Desenvolver uma plataforma digital que gere impacto social não é uma tarefa fácil, ainda mais quando ela envolve tecnologias digitais como o blockchain e tokens digitais.
Para abordar os desafios e oportunidades, esse caso de ensino publicado na Revista de Administração Contemporânea (RAC) apresenta o exemplo da Moeda Seeds, um ecossistema brasileiro que apoia a inclusão financeira e a igualdade de gênero (dois dos Objetivos de Desenvolvimento sustentável da ONU), facilitando o acesso a microfinanças para empreendedoras com projetos de impacto social.
Tendo a crise da Covid-19 como pano de fundo e apresentando a fundadora do Moeda Seeds, Taynaah Reis, no centro de um processo estratégico urgente de tomada de decisão, o caso de ensino descreve o funcionamento da iniciativa, que cria um ecossistema a partir de uma plataforma de pagamento e empréstimo baseada em blockchain e tokens digitais proprietários, nos quais pessoas em todo o mundo podem investir de forma rápida e transparente enquanto participam de um crescimento sustentável.
A proposta do caso de ensino também detalha que os projetos Seeds selecionados (que tradicionalmente enfrentam dificuldades para acessar créditos nos bancos tradicionais) recebem não só o apoio financeiro como também suporte em gestão, de maneira a ajudá-los a atuarem de forma mais eficiente e promoverem práticas que sejam sustentáveis no longo prazo.
Desta forma, o caso pode ser usado para abordar de maneira didática as dificuldades, variáveis e alternativas para que seja possível estruturar um plano de contingência em períodos de alta incerteza.