• Sobre o Blog Impacto
  • FGV EAESP
  • FGV EAESP Pesquisa
  • Acontece
    • Notícias
    • Eventos
  • Para alunos
    • Serviços para alunos
    • Comunidade FGV
  • Para candidatos
  • Para empresas
    • Soluções para empresas
    • Clube de parceiros FGV
  • Alumni
  • Contato
Blog Impacto - FGV EAESP Pesquisa
  • Adm. de empresas
  • Adm. pública
  • Notícias
  • Colunas
    • Blog Impacto
    • Blog Gestão e Negócios
  • Vídeos
  • Podcast
Nenhum resultado
Ver todos os recultados
Blog Impacto - FGV EAESP Pesquisa
Home Administração de empresas Pesquisa e conhecimento

Qualidade da interação entre professores e alunos é fundamental para ensino remoto transformador

8 de março de 2023
Qualidade da interação entre professores e alunos é fundamental para ensino remoto transformador

Katerina Holmes / Pexels

Resumo da pesquisa

  • A aprendizagem pela descoberta e pela colaboração são elementos importantes para um ensino remoto transformador a partir da pandemia
  • Instituições de ensino também devem repensar papel do professor e das tecnologias para a aprendizagem em ambiente virtual
  • O engajamento dos estudantes e a qualidade das interações são fatores-chave para o sucesso do ensino remoto

Pesquisador(es):

Fernanda Cassab Carreira

Ricardo Barretto

Isabella Cruvinel Santiago

Janette Brunstein

A aprendizagem pela descoberta e pela colaboração, com processos centrados no aluno, são alguns dos elementos que contribuem para um ensino remoto transformador. Além de explorar essas janelas de conhecimento, as instituições de ensino podem repensar o papel do professor e das tecnologias, segundo artigo com a participação da pesquisadora da FGV EAESP Fernanda Carreira publicado na “Revista de Administração de Empresas”.

A pesquisa é um estudo de caso sobre a disciplina Formação Integrada para a Sustentabilidade, da graduação em Administração da FGV EAESP, no período de fevereiro a junho de 2020. No mês de março, ocorreu a migração das atividades para o ensino remoto devido à pandemia de Covid-19. Portanto, a maioria das aulas ocorreu de forma virtual. Os autores realizaram grupos focais e entrevistas com estudantes matriculados, além da análise de formulários de avaliação da disciplina preenchidos pelos discentes.

Conteúdorelacionado

Enfrentando o futuro incerto: aprendizado e colaboração em tempos de crise

O que a pandemia ensinou sobre Trabalho Remoto

Ferramenta prática auxilia em momentos de indecisão profissional

O artigo ressalta que as ferramentas tecnológicas precisam estar a serviço da qualidade das interações para que, mesmo com a distância física, os estudantes se sintam parte de uma construção coletiva e mobilizem-se para os debates e práticas. O engajamento da turma no ensino remoto está relacionado a possibilidades como conversas com pessoas de fora, reuniões em grupos menores e acesso a cenas cotidianas do ambiente doméstico, experiência que propicia momentos de descontração. Neste sentido, o dispositivo tecnológico escolhido para as aulas é a parte menos relevante para a aprendizagem em ambiente virtual, frisam os pesquisadores.

Segundo os depoimentos dos estudantes, o professor deve estar disposto a ouvir e mobilizar afetos para a boa qualidade do ensino remoto. O tempo dedicado à aproximação pessoal entre estudantes e alunos contribuiu para o desenvolvimento de uma relação de confiança e respeito.

Confira o artigo na íntegra

Tags: ambiente virtualaprendizagemensinoensino remotoestudantesfgv alunosODS4pandemiaprofessor
CompartilharTweetarCompartilharEnviar

Conteúdo relacionado

Enfrentando o futuro incerto: aprendizado e colaboração em tempos de crise
Administração de empresas

Enfrentando o futuro incerto: aprendizado e colaboração em tempos de crise

10 de julho de 2024
O que a pandemia ensinou sobre Trabalho Remoto
Administração de empresas

O que a pandemia ensinou sobre Trabalho Remoto

3 de abril de 2024
Ferramenta prática auxilia em momentos de indecisão profissional
Administração de empresas

Ferramenta prática auxilia em momentos de indecisão profissional

27 de março de 2024

Conteúdo recente

Crowdsourcing: quem deve alimentar seu banco de dados para a Inteligência Artificial?

Crowdsourcing: quem deve alimentar seu banco de dados para a Inteligência Artificial?

22 de agosto de 2025
Tecnologia e Mente: Qual o Limite da Gestão?

Inteligência Artificial, Impacto Real: a Nova Cara das Finanças Sustentáveis

21 de agosto de 2025
Como a requalificação urbana e a presença da guarda municipal reduziram crimes de rua em bairro do Rio

Como a requalificação urbana e a presença da guarda municipal reduziram crimes de rua em bairro do Rio

20 de agosto de 2025

Mais lidos

Professora Gabriela Lotta conquista três prêmios por pesquisas em Administração Pública

Professora Gabriela Lotta conquista três prêmios por pesquisas em Administração Pública

8 de agosto de 2025
Redução da jornada de trabalho?

Redução da jornada de trabalho?

10 de abril de 2025
Estudo da FGV propõe impostos sobre o tabaco para financiar prevenção ao câncer de pulmão

Consumo e varejo desaceleram no Brasil: projeções da FGV para 2025 e 2026

31 de julho de 2025
#PodcastImpacto: Agentes prisionais e emoções no trabalho

#PodcastImpacto: Agentes prisionais e emoções no trabalho

18 de agosto de 2025
Vacinar contra Chikungunya pode reduzir custos de saúde e afastamentos do trabalho

Mais concorrência, passagens mais baratas: estudo mostra como redistribuir slots pode beneficiar passageiros

28 de julho de 2025
Estudo da FGV propõe impostos sobre o tabaco para financiar prevenção ao câncer de pulmão

Estudo da FGV propõe impostos sobre o tabaco para financiar prevenção ao câncer de pulmão

30 de julho de 2025

Tags

administração de empresas administração pública bem estar coronavírus covid-19 diversidade educação empreendedorismo empresas ESG Estratégia FGVcemif FGV EAESP finanças gestão gestão de saúde gestão pública gênero inovação Inteligência Artificial liderança marketing mudanças climáticas mulheres negócios Notícias internas ODS3 ODS 3 ODS 8 ODS 9 ODS 16 organizações pandemia política pública políticas públicas saúde saúde de qualidade saúde pública supply chain SUS sustentabilidade tecnologia trabalho transformação digital transparência
#podcast Impacto: A relação entre autonomia e desempenho de Defensorias Públicas na América Latina

Podcast Impacto

28 Episode
Subscribe
  • Add to Queue
  • Share
    Facebook Twitter Linked In WhatsApp

  • Add to Queue
  • Share
    Facebook Twitter Linked In WhatsApp

#PodcastImpacto: Agentes prisionais e emoções no trabalho

18 de agosto de 2025
  • Add to Queue
  • Share
    Facebook Twitter Linked In WhatsApp

#PodcastImpacto: Eficiência e acesso em saúde: o que podemos aprender com sistemas universais em países em desenvolvimento?

11 de julho de 2025
  • Add to Queue
  • Share
    Facebook Twitter Linked In WhatsApp

#PodcastImpacto: Como a gestão municipal pode reduzir desigualdades educacionais?

12 de junho de 2025
  • Add to Queue
  • Share
    Facebook Twitter Linked In WhatsApp

#PodcastImpacto – Feminist Foreign Policy: liderança feminina e cultura política internacional

10 de abril de 2025
  • Add to Queue
  • Share
    Facebook Twitter Linked In WhatsApp

#PodcastImpacto: Intraempreendedorismo no setor público: inovação e inclusão social

13 de março de 2025
Disseminação do conhecimento
Catálogo dos Centros de Estudos

As manifestações expressas por integrantes dos quadros da Fundação Getulio Vargas, nas quais constem a sua identificação como tais, em artigos e entrevistas publicados nos meios de comunicação em geral, representam exclusivamente as opiniões dos seus autores e não, necessariamente, a posição institucional da FGV. Portaria FGV Nº19

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

Nenhum resultado
Ver todos os recultados
  • Adm. de empresas
  • Adm. pública
  • Notícias
  • Colunas
    • Blog Impacto
    • Blog Gestão e Negócios
  • Vídeos
  • Podcast

-
00:00
00:00

Queue

Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00