Conversamos com Kenyth Alves de Freitas sobre sua pesquisa que resultou na tese para o doutorado em Administração de Empresas, na linha de Gestão de Operações e Sustentabilidade na FGV EAESP. Ele investigou a influência do ambiente externo como fonte de ameaças e, simultaneamente, suporte para cadeias de suprimentos sob incerteza.
Considerando que as cadeias de suprimentos de diferentes setores expandiram sua atuação nas últimas décadas, o pesquisador afirma que “à medida que suas operações incluíram novos continentes e países, novas e crescentes ameaças emergiram desses ambientes afetando o desempenho das cadeias, em outras palavras, o mesmo processo que levou as cadeias de suprimentos à expansão global também aumentou as incertezas, os riscos e as rupturas para as empresas”, conclui.
Keneth abordou essa dinâmica por meio de três artigos que trataram o ambiente externo sob incertezas institucionais, o risco de roubo de carga e rupturas da pandemia. Dentre os principais achados, os ensaios revelam que as empresas desenvolveram mecanismos para responder às ameaças, construindo suporte interorganizacional em respostas colaborativas e aprimorando seus conhecimentos em operar sob incertezas.
Confira no player abaixo esses e outros pontos de destaque da pesquisa: