Caroline Silva e Nicole Lins falam sobre a pesquisa realizada com o apoio do projeto Conexão Local, elas representaram o grupo de pesquisa formado também por Gabriella Guinlle e Ianaira Barretto e investigaram a experiência de gestão de uma escola inclusiva em Salvador, na Bahia, com uma proposta pedagógica inovadora: a Escolinha Maria Felipa.
Considerando a importância da educação como um dos principais caminhos para a redução de desigualdade, elas pesquisaram um modelo de gestão e pedagogia afrocentrada, afro-brasileira, antirracista e decolonial. A Escola AfroBrasileira Maria Felipa (EMF), tem como propósito a educação para a diversidade, ensino afrocentrado, respeito às múltiplas infâncias, educação trilíngue (português, inglês e libras), aulas especializadas (capoeira, dança afro, teatro e circo) e setor de psicologia escolar.
Os principais resultados encontrados foram a gestão de mulheres negras protagonistas e insurgentes que têm como pilares de gestão a diversidade interseccional e transversalizada, a escuta e o espaço comunitário.
Leia o relatório “Uma educação e gestão como prática da liberdade: Escolinha Maria Felipa” com informações completas sobre a pesquisa.
Confira no player abaixo esses e outros pontos de destaque da pesquisa: