• Sobre o Blog Impacto
  • FGV EAESP
  • FGV EAESP Pesquisa
  • Acontece
    • Notícias
    • Eventos
  • Para alunos
    • Serviços para alunos
    • Comunidade FGV
  • Para candidatos
  • Para empresas
    • Soluções para empresas
    • Clube de parceiros FGV
  • Alumni
  • Contato
Blog Impacto - FGV EAESP Pesquisa
  • Adm. de empresas
  • Adm. pública
  • Notícias
  • Colunas
    • Blog Impacto
    • Blog Gestão e Negócios
  • Vídeos
  • Podcast
Nenhum resultado
Ver todos os recultados
Blog Impacto - FGV EAESP Pesquisa
Home Administração de empresas

Lideranças comprometidas com agenda ESG podem estimular transformação em escolas de negócios

23 de novembro de 2022
vista aérea de auditório lotado

Mikael Kristenson / Unsplash

Resumo da pesquisa

– Estudo de caso avalia a implementação de iniciativas de sustentabilidade em escola de negócios francesa ocorrida durante mais de uma década

– Ao reconhecerem a responsabilidade social e ambiental das instituições de ensino superior, lideranças podem aderir aos ODS da ONU

– Estratégias de implementação de mudanças institucionais devem considerar o contexto da instituição


Pesquisador(es):

Umesh Mukhi

Adotar uma agenda de sustentabilidade em instituições de ensino superior exige uma mudança institucional gradual. No caso das escolas de negócios, esse processo pode ser catalisado por lideranças comprometidas com a responsabilidade social dessas organizações. O desenvolvimento de estratégias de integração dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) nas dimensões de ensino, pesquisa e gestão depende de reconhecer as especificidades da instituição e os desafios do contexto geográfico, ambiental e legal em que ela opera.

Em artigo publicado na revista “International Journal of Sustainability in Higher Education”, o pesquisador da FGV EAESP Umesh Mukhi realiza estudo de caso sobre as iniciativas de sustentabilidade de uma escola de negócios na França. Com coleta de dados realizada entre 2014 e 2017, o estudo identifica três fases na implementação dos ODS na instituição, que correspondem a um período de mais de uma década. O engajamento dos reitores no período foi uma constante.

Conteúdorelacionado

Aprender com a natureza: como a bioinspiração pode transformar o ensino de gestão responsável

Como reduzir a incerteza nos relatórios de carbono: pesquisa propõe modelo mais preciso para emissões corporativas

O poder do consumo consciente e bem-estar no dia a dia: o encantamento do consumidor

O comprometimento com pesquisas na área de direito e responsabilidade social levou ao investimento em corpo docente alinhado a tais questões e culminou na criação do Instituto de Responsabilidade Global, em 2002, repartição que assumiu as ações de sustentabilidade da escola. Entre 2004 e 2010, tornou-se a primeira instituição de ensino superior na França a assinar o Pacto Global da ONU e a primeira escola de negócios do país a firmar parceria estratégica com ONG da área ambiental. Também se tornou signatária dos Princípios para Educação Responsável da ONU.

Posteriormente, os valores vinculados à responsabilidade social e ambiental assumida pela instituição passaram a ser comunicados aos stakeholders internos e externos. Nesse período, a escola consolidou o compromisso com a agenda dos ODS através de certificações e parcerias com atores regionais. Por outro lado, aponta o autor, a organização ainda deve lidar com barreiras identificadas pelo estudo, como a dificuldade de comunicar o objetivo das pesquisas em responsabilidade global para o público interno e o longo tempo para a implementação de mudanças estruturais.

Umesh Mukhi comenta a importância de uma agenda ousada de sustentabilidade que parta da liderança acadêmica para que as instituições sejam atores sociais de transformação: “A liderança da universidade deve se envolver no processo de aprendizagem com os stakeholders dos setores público, privado e governamental para implementar iniciativas de sustentabilidade para transformar o ensino, a pesquisa e a atividade institucional”, frisa o pesquisador.

Confira o artigo na íntegra

Tags: Educação de qualidadeensino superiorescolas de negóciosliderançaODS4ONUsustentabilidade
CompartilharTweetarCompartilharEnviar

Conteúdo relacionado

Liderança e ensino de gestão responsável inspiradas na natureza e na sustentabilidade
Administração de empresas

Aprender com a natureza: como a bioinspiração pode transformar o ensino de gestão responsável

9 de março de 2026
Gráfico verde ilustrando como melhorar a precisão dos relatórios de emissões de carbono em empresas.
Administração de empresas

Como reduzir a incerteza nos relatórios de carbono: pesquisa propõe modelo mais preciso para emissões corporativas

27 de novembro de 2025
Pessoa preparando cosméticos naturais em casa com ingredientes simples, representando o consumo consciente e bem-estar.
Administração de empresas

O poder do consumo consciente e bem-estar no dia a dia: o encantamento do consumidor

11 de novembro de 2025

Conteúdo recente

O Indicador Que Vira Antes do EBITDA

O Indicador Que Vira Antes do EBITDA

13 de abril de 2026
Consumidor depositando embalagens usadas em ponto de coleta de reciclagem em loja, exemplo de como empresas podem engajar consumidores na economia circular.

Tese por artigos em administração pública: ganhos, riscos e o que dizem os dados no Brasil

8 de abril de 2026
Ativismo corporativo: quando o posicionamento das empresas gera apoio e rejeição

Ativismo corporativo: quando o posicionamento das empresas gera apoio e rejeição

6 de abril de 2026

Mais lidos

Relações diplomáticas e comerciais entre China e Estados Unidos no século XXI

China e Estados Unidos não vivem uma “Guerra Fria 2.0”: o que os dados realmente mostram sobre essa relação

16 de março de 2026
Cultura Organizacional em Fusões e Aquisições: O Pilar (Ainda) Negligenciado do Sucesso

Cultura Organizacional em Fusões e Aquisições: O Pilar (Ainda) Negligenciado do Sucesso

11 de abril de 2025
Existe um limite universal para o desenvolvimento tecnológico?

Existe um limite universal para o desenvolvimento tecnológico?

6 de abril de 2026
Pessoa analisando contas e cartão de crédito em um contexto de preocupação financeira

Quando o dinheiro falta: como a escassez financeira influencia a dívida e o estresse

2 de março de 2026
Profissional em carreira bumerangue retornando à antiga empresa e sendo promovido após manter contato com ex-colegas.

Carreira bumerangue: o que realmente pesa para ser promovido ao voltar para a antiga empresa

19 de março de 2026
Marcas e ONGs em ações sociais praticando ativismo de marcas e debate sobre credibilidade empresarial

Ativismo de marcas funciona? O que define a autoridade moral das empresas ao defender causas sociais

26 de fevereiro de 2026

Tags

administração pública bem estar coronavírus corrupção covid-19 desenvolvimento sustentável diversidade educação empreendedorismo empresas ESG Estratégia FGV EAESP finanças gestão gestão de saúde gestão pública gênero inovação Inteligência Artificial liderança marketing mudanças climáticas mulheres Notícias internas ODS 3 ODS3 ODS 4 ODS 8 ODS 9 ODS 10 ODS 12 ODS 16 organizações pandemia política pública políticas públicas saúde saúde de qualidade saúde pública supply chain SUS sustentabilidade trabalho transparência
#podcast Impacto: A relação entre autonomia e desempenho de Defensorias Públicas na América Latina

Podcast Impacto

30 Episode
Subscribe
  • Add to Queue
  • Share
    Facebook Twitter Linked In WhatsApp

  • Add to Queue
  • Share
    Facebook Twitter Linked In WhatsApp

Ativismo corporativo: quando o posicionamento das empresas gera apoio e rejeição

6 de abril de 2026
  • Add to Queue
  • Share
    Facebook Twitter Linked In WhatsApp

#PodcastImpacto – Urbanismo feminista: o caso de Barcelona

16 de setembro de 2025
  • Add to Queue
  • Share
    Facebook Twitter Linked In WhatsApp

#PodcastImpacto: Agentes prisionais e emoções no trabalho

18 de agosto de 2025
  • Add to Queue
  • Share
    Facebook Twitter Linked In WhatsApp

#PodcastImpacto: Eficiência e acesso em saúde: o que podemos aprender com sistemas universais em países em desenvolvimento?

11 de julho de 2025
  • Add to Queue
  • Share
    Facebook Twitter Linked In WhatsApp

#PodcastImpacto: Como a gestão municipal pode reduzir desigualdades educacionais?

12 de junho de 2025
Disseminação do conhecimento
Catálogo dos Centros de Estudos

As manifestações expressas por integrantes dos quadros da Fundação Getulio Vargas, nas quais constem a sua identificação como tais, em artigos e entrevistas publicados nos meios de comunicação em geral, representam exclusivamente as opiniões dos seus autores e não, necessariamente, a posição institucional da FGV. Portaria FGV Nº19

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

Nenhum resultado
Ver todos os recultados
  • Adm. de empresas
  • Adm. pública
  • Notícias
  • Colunas
    • Blog Impacto
    • Blog Gestão e Negócios
  • Vídeos
  • Podcast

-
00:00
00:00

Queue

Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00