS sustentabilidade tecnologia trabalho transparência

FGV EAESP PESQUISA

Institucional
Pesquisadores
Apoio Financeiro a Professores
Agências de fomento
Conexão Pesquisa

JOVENS PESQUISADORES

Programa de Iniciação à Pesquisa
Residência em Pesquisa
Conexão Local
PIBIC

PESQUISA CIENTÍFICA

Linhas de Pesquisa
Indicadores

PESQUISA APLICADA

Centros de Estudos
Indicadores

PUBLICAÇÕES

Relatórios de pesquisas
Sínteses de pesquisas
Relatórios - PIBIC
Relatórios – Conexão Local
Anuários de Pesquisas
Teses e Dissertações
Casos de Impacto Social

As manifestações expressas por integrantes dos quadros da Fundação Getulio Vargas, nas quais constem a sua identificação como tais, em artigos e entrevistas publicados nos meios de comunicação em geral, representam exclusivamente as opiniões dos seus autores e não, necessariamente, a posição institucional da FGV. Portaria FGV Nº19

Nenhum resultado
Ver todos os recultados
  • Adm. de empresas
  • Adm. pública
  • Análise
  • Colunas
  • Vídeos
  • Podcast

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

-
00:00
00:00

Queue

Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00