• Sobre o Blog Impacto
  • FGV EAESP
  • FGV EAESP Pesquisa
  • Acontece
    • Notícias
    • Eventos
  • Para alunos
    • Serviços para alunos
    • Comunidade FGV
  • Para candidatos
  • Para empresas
    • Soluções para empresas
    • Clube de parceiros FGV
  • Alumni
  • Contato
Blog Impacto - FGV EAESP Pesquisa
  • Adm. de empresas
  • Adm. pública
  • Notícias
  • Colunas
    • Blog Impacto
    • Blog Gestão e Negócios
  • Vídeos
  • Podcast
Nenhum resultado
Ver todos os recultados
Blog Impacto - FGV EAESP Pesquisa
Home Administração de empresas

Inveja deve ser utilizada com cautela como ferramenta de marketing, aponta estudo

20 de janeiro de 2021
Inveja deve ser utilizada com cautela como ferramenta de marketing, aponta estudo

IMAGEM: REPRODUÇÃO

Resumo da pesquisa

  • Estudo aponta fatores que despertam inveja “negativa” em consumidores e impactam na relação com marcas
  • Resultados mostram que não gostar da pessoa invejada pode despertar sentimento negativo, mesmo que a sua vantagem seja merecida
  • Ainda, inveja negativa pode ser intensificada se a vantagem não for merecida e causada por fatores controláveis
  • Artigo foi publicado no “Journal of Business Research”

Pesquisador(es):

Delane Botelho

É comum que marcas lancem mão da inveja como mote em suas peças de publicidade para motivar as escolhas dos consumidores, despertando desejo pela sua marca. Um anúncio do Super Bowl de 2016, por exemplo, de um medicamento para tratar a constipação induzida por opióides, mostrava um homem invejoso observando um estranho feliz saindo de um banheiro de um café. No entanto, estudo publicado recentemente no “Journal of Business Research”  — um dos periódicos de maior impacto na área de business no mundo — por Delane Botelho, pesquisador da FGV EAESP, e Kirla Ferreira, da City University of London, Reino Unido, mostra que profissionais de marketing devem ser cautelosos ao explorar a inveja como ferramenta de comunicação, usando-a apenas quando antecipam que os consumidores sentirão inveja “positiva”.

A pesquisa investigou, em três estudos diferentes, os efeitos de inveja “positiva” (benigna) e “negativa” (maligna) em atitudes e escolha da marca. Foram empregadas diferentes configurações competitivas (processo de seleção de empregos, concurso promocional e programa de intercâmbio acadêmico), perfis de amostra (painel online, torcedores adultos de futebol e alunos de graduação) e categorias de marcas (corporativas, bens de consumo e marcas de serviço). Dados da empresa Toluna foram utilizados em dois dos experimentos descritos no artigo.

Conteúdorelacionado

Por que nos envolvemos tão intensamente com certas práticas?

Prática inovadora de ensino combina diferentes metodologias ativas para engajar estudantes de Administração de Empresas

Mais rápido e dinâmico, TikTok exige novas estratégias de comunicação

Pesquisas anteriores mostram que o sentimento de merecimento é um fator-chave na distinção entre a inveja maligna e benigna. Ou seja, a inveja benigna ocorre quando a vantagem do indivíduo invejado é percebida como merecida, enquanto a inveja maligna é despertada quando a vantagem é percebida como imerecida.

Dando um passo além, os resultados do novo estudo trazem dois principais insights importantes. O primeiro diz respeito à forma como os consumidores atribuem causas a vantagens não merecidas de outros e a intensidade da inveja despertada: se a vantagem da pessoa invejada foi obtida indevidamente por meio de ações controláveis, a inveja maligna é ainda mais forte.

O segundo achado diz respeito à afeição do consumidor à pessoa em vantagem e o tipo de inveja despertada. Os resultados demonstram que, mesmo em casos de vantagem percebida como merecida, indivíduos podem experimentar inveja maligna quando não gostam da pessoa invejada.

De acordo com os autores, “se uma pessoa invejada não é apreciada pela pessoa invejosa ou se a vantagem da pessoa invejada foi obtida indevidamente por meio de ações controláveis, ocorre a inveja maligna, diminuindo assim a atitude e a escolha da marca”.

“Portanto, dependendo do subtipo de inveja desencadeado, um consumidor pode desenvolver sentimentos hostis por um outro invejado, o que então influencia sua escolha de marca e sua atitude em relação à marca associada à experiência de inveja”.

“Mostramos que a natureza dual da inveja pode levar a consequências diferentes para as marcas, e o uso da inveja como ferramenta de marketing pode sair pela culatra”, avaliam. “Se a inveja surge como o subtipo de inveja maligna, o vínculo entre o consumidor e o produto ou organização enfraquece, reduzindo a atitude positiva do consumidor em relação à marca. Isso também pode fazer com que o consumidor escolha o produto de um concorrente, o que pode impactar negativamente a participação de mercado da marca original”.

Confira a artigo:

Tags: invejamarcasmarketing
CompartilharTweetarCompartilharEnviar

Conteúdo relacionado

Por que nos envolvemos tão intensamente com certas práticas?
Administração de empresas

Por que nos envolvemos tão intensamente com certas práticas?

26 de agosto de 2024
A partir de três metodologias ativas de aprendizagem, sistema proposto por professores da FGV incentiva habilidades de alunos de graduação
Pesquisa e conhecimento

Prática inovadora de ensino combina diferentes metodologias ativas para engajar estudantes de Administração de Empresas

27 de setembro de 2023
Mais rápido e dinâmico, TikTok exige novas estratégias de comunicação
Administração de empresas

Mais rápido e dinâmico, TikTok exige novas estratégias de comunicação

13 de setembro de 2023

Conteúdo recente

O Amanhã Já Começou: Macrotendências Que Já Estão Mudando o E-commerce

O Amanhã Já Começou: Macrotendências Que Já Estão Mudando o E-commerce

14 de junho de 2025
#Podcast Insights: Inteligência artificial na fábrica. Por onde começar?

#Podcast Insights: Inteligência artificial na fábrica. Por onde começar?

13 de junho de 2025
#PodcastImpacto: Como a gestão municipal pode reduzir desigualdades educacionais?

#PodcastImpacto: Como a gestão municipal pode reduzir desigualdades educacionais?

12 de junho de 2025

Mais lidos

FGV EAESP lança Relatório de Pesquisa 2025

FGV EAESP lança Relatório de Pesquisa 2025

3 de junho de 2025
Tempo, discurso e estratégia: como as organizações constroem narrativas para influenciar decisões?

Tempo, discurso e estratégia: como as organizações constroem narrativas para influenciar decisões?

16 de maio de 2025
Empresas estatais devem ter lucro?

Empresas estatais devem ter lucro?

9 de fevereiro de 2023
Redução da jornada de trabalho?

Redução da jornada de trabalho?

10 de abril de 2025
Indisciplina no Ensino Superior em Tempos de IA: Para Onde Correremos?

Indisciplina no Ensino Superior em Tempos de IA: Para Onde Correremos?

29 de abril de 2025
Da ordem ao caos: como consumidores perdem o controle

Da ordem ao caos: como consumidores perdem o controle

26 de maio de 2025

Tags

administração de empresas administração pública bem estar coronavírus corrupção covid-19 diversidade educação empreendedorismo empresas ESG Estratégia FGVcemif FGV EAESP finanças gestão gestão de saúde gestão pública gênero inovação Inteligência Artificial liderança marketing mudanças climáticas mulheres negócios Notícias internas ODS3 ODS 3 ODS 8 ODS 9 ODS 16 organizações pandemia política pública políticas públicas saúde saúde de qualidade saúde pública supply chain SUS sustentabilidade tecnologia trabalho transparência
#podcast Impacto: A relação entre autonomia e desempenho de Defensorias Públicas na América Latina

Podcast Impacto

26 Episode
Subscribe
  • Add to Queue
  • Share
    Facebook Twitter Linked In WhatsApp

  • Add to Queue
  • Share
    Facebook Twitter Linked In WhatsApp

#PodcastImpacto: Como a gestão municipal pode reduzir desigualdades educacionais?

12 de junho de 2025
  • Add to Queue
  • Share
    Facebook Twitter Linked In WhatsApp

#PodcastImpacto – Feminist Foreign Policy: liderança feminina e cultura política internacional

10 de abril de 2025
  • Add to Queue
  • Share
    Facebook Twitter Linked In WhatsApp

#PodcastImpacto: Intraempreendedorismo no setor público: inovação e inclusão social

13 de março de 2025
  • Add to Queue
  • Share
    Facebook Twitter Linked In WhatsApp

#PodcastImpacto: O fenômeno do encolhimento de cidades no Brasil

10 de fevereiro de 2025
  • Add to Queue
  • Share
    Facebook Twitter Linked In WhatsApp

#PodcastImpacto – Relação da diversidade com os resultados financeiros das empresas

12 de dezembro de 2024
Disseminação do conhecimento
Catálogo dos Centros de Estudos

As manifestações expressas por integrantes dos quadros da Fundação Getulio Vargas, nas quais constem a sua identificação como tais, em artigos e entrevistas publicados nos meios de comunicação em geral, representam exclusivamente as opiniões dos seus autores e não, necessariamente, a posição institucional da FGV. Portaria FGV Nº19

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

Nenhum resultado
Ver todos os recultados
  • Adm. de empresas
  • Adm. pública
  • Notícias
  • Colunas
    • Blog Impacto
    • Blog Gestão e Negócios
  • Vídeos
  • Podcast

-
00:00
00:00

Queue

Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00