Os governos nacionais podem aumentar o desempenho de governos locais promovendo estratégias de gestão de desempenho. Essas estratégias modernas enfatizam os resultados e impactos nas comunidades e conexões com o esforço público por meio de “modelos lógicos” que melhoram a gestão e a responsabilidade. Artigo publicado na revista “Public Performance & Management Review” pelo professor da FGV EAESP Evan Berman mostra como o governo da Indonésia faz isso por meio de um programa de avaliação e assistência aos governos locais.
O estudo foi feito em parceria com o Ministério de Reformas Administrativas da Indonésia, que lançou um esforço abrangente para aumentar a gestão de desempenho em todos os níveis de governo na República da Indonésia. A pesquisa de um ano envolveu avaliações de auditoria, estudo de campo aprofundado e levantamento sistemático. A Indonésia é uma democracia com a quarta maior população do mundo e características socioeconômicas semelhantes às do Brasil.
De uma forma geral, muitos serviços e programas públicos são fornecidos em níveis locais, geralmente por governos locais. No entanto, muitos governos fazem uso de estratégias tradicionais orientadas por regras e leis, em vez de abordagens modernas com foco em resultados e impactos. “Este estudo mostra a gestão do desempenho dando origem a novos e melhores esforços e metas que melhoram os resultados sociais e econômicos. Os exemplos são documentados no desenvolvimento econômico (por exemplo, a duplicação da produção de café) e cuidados de saúde infantil (por exemplo, reduzindo a taxa de retardo de crescimento)”, relata Berman.
De acordo com o autor, os resultados mostram as etapas específicas que os governos nacionais podem tomar, como (i) aumentar a consciência e o compromisso do prefeito com a gestão de desempenho, (ii) aumentar a auditoria dos governos locais e (iii) a assistência técnica.
Acesse o artigo: